Agradeço Por Sua Visita ao Meu Blog

Faça seu comentário com responsabilidade. Ele é muito importante para que eu possa melhorar ainda mais o meu estilo e aquilo que coloco no ar.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

A Força do Amor..

Por Gil Nunes

Às vezes por circunstâncias da vida; motivos de trabalho, tratamento da saúde, estudos especializados, revolução civil ou guerra.. pessoas tenham que se separar.

São momentos tristes e muito difíceis da vida., uns acostumam rápido com a situação, já outros sofrem muito para suportar o peso da distância.

As despedidas são os piores momentos, porque quem ama a pessoa que fica, vai com uma tristeza sem fim, além de um profundo medo por não saber como serão o lugar, as pessoas e as coisas naquele outro mundo que adentra minuto a minuto, kilometro a kilometro.. enquanto que a pessoa que fica, sente algo como que tirado dela, uma dor sem muita explicação, poucas pessoas entenderão essa situação em relação aos que se separam.

O amor tem suas nuances intrínsecas, difíceis à compreensão, porém, provável de se manter por séculos e séculos, sim, porque os pensamentos e sentimentos nutridos entre duas pessoas que se amam transcendem até mesmo a completude do Universo.

Não é raro lermos nos livros os acontecimentos sobre duas pessoas que se amam (romances) ou que se amavam muito a ponto de despertarem os corações de tantas outras pessoas do passado, do presente e do futuro, as quais, jamais sentiram tal sentimento ou pensaram tais pensamentos voltados para uma única pessoa que se ama, mesmo que essa pessoa esteja a milhas e milhas de distância.

Fato irrefutável é este, que, para o amor, todas as explicações são inexplicáveis por si mesmas, tudo é muito fora do alcance do entendimento e da equação matemática vertidos nas mentes dos que se dizem entendidos nas razões e nas complexidades do amor, vez que, no amor, não existe razão, o amor é emoção, entrega completa sem os meandros do porquê disto ou daquilo. Já disse Giacomo Leopardi – Os melhores momentos do amor são aqueles de uma serena e doce melancolia, em que choras sem saber porquê, e quase aceitas tranquilamente uma desventura que não conheces.

Por isso, o amor é terno, sublime, complicado, inesperado, difícil de ser entendido, em alguns momentos irreconhecível, mas, ainda assim, é o amor.

E para este amor, não há preceito, preconceito, cartilha, jeito certo. O amor se perde e ao mesmo tempo se acha nas mesmas pessoas que se amam e que não conseguem deixar de se amar., mesmo que uma delas precise, por n motivos se ausentar., visto que, por mais que isto aconteça, o amor estará sempre ali, dentro do cursor (coração) que motiva a vida, a alegria, a esperança e a mais nítida certeza de que aquela pessoa que se ama, sim, ela vai voltar.

Termino aqui, repetindo as mesmas palavras de Victor Hugo – A medida do amor é amar sem medida.  

31 comentários:

  1. Gil, verdade, esse sentimento só quem sente ou sentiu sabe. Lindo o que você escreveu. Bjs!
    Nathasha, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  2. Gil, não tenho palavras para expressar o que você escreveu. Eu poderia passar cem anos, mas falar do jeito que você falou da força do amor, nunca. Gostei! Gostei! Gostei!!! Bjs!
    Samara, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  3. Gil, maravilhoso, mais uma vez surpreendendo aos seus leitores, amei de paixão tudo o que escreveu. A Força do Amor é magnífica e ao mesmo tempo compensadora em todos os sentidos. Só quem ama sabe dessas coisas. Eu sei porque amo de paixão! O elo fraco que possa existir numa corrente não é suficiente para separar definitivamente duas pessoas que se amam de verdade na prática diária desse amor. Bjs!
    Re, Barueri, SP

    ResponderExcluir
  4. Gil, o amor é lindo em toda e qualquer situação.
    Virginia, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  5. Gil, sem amor, não dá. Só no amor a gente se entrega por completa. Outros interesses vem tomando o lugar do amor nos corações das pessoas. Mas o amor é incomparável. Bjs!
    Letícia, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  6. Gil, o amor precisa ser vivido e sentido na sua plenitude. Você escreveu coisas lindas sobre a força do amor. Fiquei apaixonada pelo que escreveu. Duas vidas só podem ter história juntas, se o amor for o elo entre elas. Caso contrário, será mero passatempo ou simples convivência. Bjs!
    Laura, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  7. Gil, o amor é quem esquenta a relação entre duas pessoas. Sem a quentura do amor o frio toma conta.
    Achei uma coisa maravilhosa o que escreveu. Bjs!
    Normélia, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  8. Gil, que o amor seja sempre eterno. Não me imagino sem amar a pessoa que me ama e sem ter a pessoa que amo sem me amar. Vibrei!! Lindo!!!! Bjs!
    Vivian, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  9. Gil, acho lindo tudo o que escreve. Sobre o amor, tudo fica mais bonito. Gostei muito!! Bjs!
    Heleonora, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  10. Gil, tem vez que durmo lendo seu blog. É que ele me acalma. Suas palavras, seu jeito de escrever cada coisa, cada pensamento seu, cada sentimento, obrigada mesmo por tudo que escreve, você tem sido um anjo na minha vida e meu autor predileto das minhas mais demoradas leituras. Continue escrevendo e não pare!! Bjs!!!
    Dora, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  11. Gil, doce como o amor, só o amor.
    Bia, Rio de Janeiro, RJ

    ResponderExcluir
  12. Gil, as pessoas que não conhecem ou nunca sentiram o amor, confundem o amor com outras coisas, e não sabem que quando se ama, sofre ou faz alguém sofrer pela falta da realização desse amor. Bjs!
    Soráia, Belo Horizonte, MG

    ResponderExcluir
  13. Gil, só o amor faz sentido. Sem o amor nada existe. Gostei quando você falou (E para este amor, não há preceito, preconceito, cartilha, jeito certo. O amor se perde e ao mesmo tempo se acha nas mesmas pessoas que se amam e que não conseguem deixar de se amar., mesmo que uma delas precise, por n motivos se ausentar., visto que, por mais que isto aconteça, o amor estará sempre ali, dentro do cursor (coração) que motiva a vida, a alegria, a esperança e a mais nítida certeza de que aquela pessoa que se ama, sim, ela vai voltar.), achei o máximo!! Bjs!
    Paola, Barueri, SP

    ResponderExcluir
  14. Gil, só a gente que ama, sabe o que é esse tão necessário amor de cada dia. A gente sabe que esse amor não tem preço que pague. Ele é a pérola maior, e por isso, a gente pega tudo que tem e troca por ele, porque ele é exatamente aquilo que a gente precisa, e também, recíproco. Amei de paixão!! Bjs!
    Renata, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  15. Gil, amar é sentir medo de perder, e se perder é chorar, continuar amando, porque o amor nunca acaba. O amor é para sempre! Bjs!
    Lana, Florianópolis, SC

    ResponderExcluir
  16. Gil, achei maravilhoso o que escreveu sobre o amor. Vejo que és Poeta e um Escritor de primeira. Gosto também quando ficas com raiva dos governos. E tens razão. Todos nós sabemos que os governantes são corruptos e matam inocentes. Vejo também que essa é a guerra que travas contra eles por meio da escrita. Mas, quando escreves sobre as coisas do coração, ninguém consegue te imitar. És por natureza único tão somente. Gostei muito! Gostei de verdade! Quero que continues a escrever. Aqui em Portugal, também tivemos o nosso Gil, que modestamente escrevia tanto quanto tu, sei que sabes disto. Recebas milhões de beijos encantados desta sua fã que não perde uma leitura de tudo que escreves. Amo o Brasil e sua gente. Afinal, vocês são um pouco de nós também.
    Augusta, Funchal, Madeira, Portugal

    ResponderExcluir
  17. Gil, indiquei seu blog para minha prima e ela ficou encantada, principalmente em relação ao seu humanismo, é que ela tem um lado todo libertário (risos), mas gostou também do que escrevestes sobre o amor. Tu sabes expressar com clareza o que se passa em tua mente e em teu coração, as vezes estamos a conhecer menos os homens porque eles simplesmente não sabem como se expressar, não sendo este o teu caso. Tens aqui em Portugal uma quantidade de fãs que nem imaginas. Quando escrevestes: "As despedidas são os piores momentos, porque quem ama a pessoa que fica, vai com uma tristeza sem fim, além de um profundo medo por não saber como serão o lugar, as pessoas e as coisas naquele outro mundo que adentra minuto a minuto, kilometro a kilometro.. enquanto que a pessoa que fica, sente algo como que tirado dela, uma dor sem muita explicação, poucas pessoas entenderão essa situação em relação aos que se separam." Sabes que chorei? Sim, conseguistes me emocionar de uma maneira que não consigo explicar. Por isso, quero que recebas um grande beijo!! Estou a ficar aqui, lendo e relendo o que escreves. De sua fã!
    Fátima, Lisboa, Portugal

    ResponderExcluir
  18. Gil, aquele ou aquela que consegue nos levar para pensamentos mais nobres, mais ricos, mais sublimes, mais magníficos devem ser reverenciados, e aqui o reverencio por tudo que vem escrevendo, você consegue nos levar aos sonhos mais possíveis e impossíveis que acabam se tornando realidade. De tudo que você escreve, muitas coisas já aconteceram comigo, aí eu me lembro que você já havia falado sobre elas muito antes que elas acontecessem, não o tenho como um que adivinha, mas aquele que consegue prever os acontecimentos não sei se por intuição ou por uma sabedoria que desconhecemos. Acho você uma pessoa extremamente inteligente e iluminada. Quem é que consegue explicar o amor assim: "Por isso, o amor é terno, sublime, complicado, inesperado, difícil de ser entendido, em alguns momentos, irreconhecível, mas, ainda assim, é o amor."? Ou "Já disse Giacomo Leopardi – Os melhores momentos do amor são aqueles de uma serena e doce melancolia, em que choras sem saber porquê, e quase aceitas tranquilamente uma desventura que não conheces."? E terminar o que escreve dizendo: "Termino aqui, repetindo as mesmas palavras de Victor Hugo – A medida do amor é amar sem medida."? Tudo isso é lindo e maravilhoso!! Pena que você não mora no Rio de Janeiro. Ele tem a sua cara!! A maior parte dos escritores e poetas morara ou morava no Rio de Janeiro. Saia de São Paulo e venha pra cá meu poeta e escritor de todos os dias e de todas as horas. Bjs!!! Bjs!!! Bjs!!! Bjs!!! Bjs!!! Bjs!!!
    Déborah, Rio de Janeiro, RJ

    ResponderExcluir
  19. Caro Gil, sou um homem extremamente romântico e vivencio essa situação trazida por você nesse seu blog sortido de coisas boas e com uma audiência formidável e que, com essas lindas músicas ficou melhor ainda. Tenho uma pessoa que me ama e que amo sem limite. Estou atualmente fora do Brasil e a saudade é muito grande. Então sei e ela sabe o que significa tudo isso que você escreveu. Ela leu estando aí no Brasil e eu aqui no exterior. O que você escreveu nos motivou muito e acabou trazendo para as nossas vidas um momento especial. Obrigado e um grande abraço nosso. Eu e ela somos médicos.
    Plínio e Bruna, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  20. Gil, você me levou lá no meu passado, que apesar de ter sofrido tanto, sinto saudade, sinto falta e se eu pudesse faria tudo diferente. Fiz muita burrada na vida além de muitas escolhas erradas.
    Você tem toda razão, quando diz "São momentos tristes e muito difíceis da vida., uns acostumam rápido com a situação, já outros sofrem muito para suportar o peso da distância." O problema é quando a ficha cai muito tempo depois e aí se percebe a distância, e quando ela permanece por muito tempo, que é o meu caso, a dor parece devorar meu coração, ele se foi, não sei onde ele está, mas sinto muita falta dele, hoje tenho uma pessoa que me ama muito, mas não sinto nada por ela. Que adianta isso? Não é? Que droga! Estou chorando. Bjs!
    Christina, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  21. Gil, parabéns pelo seu novo tema, gosto bastante do seu jeito de escrever, gosto também do seu público, vejo que trata-se de pessoas conscientes e que têm um bom nível nos comentários. Um fato curioso é que você narrou uma realidade que atualmente acontece na minha vida, você disse: (Não é raro lermos nos livros os acontecimentos sobre duas pessoas que se amam (romances) ou que se amavam muito a ponto de despertarem os corações de tantas outras pessoas do passado, do presente e do futuro, as quais, jamais sentiram tal sentimento ou pensaram tais pensamentos voltados para uma única pessoa que se ama, mesmo que essa pessoa esteja a milhas e milhas de distância.) - Eu estou a milhas e milhas de distância de uma pessoa que amo demais e ela me ama loucamente, e cara, tá difícil aguentar a distância. Ficaremos 3 anos distantes, e temos absoluta certeza de que iremos aguentar, mas também, quando voltarmos a nos ver, vai ser o dia mais lindo de nossas vidas. Valeu mesmo! Escreva mais sobre o tema!
    Abraços! Saiba que gostei muito do que escreveu.
    Alcântra, Lyon, France

    ResponderExcluir
  22. Gil, eu sei que o que vou escrever aqui não vai passar no crivo da censura do seu blog, até porque todo mundo concorda com o que você escreveu sobre o amor. Há algum tempo escrevi:
    Meu amigo é meu dinheiro. Sem ele eu não tenho amigos. Hoje existem muitas pessoas que se eu não tivesse o dinheiro e a posição que ocupo, nunca seriam minhas amigas. É isso mesmo, amigos compramos. Sem essa de amigos por serem amigos. Pura conversa e blá! blá! blá! Dinheiro é a solução. Quem não tem dinheiro não tem nada. - e agora que deixar claro que esse negócio de amor é pura invenção de gente boba que não sabe o que é a vida. Amor meu caro é dinheiro no bolso. Com dinheiro você compra o tal "amor" das pessoas, mulheres cairão de montão aos seus pés, sabe porque? Por causa da grana e não do amor. Vejo a inocência das suas palavras e de tantos outros que já escreveram sobre essa coisa que jamais existiu. Então me desculpe meu caro por decepcioná-lo, quem sabe você pense em escrever algo mais relevante e palpável. Grana cara! Grana! As pessoas querem grana! Pergunte a elas. Eu tenho certeza que você não vai deixar isso que escrevi ir pro ar do seu blog. Vejo que as pessoas que escrevem comentários no seu blog, todas seguem um mesmo padrão e eu estou totalmente fora desse padrão ridículo.
    Ralf, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  23. Gil, vamos ver além do Ralf e das pessoas que comentaram no seu blog, o que outras pessoas pensam sobre o amor. Vamos ver:

    Quando fala o amor, a voz de todos os deuses deixa o céu embriagado de harmonia.
    William Shakespeare

    Vós, que sofreis, porque amais, amai ainda mais. Morrer de amor é viver dele.
    Victor Hugo

    O amor é uma flor delicada, mas é preciso ter coragem de ir colhê-la à beira de um precipício.
    Sthendal

    É muito melhor viver sem felicidade do que sem amor.
    William Shakespeare

    Quem começa a entender o amor, a explicá-lo, a qualificá-lo e quantificá-lo, já não está amando.
    Roberto Freire

    O oposto do amor não é o ódio, mas a indiferença.
    Érico Veríssimo

    Todas as paixões nos levam a cometer erros, mas o amor faz-nos cometer os mais ridículos.
    François La Rochefoucauld

    Aquilo que provamos quando estamos apaixonados talvez seja o nosso estado normal. O amor mostra ao homem como é que ele deveria ser sempre.
    Anton Tchekhov

    O amor é como a guerra; fácil de começar, e muito difícil de terminar.
    Ninon de Lenclos

    O cofre do banco contém apenas dinheiro. Frustar-se-á quem pensar que nele encontrará riqueza.
    Carlos Drummond de Andrade

    O amor nasce de pequenas coisas, vive delas e por elas às vezes morre.
    George [Lord] Byron

    Um coração feliz é o resultado inevitável de um coração ardente de amor.
    Madre Teresa

    O dinheiro é uma felicidade humana abstracta; por isso aquele que já não é capaz de apreciar a verdadeira felicidade humana, dedica-se completamente a ele.
    Arthur Schopenhauer

    É melhor estar triste com amor, do que alegre sem ele.
    Johann Goethe

    O amor está mais perto do ódio do que a gente geralmente supõe. São o verso e o reverso da mesma moeda de paixão. O oposto do amor não é o ódio, mas a indiferença...
    Érico Veríssimo

    O amor é a sabedoria dos loucos e a loucura dos sábios.
    Samuel Johnson

    O prazer do amor é amar e sentirmo-nos mais felizes pela paixão que sentimos do que pela que inspiramos.
    François La Rochefoucauld

    O amor é a única paixão que não admite nem passado nem futuro.
    Honoré de Balzac

    Amor é o que acontece entre um homem e uma mulher que não se conhecem muito bem.
    William Maugham

    Tudo o que sabemos do amor, é que o amor é tudo que existe.
    Emily Dickinson

    O que o dinheiro faz por nós não compensa o que fazemos por ele.
    Gustave Flaubert

    O dinheiro representa uma nova forma de escravidão impessoal, em lugar da antiga escravidão pessoal.
    Léon Tolstoi

    No amor somos injustos, porque supomos que o outro é perfeito.
    Jean Paul

    Em amor é um erro falar-se de uma má escolha, uma vez que, havendo escolha, ela tem de ser sempre má.
    Marcel Proust

    O amor não é senão o desejo; e assim, o desejo é o princípio original de que todas as nossas paixões decorrem, como os riachos da sua origem; por isso, sempre que o desejo de um objecto se acende nos nossos corações, pomo-nos a persegui-lo e a procurá-lo e somos levados a mil desordens.
    Miguel Cervantes

    A falta de amor é um grau de imbecilidade, porque o amor é a perfeição da consciência.
    Rabindranath Tagore

    O dinheiro não tem ideias.
    Jean-Paul Sartre

    Aih! Cansei. Ralf? Estes são os outros comentaristas do blog do Gil. Meu medo é que não passe na censura do blog, pois sai tanto do padrão dos comentários que acho que não irá para o ar. Mas tudo bem, desabafei. Ralf! Acorda pobre homem rico!! Gil! Bjs!!! Meu poeta!!
    Olga, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  24. Gil, lendo alguns comentários, percebi que existe quem não concorda... Deveras, nem todos são iguais. Mas quando fala-se em dinheiro e amor, tenho um curto relato real, mas que servirá para algo:
    Aqui na minha cidade, um homem sofreu um acidente e teve sua perna amputada e algumas sequelas a mais, perdendo assim parte de sua capacidade. Antes deste acidente acontecer, ele tinha acabado de deixar o amor de sua família em troca de uma paixão banal. Logo aconteceu-lhe este acidente. Depois que ele saiu do hospital, foi morar com essa "paixão" que por seguinte pediu para que sumisse da vida dela. E agora?
    Depois que perdeu parte de suas condições físicas como homem, depois que teve uma perna amputada, ainda perdeu esta pessoa...
    Entendi disso tudo, que nada adiantou a este homem ter uma boa condição financeira e ter a pessoa que ele quis, ainda que deixando a verdadeira esposa; pois no final, quando veio a fatalidade, quem o amparou?
    O dinheiro?
    Sua nova paixão?
    Ninguém, e por amor sua esposa o acolheu de volta.
    Gil; aqui tem um leitor que escreve este fato real para dizer que o mais importante é o sentimento: AMOR.
    E além do mais, este seu leitor aqui, foi acometido de uma enfermidade e esteve em um leito de um hospital. Sabe quem esteve do meu lado todo o tempo?
    Minha esposa, que amo.
    Não adianta, o dinheiro compra o remédio, mas não a cura. Compra a carícia, mas não o verdadeiro afago.
    No final de tudo, sabemos que o mais importante é o amor; como um sublime sentimento. E você tem isto.
    Um grande abraço do seu leitor!
    Bom final de semana!
    JSN(Minas Gerais)

    ResponderExcluir
  25. É JSN, o caso que você trouxe para o debate, teve suas complicações, o problema é que ele não gostava da esposa, passou a gostar de uma outra pessoa, teve o acidente e ficou deficiente, a pessoa que ele gostava não teve amor suficiente para continuar com ele, e a mulher dele, quem sabe por pena, levou-o para dentro de casa para cuidar dele. História triste essa. O amor só é completo quando duas pessoas se amam. Se não for assim, o sofrimento de uma não compensa a indiferença da outra, não tem graça amar quem não ama a gente. Já passei por isso e é ruim sem medida. O problema mesmo é que não escolhemos a quem amar, o amor acontece, o coração fica enamorado. As vezes a gente gosta de uma pessoa detestando tudo nela, mas amamos essa pessoa loucamente. E isso não tem explicação. Não seria para amarmos somente pessoa certinha, que nunca sai da linha, que faz tudo dentro da ordem e do que é correto? Então por que é que amamos alguém totalmente fora desse perfil? São coisas do coração. Sinto muito pelos problemas que essa pessoa enfrentou, mas a vida é assim, ele não deu sorte, além de perder a pessoa que amava, ainda ficou acometido de uma deficiência, provavelmente sem gostar da mulher dele, e a pessoa que ele amava não deve ser culpada, vai ver que ela não o amava também. Ele não teve sorte na vida e no amor. Isso acontece todo dia na vida das pessoas.
    Flora, Belo Horizonte, MG

    ResponderExcluir
  26. Gil, quem ama sabe o que significa distância. Fiquei um ano e meio longe do meu marido, ele teve que fazer pós-graduação fora do Brasil, nós precisávamos muito para que ele fosse promovido numa multi nacional onde trabalha até hoje. Foi um grande sacrifício, mas ele fez por todos nós, temos quatro lindos filhos e hoje estamos todos juntos. Sim, eu sei o que você quis dizer sobre a força do amor. Quem ama espera, vive somente para àquela pessoa, é isso que o amor faz com a gente. E ele voltou para todos nós.
    Berenice, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  27. Gil, sem o amor, o mundo seria sem gosto, sem sal, sem açúcar, sem o porquê da vida.
    Niltão, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  28. Gil, o sentido da existência do amor, é amar.
    Lucas, Feira de Santana, BA

    ResponderExcluir
  29. Gil, só pessoas que amam fazem as mais ridículas e maravilhosas besteiras. Por amor vamos de São Paulo à China a pé. Para amar é óbvio que não existe limite. O amor é a riqueza de todas as riquezas. Por amor não nos preocupamos se seremos prejudicados ou não. O que importa é o amor.
    Marília, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  30. Gil, amar é a razão do porquê vivo.
    Rita, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  31. Gil, o problema no nosso sentimento de amor é que quando amamos muito, fazemos loucuras por causa da nossa emoção, o que jamais faríamos na nossa razão sem amor.
    Marta, São Paulo, SP

    ResponderExcluir

Faça seu comentário. Ele é muito importante para que eu possa melhorar ainda mais o meu estilo e aquilo que coloco no ar.

As opiniões expressas neste blog são de responsabilidade dos seus autores. Entretanto, não serão colocados no ar, comentários com palavras de baixo calão ou os que, ainda que sejam anônimos, não tenham um mínimo de identificação como:

Nome, Cidade, Estado, País (se fora do Brasil).

Nota: Para facilitar o envio do seu comentário, retiramos o controle de acesso por meio da inclusão de palavras antes do envio. Agora, basta escrever e enviar.

Atenção! Perguntas específicas, mande-me um e-mail.