Agradeço Por Sua Visita ao Meu Blog

Faça seu comentário com responsabilidade. Ele é muito importante para que eu possa melhorar ainda mais o meu estilo e aquilo que coloco no ar.

sábado, 9 de abril de 2011

Os Doutores de Políticas Nacionais e Internacionais

Por Gil Nunes

Quando eu quero me divertir um pouco, procuro os canais de TV por assinatura que tratam de assuntos que envolvem as ciências políticas em geral.

É extremamente hilário quando surgem os assuntos e a partir daí, o mediador do programa ou daquela entrevista passa a questionar os “Professores” e ou “Doutores” das Políticas Nacionais e Internacionais de plantão.

Para quem entende um pouquinho de Ciências Políticas, no mínimo, nota que são pessoas pagas para falarem coisas com coisas, e no fim de tudo, não dizerem absolutamente nada.

Um desses chamados de PhD, era indagado sobre o que de fato estaria ocorrendo no Brasil em relação à Política Nacional, e ele começou a verbalizar da seguinte maneira:

“O Brasil vem passando por diversos meandros de seu momento histórico rumo à uma economia cada vez mais diversificada com vistas a um vislumbre de transformação baseada num firme propósito de se buscar um meio pelo qual, intentos, possam mudar e trazer com isso, uma perspectiva de soluções mais vantajosas e adequadas ao ritmo em que vivemos em nosso momento histórico e econômico”.

Você entendeu?

Eu entendi e sei o motivo, falar difícil para que os que os ouvem, sintam-se privilegiados pela maneira retórica de se falar tanto, e ao mesmo tempo, não se dizer nada, mesmo que com tudo isso, seus ouvintes, pensem que são inteligentes e merecedores da ostentação em demasia, daqueles convidados prolixos.

Já um outro, ao comentar a situação nos países árabes, dizia:

“Olha, realmente fica um tanto complicado descrever a situação que ocorre nos países árabes, mas serei sucinto naquilo que direi. A sensação que temos, é que não há tranquilidade naquela região, pelo menos por enquanto, é que com a economia crescendo, os rumores de que poderá ocorrer novas investidas por causa da instabilidade das Políticas Internacionais, vez que a OTAN acabou de ser acionada, mais os EUA em sua indecisão de não se prontificar para sim, e muito menos para não, deixa-se muito a desejar, quanto à uma maior compreensão de tudo isso, até mesmo, por causa da falta de números, e na complexidade de se mensurar os resultados e o caminho verdadeiramente a ser seguido. Neste momento, é a minha contribuição e o que tenho a dizer, não sei se atendi às expectativas dos telespectadores, mas espero que sim, pois é para isso que estou aqui”.

Como podemos observar, muitos desses senhores são pagos para trazerem à mentalidade de quem quer que seja, uma visão distorcida de quem é quem nas Políticas Nacionais e Internacionais.

O pior é que tem gente que acredita em tudo isso que eles dizem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Ele é muito importante para que eu possa melhorar ainda mais o meu estilo e aquilo que coloco no ar.

As opiniões expressas neste blog são de responsabilidade dos seus autores. Entretanto, não serão colocados no ar, comentários com palavras de baixo calão ou os que, ainda que sejam anônimos, não tenham um mínimo de identificação como:

Nome, Cidade, Estado, País (se fora do Brasil).

Nota: Para facilitar o envio do seu comentário, retiramos o controle de acesso por meio da inclusão de palavras antes do envio. Agora, basta escrever e enviar.

Atenção! Perguntas específicas, mande-me um e-mail.