Por Gil Nunes
Como é triste viver uma vida jogando
desonestamente com a própria vida e com a vida dos outros. Saber que conforme o
jogo que faz, trará o resultado que se espera por causa da inocência, da
boa vontade e da honestidade de cada uma de suas vítimas.
Um colega, muito chateado com sua ex-mulher,
aliás, revoltado com a insanidade dela, falou que não aguentava mais aquela
criatura doente por manipular todas as pessoas que com ela tem algum contato.
Falou ele – Gil, numa das vezes que
fui buscar minha filha para ficar comigo no fim de semana, ao chegar à casa
dela, ela inventou que a empregada havia furtado uma de suas joias., dizendo
que tinha certeza ter sido a empregada, mas que não tinha coragem nem de
perguntar, por isso, pediu-me – Você fala com ela por mim? Por favor! Vê se
consegue dar uma prensa nela, quem sabe ela confesse o que fez.
Eu, (continuou dizendo) muito
prestativo e com o único propósito de ajudá-la naquela situação, fui até à cozinha e perguntei à empregada se ela havia visto certa joia assim e assim, e
ela falou que não, que a senhora fulana já havia dito que tal joia sumira, mas
que ela não tinha nada a ver com aquilo.
Um pouco inconformado com as
respostas, perguntei-lhe novamente (disse o colega), mas, respondeu a empregada
– Eu juro por Deus que nunca vi tal joia!
Um pouco mais satisfeito, voltei para
a sala onde estava a coitadinha dona da joia perdida e falei-lhe
– Acredito que não seja ela. Replicou a tal dona da joia – tudo bem!
Eu compro outra.
Passados uns dezesseis dias, a
empregada relatara que a joia jamais fora furtada ou perdida, que o intuito da
patroa era colocar o ex-marido contra a empregada e a empregada contra o
ex-marido só para que ele não soubesse o que se passava dentro e fora daquela
casa devido às peripécias praticadas pela tal patroa nos seus voos noturnos nas
noites paulistanas.
Ela não sabe que a empregada a
entregou. E isso me deixou muito triste. Pois, por meio daquela descoberta,
acabei descobrindo coisas horrendas sobre aquela mulher. E nem posso acreditar
que ela seria capaz de ser tão baixa e medíocre em todas as suas atitudes em
relação a mim e também em relação às pessoas que por desconhecimento acreditam
em tudo que ela diz e aparenta fazer ou não fazer. Pois, até hoje, é assim
que ela vive e interage com as pessoas.
Atualmente, ela é uma pessoa infeliz,
mas pensa que é feliz. Isso porque ela não conhece o que é ser uma pessoa
honesta, justa e gentil.
Ao ouvir tudo isso do meu colega,
também conhecendo sua ex-mulher, observando-a melhor, além de observar muitas
outras pessoas focando esse desvio da conduta humana, não só as mulheres, mas
os homens também se equiparam a elas nos seus ardis e manipulações desastrosas.
Cheguei à conclusão de que essas
pessoas não vivem, apenas vegetam num mundo de mentiras e traições, inclusive, de chegarem ao ponto de não confiarem nem nelas mesmas.
Por isso, elas são infelizes.
A pessoa que vive de fachada; ou melhor; vegeta de fachada, pensa e acredita que está tendo algum lucro neste engano cotidiano. Isto não é vida, nem espécie de lucro algum. É prejuízo disfarçado de lucro, tristeza disfarçada de alegria e infelicidade disfarçada de felicidade. Pessoas assim pensam que estão aproveitando a vida e que são peritas em administrar a vida alheia, contornando situações e maquiando realidades. Pelo contrário, são sozinhas, tristes, vazias, más, usurpadoras e por fim, manipuladoras infelizes.
ResponderExcluirGil, às vezes, as pessoas pensam que faço acepção de outras; mas não é bem assim, a realidade é que prefiro estar só do que acompanhado por tal espécie.
Bom final de semana, caro amigo.
JSN(Minas Gerais)
Gil, viver é possibilitar que as pessoas interajam umas com as outras sem os maléficos ataques da manipulação. O problema é que há pessoas que só sabem viver se manipularem vidas. Já pensou ficar o tempo todo maquinando o que fazer para prejudicar pessoas? Minha ex era assim.
ResponderExcluirBorges, Peruíbe, SP
Gil, o grande problema que vejo é que essa mãe está sendo uma mestre nas coisas erradas para a filha que tem. Certamente a filha vai ser igual ou pior do que essa mãe. Dessas coisas horríveis o mundo está cheio. O que é uma pena. Bjs!
ResponderExcluirWalkiria, São Paulo, SP
Gil, essa mãe sabe o que está plantando. E se quer saber, ela irá adorar se a filha ficar igual a ela quando crescer. Tenho uma vizinha no meu prédio que é exatamente assim. A mulher é um osso duro. O bom é que nem todas as mulheres são assim. Beijo!
ResponderExcluirLaura, São Paulo, SP
Gil, essas coisas acontecem porque a pessoa não tem o que fazer. A ociosidade eleva os maus pensamentos. Alguns dizem que mente vazia é oficina do diabo. Pelo que posso perceber essa mulher não tem o que fazer. Ocupando-se em algum trabalho acho que ela mudará seus pensamentos. Mas não é fácil, tem que ter muita força de vontade. De qualquer maneira, amei seu relato sobre seu colega e a ex dele. Beijos!!
ResponderExcluirRe, Barueri, SP
Gil, estou cansado de tratar com gente assim. Tenho duas dessa natureza que infelizmente tenho que conversar e conviver por força da necessidade, são pessoas difíceis. Já não aguento mais essa situação, acho que terei que ir para um lugar bem distante só para não me comunicar com elas.
ResponderExcluirRuy, São Paulo, SP
Gil, acho que você não devia trazer relato desse seu colega sobre as falhas da ex dele, cada pessoa tem seu jeito de ser, quem sabe para ela o melhor jeito de viver seja assim. Acabo de ler os comentários acima e até parece que essas pessoas são perfeitas ou santas que não erram. Desculpe! Não gostei principalmente dos comentários.
ResponderExcluirVânia, São Paulo, SP
Gil, aqui em Ribeirão conheço umas 10 ex-mulheres dos seus ex-maridos que agem exatamente assim. Elas são cheias de manhas, inventam dores que não existem, fingem que são boazinhas, são verdadeiras diabetes. Eu sei que o que escreveu tem tudo a ver. E se quer saber, tem muito mais mulheres assim no mundo do que mulheres normais. Bjs!
ResponderExcluirKátia, Ribeirão Preto, SP
Gil meu querido, você precisa conhecer as mulheres aqui do Rio de Janeiro, aí você vai conhecer o que é ser dissimulada, entendo que seja um tipo de praga, elas são muito ardilosas, enganam os homens na cara dura, e eles acreditam em tudo que elas dizem ou fazem. Sofro muito com isso, quero ser honesta com elas, mas sempre levo a pior, quando percebo, perdi. Mas vejo umas também que por fazerem coisas erradas pagam caro por suas peripécias. Beijoca!!
ResponderExcluirSthéfane, Rio de Janeiro, RJ
Gil, meu caro, é por isso que as pessoas vivem neste mundo sem o mínimo de paz. Difícil, senão, impossível acabar com essa rotina infeliz. Abraço.
ResponderExcluirCarlos Manddi, São Paulo, SP
Gil, há algum tempo você escreveu sobre as novelas brasileiras e mexicanas, a gente sabe que nessas novelas o que mais tem é traição, maldade de todo o tipo, e essas mulheres imitam as das novelas, pensam que a ficção pode ser tranquilamente enquadrada na vida real, é por isso que existe tanto divórcio, eu conheço muitas assim. Bjs!
ResponderExcluirRuth, São Paulo, SP
Assunto interessante! Está na moda no Rio como disse a Sthéfane. Vânia! Você conhece o Rio de Janeiro e as mulheres que moram aqui? Não? Então venha conhecer e verá que os comentários têm seus fundamentos. Se as paulistanas são assim, as cariocas são piores quando o negócio é fingir e manipular. É a vida querida! Gil! Bjs!!!
ResponderExcluirDéborah, Rio de Janeiro, RJ
Tenho umas tias que são exatamente assim e um pouco mais. As mulheres, muitas delas precisam disso pra viver. E sempre acabam sozinhas. Outras encontram algum homem que aceitem tudo. A gente sabe que existe a Mulher Pera, Mulher Melancia, Mulher Maçã. Já as mulheres que gostam de manipular pessoas, para não cair na velhice sozinhas, elas sempre arrumam um Homem Pamonha ou um Homem Geleia. Eles aceitam tudo numa boa. Gil! Gostei do assunto. Os homens precisam saber que as mulheres manipulam mesmo. Bjs!!
ResponderExcluirSamara, São Paulo, SP
Gil, a mulherada manipula o tempo todo. Os homens é que não percebem. O assunto é polêmico e necessário para ser discutido. Gostei! Beijos!
ResponderExcluirNathasha, São Paulo, SP
Eu detesto mulheres manipuladoras e fingidas. O problema delas é que não sabem o que querem da vida e estragam a vida dos outros. Gil, já vi que alguém não gostou. Mas é algo que deve ser trazido para debates na internet. Traga outros.
ResponderExcluirVirginia, São Paulo, SP
Gil, essas pessoas, quando falam, só sai o resultado daquilo que elas comem. São pessoas despeitadas e agressivas, principalmente quando não conseguem atingir seus objetivos. Se alguém vir algum ser assim, o melhor é se afastar.
ResponderExcluirLetícia, São Paulo, SP
Gil, amigo, tive a infelicidade de ser manipulado por uma dessas. Melhor é tratar com o próprio diabo do que conviver com uma pessoa assim possessiva, mentirosa, cheia de faz de conta. Hoje estou livre da tal. Agora vivo bem. Grande abraço! E olha! Traga mais assuntos do cotidiano!!
ResponderExcluirNestor, São Paulo, SP
Gil, tempos atrás tive um problema com uma pessoa dessa natureza. Foram meus momentos mais perdidos da minha vida. Eu não sabia quando a pessoa mentia ou falava a verdade. Perdi tempo e gastei minhas energias com coisas inúteis. No meu prédio tenho pelo menos quatro desse tipo e estou sempre atenta. Vejo que esse assunto mexeu com muita gente que lê seu blog. Um beijo.
ResponderExcluirPhilomena, São Paulo, SP
Gil, li seu novo assunto trazido no seu blog, e não perco um, as vezes, mesmo quando não tenho muito tempo por causa do trabalho e dos estudos, em qualquer lugar onde posso acessar um computador, entro, leio e procuro comentar. Desta vez não foi diferente, estou fora de São Paulo a trabalho e mesmo assim, quero comentar o que escreveu. Achei maravilhoso o assunto que trouxe para discussão. É bom que os homens acordem e não se deixem enganar. Tem mais homens bobos do que homens espertos e elas aproveitam. Eu tenho pavor dessas coisas. É como viver no limbo da maldade. Isso não é vida por sinal.Bjs!
ResponderExcluirMadalena, São Paulo, SP
Gil, pessoas manipuladoras acabam velhas encostadas num canto como se fossem um móvel velho de museu. Aprontam aprontam, mas faltando-lhes a saúde, já não terão mais tanto vigor para as coisas ruins e repugnantes. Quem faz aqui, aqui paga. É a lei do toma lá, dá cá! Beijão!!
ResponderExcluirLinda, São Paulo, SP
Gil, para pessoas desse tipo, sem comentários!!!
ResponderExcluirAmbrósio, São Paulo, SP
Gil, chego ficar arrepiada só de pensar em pessoas assim. Sem honestidade as pessoas não chegarão aos seus objetivos. E se elas pensarem ou dizerem que chegaram, pode ter a certeza, de que estarão mentindo. Isso é muito ruim. São infelizes, esta é a palavra certa. O assunto é polêmico porque a maioria se enquadra dentro dessa realidade. Poucas pessoas ainda não se contaminaram com a vontade de manipular os outros. Mas precisamos conversar sobre essas coisas. Os blogs são um meio interessante. É bom porque se elas quiserem poderão ser verdadeiras e assumirem o que são. Até acaba sendo uma terapia. Parabéns pelo assunto que trouxe. Bj.
ResponderExcluirNormélia, São Paulo, SP
Gil, quando essas pessoas descobrirem o que é amar de verdade uma pessoa, elas não terão tempo para manipular outras pessoas. Pra mim é falta de ter amor próprio e amor por pelo menos uma pessoa no mundo. Não falo de amor aos filhos, ao gato, ao cachorro. Falo de amar uma pessoa do sexo oposto.
ResponderExcluirVivian, São Paulo, SP
Gil, mais uma vez você acertou na medida certa. Essas pessoas estão espalhadas por toda parte entre o Céu e a Terra. Manipular outras pessoas é verdadeiro ofício (trabalho), é como se fosse uma profissão. Essas pessoas dependem disso. Senão, como elas viverão? De brisa? Elas querem vida boa e monopólio daquilo que pertence aos outros. Vi que no seu blog tem muitas pessoas pensantes. Não me dou bem com pessoas alienadas e que somente entendem e fazem o que aprendem nas telenovelas. Acordar para a realidade é necessário. Mulherada vamos acordar!!! Gil, bjs!
ResponderExcluirMaurea, São Paulo, SP
Gil, ser autêntica é o mínimo de decência que deve existir em nós. As pessoas que se escondem por trás de uma máscara, a máscara cai e elas são descobertas. Depois fica difícil provar que aquilo não é aquilo ou que isso é aquilo outro. Normalmente quando elas são descobertas, passam a ser agressivas e procuram destruir a reputação das pessoas de bem. Esse filme vi milhares de vezes. O importante é não se deixar enganar. Beijo carinhoso de sua fã.
ResponderExcluirHeleonora, São Paulo, SP
Gil, bom dia! Gostei do que escreveu. Você trouxe para discussão exatamente aquilo que está pegando no dia a dia nas vidas das pessoas. Tenho também um colega que descobriu que a namorada dele, depois de três anos e dois meses de namoro, além de manipular a vida dele e de todas as outras pessoas que eles conhecem, também o traia ele com vários outros homens. O cara ficou arrasado. Ainda bem que ele descobriu antes de casar. Já pensou casar com uma pessoa dessa, ter filhos, depois pagar pensão. Dessa ele se safou. O assunto é oportuno. Valeu! Abraço! Ah! Ele leu o que escreveu, falou que algumas coisas aconteceram mais ou menos assim.
ResponderExcluirFernando, São Paulo, SP
Eu assumo. Sou manipuladora mesmo, nada e ninguém vai me mudar. Os homens gostam de serem enganados e isso me dá prazer. O assunto foi muito bem colocado por você Gil, vejo que você é observador e sabe pôr no papel aquilo que observa. Nada contra você ou contra alguém nos comentários. Acho que cada pessoa tem sua particularidade. A minha é esta, a de manipuladora. Vou continuar manipulando o tempo todo e ninguém vai me barrar. Não sou mulher submissa. Sou uma mulher moderna. Mas saiba, muitas mulheres que escreveram seus comentários, também são manipuladoras e não querem assumir. Mas deixa pra lá. Bjs da manipuladora!
ResponderExcluirSilvia, São Paulo, SP
Silvia, gostei da sua sinceridade, mas veja quantas pessoas você já prejudicou e continuará prejudicando. A linda falou da lei do toma lá, dá cá. Você não sente receio quanto a isso? Nunca teve prejuízo vindo dessa lei? Se não, então você ganhou a sorte grande. Assumir é uma coisa, pensar que agindo assim está certa é outra questão. Mas a vida é sua. Só sinto pena das outras pessoas prejudicadas por você.
ResponderExcluirHeleonora, São Paulo, SP
Gil, esse assunto tem a ver com muita gente, principalmente em relação a nós mulheres. Toda mulher tem uma vontade louca de manipular as pessoas, e se assas pessoas forem homens, então essa vontade aumenta mais ainda (risos), é uma coisa séria para se tratar nos blogs como já disseram, porque isso vem acontecendo demais, não sei o que está acontecendo com nós mulheres, acho que é a síndrome da autoconfiança ou da emancipação feminina (risos), as desculpas são muitas (risos), mas não justifica. Você colocou muito bem tudo o que acontece no nosso cotidiano nesse aspecto. Parabéns! Bjs!
ResponderExcluirSoráia, Belo Horizonte, MG
Gil, a Vivian falou bem sobre a falta de amor próprio e de amar uma pessoa do sexo oposto. Tem gente que ama passarinho, cachorro, gato, papagaia, mas não se ama e não ama ninguém. Eu tiro por mim mesma, não amar alguém é entrar num túnel de escuridão, é como não viver. A gente pode fazer o que for, ter o que tiver, sempre vai haver um profundo vazio bem lá dentro do peito, falo porque já passei por isso, é uma tristeza sem fim e a infelicidade é a palavra certa. As pessoas deveriam ser mais humanas do que máquinas, a vida é tão linda e feita pra ser vivida com quem a gente ama, mas para amar tem que haver amor nos corações das pessoas. Adorei esse tema! Bjs! Mulheres! Vamos deixar de ser material girl como diz a Madonna, e vamos cair nos contos de fadas do amor e da verdadeira vida que só pode ser vivida com honestidade, justiça e gentileza, qualidades não encontradas pelo colega do Gil na sua ex-mulher. Entenderam?
ResponderExcluirRuth, Belo Horizonte, MG
Gil, quero deixar claro, principalmente às pessoas que fizeram seus comentários, que não é nada com você, e que essa ex-mulher do seu colega, também não se trata da minha pessoa, acho que não me expressei direito, o que eu quis dizer é que todas nós, mulheres somos manipuladoras e isto é um fato. E por isso, não devemos jogar pedra nas que são descobertas nas suas manipulações. Na verdade o ser humano é ruim por natureza. Agora, eu espero que tudo tenha ficado muito claro. Quanto a você meu querido escritor, tudo que você escreve é terapêutico, acho que deve continuar escrevendo o que queira escrever, pois a arte de escrever é um dom e poucos têm esse dom. Bjs! Desculpe se não me expressei direito principalmente em relação a você. Sabe? Quem não gosta do que você escreve é porque não sabe ler e escrever. Bjs!!!
ResponderExcluirVânia, São Paulo, SP
Gil, estou aqui no Canadá, finalmente de férias, e mesmo estando longe do nosso querido Brasil, não deixo de ler seus posts, gosto das suas críticas, dos seus ensaios, dos seus comentários sobre tudo e sobre todos, gosto da sua franqueza, gosto do jeito que ver o mundo, gosto do seu humanismo, gosto do seu cristianismo, gosto da sua retórica, enfim, gosto de tudo em você e espero que tenha sempre muito sucesso nas suas diversas carreiras profissionais. Mas, quero também, dizer que este último assunto que você trouxe para compartilhar conosco seus leitores, trata-se de algo de alto nível, porque todo mundo sabe que isso acontece, mas ninguém toca no assunto. Precisamos discutir isso até para que os relacionamentos entre as pessoas melhorem, sejam relacionamentos pautados na honestidade, naquilo que é justo e gentil com frisou seu colega ao desabafar com você. Acho sim que as mulheres estão cada vez mais grossas e mal educadas, além de mal intencionadas, mas graças a Deus que ainda tem muitas que não agem assim. Quero dizer que ao invés de nós, seus leitores ficarmos trocando farpas, precisamos conversar sobre o assunto para que haja um crescimento psicológico e de caráter que é o que falta muito nas pessoas, e eu me incluo no meio delas. Não sou melhor que os outros. Já disseram nos comentários, blogs são criados para os debates e desenvolvimento pessoal das pessoas. Continuarei lendo seu lindo blog e comentando. Um beijo recheado de alegria, felicidade e tudo de bom pra você. Bjs!!! Bjs!!!
ResponderExcluirElisa, São Paulo, SP