Agradeço Por Sua Visita ao Meu Blog

Faça seu comentário com responsabilidade. Ele é muito importante para que eu possa melhorar ainda mais o meu estilo e aquilo que coloco no ar.

sábado, 20 de julho de 2013

LEGATE

Por Gil Nunes

No dia em que eu passar a não mais existir neste mundo, apenas uma coisa me preocupa profundamente. Trata-se da possibilidade de eu ter falhado nesse sentido, nesse único sentido. - > De não ter me preocupado e nem me esmerado para entregá-lo a alguém que se identifique com tal preciosidade recebida de mim. 

Em toda minha vida, confesso, nunca me preocupei com dinheiro, bens patrimoniais, dentre outros além das necessidades básicas de todo e qualquer ser humano, inclusive porque não sou diferente de todo e qualquer ser humano, sim, num eu sou sim, sou diferente daquele que é rico de dinheiro, bens patrimoniais, dentre outros.

Eu sei, pode ser um grande erro ou falha de minha parte não ser tão sagaz com as coisas materiais - > tidas como mais importantes para as pessoas que desejam dominar o mundo. – Contudo, admito, sim, errei / falhei. - Neste ponto.

O pai das pessoas inteligentes diz que: - > Legate (Inglês) - > Legado (Português) - > Trata-se de - > Disposição, a título gracioso, por via da qual uma pessoa confia à outra, em testamento, um determinado benefício, doação “causa-mortis”.

Diz também - > Cultural - > Língua, costumes, que passam de uma à outra geração.

Me refiro ao legado, aqui, neste sentido, mais na condição de codicilo, sei que há separação entre um e outro sentido, entretanto, codicilo tem a ver mais com algo sem importância para as outras pessoas para quem ele não fora deixado, porém, de grandiosa importância para quem o deixou, e também, para quem o recebeu, e o porquê de ter recebido.

Assim, há de se ter certa intimidade para que a transmissão aconteça, vez que ela depende, por vezes, de condições específicas intrínsecas entre as pessoas envolvidas.

Pode ser um conhecimento, um sentimento, um pensamento, um entendimento sobre algum ou alguns aspectos da vida; corpo, alma, espírito.

Pode ser ainda, um objeto sem valor para outros e de grande valor entre as pessoas envolvidas; um anel, uma coleção de livros, um jardim a ser cuidado, um carro antigo, uma coleção de manuscritos, uma coleção de poemas,  uma coleção de letras de músicas, uma ideia sobre algum ou diversos assuntos, uma maneira / estilo de viver, pode ser tudo isso e muito mais.

Eu penso num jeito de viver, num estilo de vida independente das circunstâncias, das situações promissoras, ou não, num jeito de ver e de se relacionar com a vida.

Porque eu sei que cada foto que tiramos de nós e dos outros, ali o tempo para, nós e nem o tempo fora daquela foto, param.

Somos frágeis, fracos, e em dados momentos, sem coragem, se perdemos nossa coragem, não perdemos tudo, somos o que somos, mas precisamos reagir, passando nosso algo de bom a quem for de direito, de intimidade, de entendimento e receptividade. 

Acredito que sempre existirá alguém interagindo dentro da mesma frequência com outra pessoa ou com outras pessoas, dentro do mesmo grau de intensidade quanto ao verdadeiro sentido da vida.

O que se tem, se divide. – Não há aproveitamento doloso. – Muito pelo contrário, tudo fica acessível, tudo pronto a ser utilizado se quiser, e mesmo assim, o que se quer é bem mais superior do que as meras condições físicas / financeiras / materiais, trata-se de algo sem preço e sem medida / limite.

O legado pode ser uma história de vida vivida por ambos, de modo que essa história, de fato, dera real sentido à vida, vivida, dividida, multiplicada, disponibilizada de tal maneira que faltara vida mais ainda para ser vivida, e por um ou outro motivo, não deu, não foi possível, não aconteceu mais do que acontecera.

E tudo isso não se pode comprar com poder aquisitivo financeiro / patrimonial, não dá nem mesmo para se nomear uma coisa e outra juntas ao mesmo tempo, vez que a mentalidade e sentimento são adversos e não se alcançam, nem que se queiram.

Todavia, é bom ter o mundo todo aos nossos pés e ainda assim, prezarmos pela caminhada simples na utilização de tudo o que precisamos dentro do respeito à sustentabilidade e ao meio ambiente em todos os sentidos e aspectos.

Legado é assim, ninguém rouba de você, você dá a quem você quer, a quem quer receber, porque sabe que vale a pena tomar a decisão que leva a esse fim; de se dar, de passar o que você mais valoriza na vida, a alguém que você mais valoriza na vida.

E sabe o que mais faz sentido em tudo isso? É que você não quer dividir isso com o mundo. Quer dividir sim, com aquela pessoa ou com aquelas pessoas que escolhera para este propósito que acaba tendo sentido somente para você, para ela ou para elas.

E quer saber? É suficiente. – Só quem sabe, sabe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Ele é muito importante para que eu possa melhorar ainda mais o meu estilo e aquilo que coloco no ar.

As opiniões expressas neste blog são de responsabilidade dos seus autores. Entretanto, não serão colocados no ar, comentários com palavras de baixo calão ou os que, ainda que sejam anônimos, não tenham um mínimo de identificação como:

Nome, Cidade, Estado, País (se fora do Brasil).

Nota: Para facilitar o envio do seu comentário, retiramos o controle de acesso por meio da inclusão de palavras antes do envio. Agora, basta escrever e enviar.

Atenção! Perguntas específicas, mande-me um e-mail.