Agradeço Por Sua Visita ao Meu Blog

Faça seu comentário com responsabilidade. Ele é muito importante para que eu possa melhorar ainda mais o meu estilo e aquilo que coloco no ar.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Você Acha Que a Vida é Bela?

Por Gil Nunes

Às vezes, pessoas se cansam e se desgastam com questões em dados momentos, individuais ou pessoais.. depois, lá na frente.. besteiras, bobagens eram o que eram o tempo todo.. pois, onde já se viu?.. tantas tranqueiras em detrimento dos nossos melhores momentos da vida?

A verdade é que todo ser humano tem seu momento inútil de bobeira.. tolice.. pura bobagem..

Quero, aqui, deixar uma dica para todas as pessoas que de certa forma, por algum motivo, sintam-se traídas por suas falsas impressões psicológicas, sentimentais ou espirituais.. exceto, em relação a tudo aquilo que de fato, vale a pena.

Temos o grave erro de idealizar pessoas, situações, instituições.. mas, tudo não passa de puro engano..

Pensar que alguém seja além daquilo que verdadeiramente é.. nos casos em que por causa de um pequeno ou grande equívoco de nossa parte.., possamos perder o amor.., o carinho.., o respeito.. e a consideração.. daquelas pessoas que nunca deixaram de nos amar.. quando a gente percebe que essas pessoas sempre estiveram ali.. do nosso lado.. nos amando.. o tempo todo.. e só percebemos.. quando deixamos de amar o nosso foco errôneo idealizado por nós.. que podem ser pessoas, coisas, e até instituições que nunca, jamais existiram, a não ser, nos nossos pensamentos e sentimentos bobos de seres que somos.. seres humanos.

Não é que essas pessoas, coisas e instituições nunca existiram, elas existem, só que nunca foram maravilhosas do jeito que as idealizávamos.

Quem nunca viu uma pessoa muito feia, mas a idealizou numa condição de um príncipe ou de uma princesa?.. quem nunca se apegou à coisa material, feia, esquisita, sem o porquê de ser?.. e ainda, quem nunca idealizou uma instituição nos próprios pensamentos e sentimentos mais lindos?.. pensando que ela e seus componentes fossem, pelo menos em sua maior parte um dos bens mais caros da vida, e não são?.. pensando que fossem completamente diferentes da maioria das outras inertes instituições existentes.. e não são?..

Agora, acabei de lembrar-me do que certa vez escreveram Orestes Barbosa e Noel Rosa quando poetizaram a linguagem jurídica, dizendo:

“No tribunal da minha consciência,
o teu crime não tem apelação.
Debalde tu alegas inocência,
E não terás a minha absolvição.
Os autos do processo da agonia,
Que me causaste em troca ao bem que eu fiz,
Chegaram lá daquela pretoria
Na qual o coração foi o juiz.

Tu tens as agravantes da surpresa
E também as da premeditação
Mas na minh`alma tu não ficas presa
Porque o teu caso é caso de expulsão.
Tu vais ser deportada do meu peito
Porque teu crime encheu-me de pavor.
Talvez o habeas-corpus da saudade
Consinta o teu regresso ao meu amor.”

Isto serve para dar respostas às pessoas, às coisas ou às instituições nas quais um dia, por algum momento de bobeira, pelo acaso da vida, pela falta de uma boa e elevada consciência.. tenhamos, indevidamente nos apegado.. então, rir dessas situações, revirando as reflexões no tempo e no espaço.. podemos afirmar com toda convicção, que besteira.. que bobagem.. que infantilidade.. que falta de maturidade.. como pude deixar que algo assim aconteça?.. logo comigo? Ah! Não acredito.. é por isso que digo sem medo de errar:

“No mundo não existe uma só pessoa esperta, pois quando acredita-se que se é infalível, o tombo chega a cavalo, e assim, o esperto ou a esperta cai.”

Nas relações humanas, os problemas são muitos; irmãos e irmãs egoístas, pais e mães que abandonam seus filhos ou suas filhas em busca dos prazeres doentios com a velha desculpa de irem ao encontro da felicidade, filhos e filhas ingratos que não cuidam dos seus pais e de suas mães estando estes na velhice, pensando os filhos que nunca envelhecerão, amigos e amigas que traem uns aos outros por causa de míseros punhados de bens materiais que nada poderão levar quando deste mundo partirem.. a lista é grande.. pobres pessoas que correm o tempo todo em busca do ouro e da prata dos tolos..

Ainda assim, ganham as pessoas que apesar de suas perdas, conseguem pensar e idealizar coisas boas.. de ver coisas boas nas outras pessoas, ainda que elas sejam más e intolerantes.. há um filme que nunca me canso de assistir.. sempre que disponho de algum tempo, gosto de revê-lo.. talvez seja porque ele conta o que se passa na vida de um pai que faz de tudo para demonstrar ao seu filho que A Vida É Bela, e, também, de um homem que luta para conquistar o amor de sua mulher, e ainda, ensina-nos a encarar a vida quando ela tenta nos apresentar uma das muitas dificuldades que temos que enfrentar no decorrer dela mesma. Ele, conta a história de um garçom judeu (Roberto Beningni) que vivia em plena 2ª Guerra Mundial.. ele tinha a mania de embelezar tudo por onde passava.. conseguia deixar as coisas muito mais lindas além do que realmente eram.

Um comentário:

  1. Que lindo Gil, assim você me faz chorar. Vi esse filme uma duzentas vezes. Roberto Beningni é um ator de todos os tempos para mim. E você na qualidade de escritor meu querido, muito fofo! Beijos e abraços desta sua fã que lê o que você escreve mais de duzentas vezes sem se cansar. É verdade! Não me canso de ler e reler cada assunto que você escreve. Tudo que você escreve é muito atual hoje, a 3 anos ou 4 anos atrás. E sei que será atual também para os próximos 30, 40, 50 anos. Não sei como você consegue, mas consegue! É algo mágico!! (risos). Você é meu escritor favorito!!
    Evelise, São Paulo, SP

    ResponderExcluir

Faça seu comentário. Ele é muito importante para que eu possa melhorar ainda mais o meu estilo e aquilo que coloco no ar.

As opiniões expressas neste blog são de responsabilidade dos seus autores. Entretanto, não serão colocados no ar, comentários com palavras de baixo calão ou os que, ainda que sejam anônimos, não tenham um mínimo de identificação como:

Nome, Cidade, Estado, País (se fora do Brasil).

Nota: Para facilitar o envio do seu comentário, retiramos o controle de acesso por meio da inclusão de palavras antes do envio. Agora, basta escrever e enviar.

Atenção! Perguntas específicas, mande-me um e-mail.