Agradeço Por Sua Visita ao Meu Blog

Faça seu comentário com responsabilidade. Ele é muito importante para que eu possa melhorar ainda mais o meu estilo e aquilo que coloco no ar.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Deus, Religião, Eles, Nós, Você, Eu

Por Gil Nunes

Desde que o mundo é mundo, o homem vem tentando ter contato de maneira plena com algo superior a ele mesmo, quando falta a crença dele em algo superior a ele, ele, o homem, tenta usurpar o lugar do ser superior existente na mente e no coração dos que acreditam.

Creio que não seja esse um caminho ideal. – mas sabemos que essa é a tônica na mente do homem. – sobretudo, do que tem dinheiro ou quer dinheiro a todo custo.

Acontece que, em se tratando da relação espiritual entre o homem e Deus, o dinheiro vale nada.

Por outro lado, não quero entrar em retrospecto nesse sentido. – quero, hoje, falar sobre nossa relação com Deus, com a Religião, com eles, entre nós, você, eu.

Quem não é bobo sabe que Deus existe e é o criador de todas as coisas. – dizer que Deus não existe, até comparo com o filho / a filha mimado / mimada que o pai / a mãe fez tudo por ele / ela e ele / ela diz: - pai / mãe, o que você fez por mim? – você não fez absolutamente nada. – só por que você cuidou de mim a vida toda, pagou meus estudos, deu-me carro do ano, casa, apartamento, empresa, profissão, dinheiro para eu gastar do jeito que quiser? - o que você fez demais para essa minha droga de vida? – pai / mãe, sabe de uma coisa? Para mim é como se você não existisse. – e se alguém perguntar por você a mim, direi que você não existe. – melhor, direi que você nunca existiu.

Todavia, há quem acredite em Deus, pessoas que estão dentro ou fora dessa ou daquela religião. – sem dúvida, em cada religião existem doutrinas e rituais inerentes à fé que professam. – também, isso não é novidade.

Encontro com pessoas e, conversando com elas, dizem que fazem parte, dessa ou daquela religião, outras falam que não fazem parte de nenhuma doutrina local, mas que acreditam em Deus. – por vezes, essas pessoas são perseguidas pelo simples fato de não fazerem parte, dessa ou daquela religião local. – agora, se disserem que acreditam em Deus e não fazem parte, normalmente são vistas de forma preconceituosa por aquelas pessoas que se dizem santas, as que vivem aos pés de Deus; orando e implorando sua bondade e misericórdia. – mas isso também não devia ser assim.

Por ser eu, um simples cristão, olhando com fé a simplicidade do próprio Cristo (e sei que muitos riem de mim por isso), entendo que o que o pai do cristianismo espera de nós é que vivamos com ou sem instituição religiosa, o cristianismo que ele mesmo nos deixou e não o inventado por muitos, os quais, antes desse tipo de vida, vislumbram dinheiro, poder e fama. – (mas não quero voltar a falar aqui novamente sobre esta tricotomia que toma conta da pretensão humana). – quero continuar falando sobre a felicidade que é podermos ajudar uns aos outros sem a necessidade de sermos obrigados a caminhar juntos nesta terra. – pode ser que não seja possível caminhar juntos na mesma localidade, mas de um jeito ou de outro é possível pautar-nos no respeito, na consideração e amor fraternal, não apenas no fim de cada ano, mas durante o ano inteiro. – ter a consciência de que, não é porque fulano ou sicrano não anda comigo, que não está na mesma localidade comigo que não lhe devo respeito e amor fraternal. – pensando e agindo assim, demonstraremos o quanto somos maduros e ajudadores uns dos outros. – isso, porque fé é algo que não há como apalpar, a fé é um fundamento, mas um firme fundamento de algo que não vemos, mas acreditamos e para acreditarmos não precisamos de nada nem de ninguém, trata-se de uma íntima relação pessoal entre a pessoa e Deus. – precisamos sim, caminhar, dando assistência, sobretudo às pessoas mais necessitadas. – é certo que seremos massacrados por causa dessa nossa postura, pois, o mundo não vive assim, o mundo caminha rumo a quem quer prejudicar esse ou aquele, se ganha muito dinheiro quando se fala ou se levanta matéria prima sobre as desgraças na vida dos outros. – as pessoas estão ficando milionárias com esse tipo de produto, haja vista o mundo do jornalismo no Brasil e no resto do Mundo. – atualmente dá nojo ler, assistir e ouvir os jornais escritos, televisivos e nas rádios. – não tem jeito, um espírito maligno entrou no coração de alguns diretores, jornalistas e assemelhados. – eles não sabem falar de coisas boas, não encontram notícias boas, dizem o tempo todo sobre as desgraças alheias. – eles têm prazer nisso. – quando falam até babam.

É por isso que as pessoas optam por terem uma vida ativa espiritual. – buscam por meio da fé que possuem um contato íntimo com alguém que está acima de tudo isso. – dentro ou fora das instituições religiosas.

Gosto de pensar na fé cristã como algo livre, como bem falou o próprio Cristo: - “Se o filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” – mas como ser livre dizendo-se cristão, se ainda está preso (a) no querer destruir a vida dos outros?

Ora, se uma pessoa sai do meio da convivência que tinha com outras, devido este ou aquele motivo, se a fé é uma só por causa do motivo que as uniu, por que deixar de amar fraternalmente as que ficaram e a que saiu? – se for assim, não vejo cristianismo prático, vejo uma aberração e um desconhecimento profundo da vontade ensinada pelo dono do cristianismo, quer seja, o próprio Cristo.

Acredito que felizes são as pessoas que não dependem de instituições religiosas para serem salvas, porque religião não salva ninguém, quem salva é Deus. – porque, quanto aos que têm fé, Deus está sempre perto para acudir-lhes nas suas necessidades / dificuldades. – a prova é quando observamos a vida uns dos outros e percebemos quem Deus está ajudando pela fé e quem Deus não está ajudando pela religião. – não quero dizer com isso que as pessoas devam sair da religião que professam. – mas elas não devem fazer da religião o meio de salvação. – claro está que a religião não salva ninguém. – tudo vem se resumindo em briga pelo poder político, religioso, financeiro e em quem é ou não mais importante. – tudo isso é lixo diante de Deus. – quando partirmos deste mundo é certo que nada levaremos. – é por este simples motivo que devemos dar vida uns aos outros e jamais tirar a vida uns dos outros. – quando preterimos alguém na maneira injusta de agir, é esta também uma forma de matar. – quando falamos mentiras uns contra os outros, é ainda esta uma maneira de tirar a vida. – além das outras inúmeras maneiras que os ditos “seres humanos” encontram para tirarem o bem mais precioso de cada ser vivente. – a vida.

O que posso dizer é que não devemos ter medo de viver a fé íntima com Deus sem a necessidade de algum sacerdote que queira nos elevar a Deus. – essa necessidade não há. – qualquer pessoa pode, com fé e oração, ter uma conversa íntima com Deus, o tempo que for preciso. – veja, então, se não tivesse nada escrito em nenhum lugar para que pudéssemos ler, ainda assim, Deus, quando nos fez, quando nos deu corpo, alma e espírito, ele colocou em nossa mente, toda a sua vontade e conhecimento e é por isso que sabemos o que é certo e errado. – e esta é uma fé simples que todos nós podemos viver. – ao contrário disto, os homens criam barreiras para que as pessoas não tenham uma fé simples, que possa ser vivida, eles colocam sobre as pessoas, um fardo pesado, enchem elas com obrigações até não terem mais qualquer força para suportarem, depois, elas morrem e assim o círculo se perpetua nos séculos dos séculos. – e assim, tiram vantagem de tudo isso quem usa o nome de Deus para ter uma vida de rei e rainha, passando de uma geração a tantas outras, dentro da mesma instituição religiosa, linhagem ou família.

É preciso olhar para Deus com toda nossa simplicidade, não devemos aceitar dinheiro para o enriquecimento pessoal que ele jamais aprovou. – seja na religião, seja na política, seja na mídia, seja no esporte, Deus não precisa de dinheiro. – quem precisa de dinheiro é o homem. – e por causa do dinheiro, o homem mata ou morre. – o apego ao dinheiro é a raiz da maldade que leva o homem a utilizar no cotidiano, o firme propósito de obter riquezas advindas de dinheiro sujo, por ser dinheiro de vidas ceifadas; físicas, mentais, espirituais e morais. – eu não quero ganhar dinheiro assim.

O que vejo é que as pessoas como acontecia no passado, as que vivem na marginalidade do cristianismo tido como institucional, são as que realmente têm experimentado uma experiência mais íntima com Deus, por não terem com quem contar além de Deus, elas não têm uma instituição forte por trás e nem os amigos dos amigos dos amigos para que possam contar. – elas têm vivido por Deus e para Deus. – simples assim!

Óbvio, cumprem com suas obrigações como pessoas no mundo dos homens.

Por causa disso, essas mesmas pessoas que vivem na marginalidade do cristianismo tido como institucional, têm que enfrentar as perseguições dos que não acreditam (ateus) e dos que dizem acreditar em Deus (por viverem ligados às instituições religiosas), elas até parecem peregrinas neste mundo.

Contudo, a verdade de Deus não está no maior número daqueles que dizem, nem no conluio de pessoas, nem no dinheiro, nem na fama, nem no poder dos homens. – a verdade de Deus é ele mesmo e nele não há sombra de variação. – e, o que escrevi aqui, sem dúvida, foi por causa de quem não está dentro de instituição religiosa, dizendo, ainda, que, não tenha medo das perseguições dos homens, se puder, continue se desviando das investidas que fazem contra você, sua família, seu local de estudo, seu local de trabalho, seu local de lazer... continue se desviando deles, não tenha medo da força que eles têm na religião, na política, no dinheiro, na mídia, na fama, no poder... para Deus, isso é menos que nada. – apenas conserve sua mente, seu espírito e seu coração na simplicidade. – mantenha sua fé viva. – continue acreditando, partilhando e compartilhando tudo aquilo que há de bom em você. – não cobre nada a ninguém por isso. – lembre-se, foi Deus quem lhe deu quem você é, dê o que você é às pessoas, faça tudo conforme as suas forças na medida do possível, faça o máximo em prol de todos para que, de um jeito ou outro, você possa encontrar a paz dentro de você, porque a verdadeira paz, somente Deus tem para dar a nós e em nenhum outro lugar a encontramos. – não sei se você está indo ou voltando, o que sei é que hoje vemos em parte. – mas depois teremos todo o conhecimento. – por isso, façamos o bem uns aos outros. – perdoando uns aos outros. – ajudando uns aos outros. – fugindo dos que brincam e banalizam a nossa intenção de fé e de amor fraternal. – fugir, hoje e sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Ele é muito importante para que eu possa melhorar ainda mais o meu estilo e aquilo que coloco no ar.

As opiniões expressas neste blog são de responsabilidade dos seus autores. Entretanto, não serão colocados no ar, comentários com palavras de baixo calão ou os que, ainda que sejam anônimos, não tenham um mínimo de identificação como:

Nome, Cidade, Estado, País (se fora do Brasil).

Nota: Para facilitar o envio do seu comentário, retiramos o controle de acesso por meio da inclusão de palavras antes do envio. Agora, basta escrever e enviar.

Atenção! Perguntas específicas, mande-me um e-mail.