Agradeço Por Sua Visita ao Meu Blog

Faça seu comentário com responsabilidade. Ele é muito importante para que eu possa melhorar ainda mais o meu estilo e aquilo que coloco no ar.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Planejando Corretamente

Por Gil Nunes

Se conversarmos com pessoas, se as indagarmos sobre o que pensam em relação ao agora, ao passado e ao futuro, a maioria dirá que tem tudo planejado, que já sabe o que fazer e o que não fazer dentro do planejamento traçado.

Ocorre que o passado e o futuro encontram-se devidamente encaixotados dentro de diversas regras difíceis de serem entendidas.
É um tanto comum lembrarem-se do que aconteceu, como aconteceu, quando aconteceu, porque aconteceu, quais os motivos, onde aconteceu, o que não devia acontecer,  sem nunca esquecerem-se que a razão está ali com elas, do lado delas, afinal, elas são as pessoas mais importantes no cenário de suas vidas.
Outras dirão que farão isso e aquilo, amanhã, daqui uma semana, quem sabe daqui um mês, seis meses, um ano, dez anos, nos próximos vinte anos, mas o que não aparece em meio às frases é o agora.
Determinantemente não tocam em qualquer assunto que as lembre do seu momento atual, seja por causa de alguma alegria imensa arrebatadora ou devido a um estado atual de dor e sofrimento.
Então, elas se espairecem entre o passado e o futuro, tudo para livrarem-se de uma perda ou de algum sofrimento que possam surgir admitindo seu agora estonteante ou abatido.
Por isso, é extremamente impossível compreender a mente e os sentimentos das pessoas, pois são confusas e inseguras em tudo que pensam e sentem.
Logo, não há maneira de planejar esta parte de saber exatamente o que deve ser feito ou não em determinada circunstância e ou situação.
Portanto, por que planejar tanto sobre o passado e o futuro? Não planejar sobre nada a não ser pelo dia do momento que se vive, acredito ser uma forma mais acertada pelo simples motivo de você poder ser você mesmo para quem compartilhar com você o que você pode oferecer e receber.
Planejar corretamente é não planejar nada. Não se preocupar com o passado nem com o futuro.
Viver o agora, esquecer o passado, não se preocupar com o futuro, pode, de modo especial, nos levar para outra dimensão onde não há inconsciência nem premeditação, mas apenas intuição.
De tanto planejar, as pessoas não sabem bem o que devem fazer, a verdade é que estão perdidas por agirem assim e por mais que se tente compreender, a impossibilidade tomará conta de todo o conjunto imaginável e inimaginável.
Por fim, de tanto planejar e rebuscar o passado, as pessoas perdem sua criatividade, beleza, encanto e naturalidade de vida., elas não percebem, mas é o que acontece.
Por certo, acredito ser melhor planejar não planejar, vez que, se não der certo, não há que se falar em dor ou sofrimento devido principalmente às falhas existenciais inesperadas causadoras do não resultado planejado.

12 comentários:

  1. Gil, agimos exatamente assim, somos vítimas dos nossos atos, mas há tempo para correção, pensar diferente é bom para que as mudanças aconteçam. Lindo o que escreveu!!! Bjs!!!
    Heleonora, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  2. Gil, sou péssima para deixar o passado no passado, ele fica remoendo dentro de mim, não há como evitar, parece doença. Achei interessante seu post! Nunca parei para pensar assim. Bjs
    Evelise, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  3. Gil, fofo!!! Amei!!! Eu sempre pensei assim. Pra mim, o passado sempre passa!! ! E como passa!!! Eu sei bem o que é isso!!!!! O passado é um fantasma que quer aparecer para estragar nosso agora. No Nosso futuro, pensaremos quando ele chegar. Amei!!! Bjs!!
    Re, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  4. Gil, quando penso no passado eu choro. Lembrar do passado é sofrer duas vezes. Sei que não tenho capacidade de me lembrar das coisas boas, só lembro daquilo que me machucou. Bjs!!
    Marta, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  5. Gil, no passado, se fuçar nele a gente só encontra lixo. O presente a gente se preocupa depois!!! Bjs!!
    Walkiria, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  6. Meu Caro Gil, não sei fazer outra coisa além de me preocupar com o futuro. Tenho o desconforto de ter a mente curta e pouco me lixo com o agora. Mas legal. Rever meus conceitos é necessário. Abraço Amigo!!!
    Moreira, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  7. Gil, minha mulher fica doida comigo, não lembro de passado, presente, futuro, vivo do jeito que vai a vida. Abraço!
    Gilberto, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  8. Gil, o passado sabe fazer uma coisa com a gente, fazer sofrer. Bjs!!
    Philomena, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  9. Gil, gosto do passado quando fico sonhando com algo maravilhoso, não penso no futuro, o agora é divino!! Bjs!!!
    Laura, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  10. Gil, nada com o passado nem com o futuro, o presente deve ser vivido!!! Beijos!!!
    Letícia, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  11. Gil, hoje é a máxima da vida, viver intensamente o agora. Bjs!!!
    Madalena, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  12. Gil, no dia em que as pessoas descobrirem que o hoje é melhor que ontem e amanhã como você já escreveu sobre isso, elas serão mais felizes. Bjs!!!
    Cláudia, São Paulo, SP

    ResponderExcluir

Faça seu comentário. Ele é muito importante para que eu possa melhorar ainda mais o meu estilo e aquilo que coloco no ar.

As opiniões expressas neste blog são de responsabilidade dos seus autores. Entretanto, não serão colocados no ar, comentários com palavras de baixo calão ou os que, ainda que sejam anônimos, não tenham um mínimo de identificação como:

Nome, Cidade, Estado, País (se fora do Brasil).

Nota: Para facilitar o envio do seu comentário, retiramos o controle de acesso por meio da inclusão de palavras antes do envio. Agora, basta escrever e enviar.

Atenção! Perguntas específicas, mande-me um e-mail.