Agradeço Por Sua Visita ao Meu Blog

Faça seu comentário com responsabilidade. Ele é muito importante para que eu possa melhorar ainda mais o meu estilo e aquilo que coloco no ar.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

A CULPA FOI MINHA

Por Gil Nunes








Lembro-me que, ainda na tenra idade para entender as complexidades da vida, eu já me preocupava com cada uma delas. Dentro de mim havia um desejo forte e permanente de duvidar que a injustiça pudesse prevalecer sobre a eficiência e desenvoltura da bondade e justiça entre os seres que dividem juntamente com os animais e a natureza, este tão lindo e magnífico Planeta.


Por certo, me enganei. Pois, por décadas presenciei a maldade nos corações dos homens. Vez que por mais que eu fosse otimista e fervoroso em meio às situações sucessivas, ainda assim, constantemente me decepcionava. Eu não me decepcionava com os animais e nem com a natureza, mas com os homens. E Estes por mais incrível que possa parecer, denominados também, de seres humanos.

Durante as décadas passadas vi homens roubando, matando, extorquindo, destruindo vidas como se estivessem fazendo algo normal e corriqueiro, tudo por causa do dinheiro, do poder e da fama.

Porém, notei tanto quanto que existiram e existem pessoas que procuram ajudar as outras incondicionalmente e deliberadamente. Elas são exatamente aquelas pessoas que mesmo tendo pouco o pouco se multiplica. Isto, digo, não somente com relação às questões financeiras e materiais. Todavia, falo das riquezas essenciais. Aquelas que sustentam de fato a nossa alma fixando nossa existência numa estrutura bem formada, segura, corajosa, profunda, enraizada numa terra que se chama felicidade.

É certo que independentemente de qualquer situação, as pessoas podem fazer a escolha e serem o que são do jeito delas. Sim, ninguém vai impedir. Ninguém deve impedir. Já não diz aquele jargão? – “Deus deu uma vida para que cada um cuide da sua.” Então, por isso, obviamente respeitando as leis do país em que vivemos, podemos ser o que bem quisermos.

Eu escolhi amar mais, me dar mais, me envolver mais, me expor mais, me arriscar mais, me preocupar mais com as pessoas, com os animais e com a natureza, independente de serem; minha família, meus familiares, meus parentes, meus vizinhos, meus amigos, meus colegas, meus conhecidos, meus compatriotas..., para mim pouco interessa se elas moram perto da minha casa ou em qualquer outra parte da Terra. Eu simplesmente me preocupo e luto por elas por meio das minhas condições pequenas e grandes em relação ao caso concreto.

Destarte, sei que a culpa foi minha de entender e crescer dentro desta visão tão desesperadora em dados momentos, e em outros, reconfortante, visto que dentro de mim constantemente bate uma certeza absoluta de que tudo dará certo. A comida chegará aos famintos, a educação será deliberadamente concedida e ministrada por meio de aulas magnas aos acadêmicos que têm sede do conhecimento, o remédio chegará aos doentes para curar suas enfermidades, um lugar digno para morar será dado a quem não tem teto, os recursos dos tributos não encherão mais os bolsos dos corruptos e corruptores, a maldade não terá as forças que sempre teve para frear o bem que proporciona a mais doce felicidade a qual; dinheiro, poder e fama não podem comprar.

E, dentro desta minha abstração, acalento minha alma, entendo que a culpa foi minha de querer andar na contramão da “razão”. Esta, sobretudo utilizada pelos que gostam de generalizar tudo e todos com o fim de tirarem todo o proveito do mundo e também de todas as circunstâncias desta vida, pelo menos enquanto vivem. Sim, a culpa foi minha. Sinto-me culpado, entretanto, um culpado feliz e apaixonado pela natureza, pelos seres humanos e pelos animais. Sim, A culpa foi minha. Eu confesso e não nego.

23 comentários:

  1. Gil, você quer me matar do coração? Que lindo!!!!! Amei!!!!! O que mais gosto em você? Sua visão adolescente de observar e encarar o mundo. Desse jeito você me transporta pra minha adolescência e me faz ter vontade de viver, amar mais e ser plenamente feliz. Adorei tudo que escreveu!!! Você é o máximo!!! Bjs!!!
    Re, Barueri, SP

    ResponderExcluir
  2. Gil, precisamos continuar com nossa maneira própria de ver e agir diante dos acontecimentos. Sua forma de entender a vida e as pessoas nos incentiva a viver e fazer também uns pelos outros. Fiquei maravilhada com seu novo post meu querido!!! Parabéns!!! Bjs!!!
    Heleonora, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  3. Gil, Lindo!!! Você me encanta sempre que escreve algo!!! O que você acabou de escrever fala tudo que sinto e não consigo explicar. Lindo!!! Lindo!!! Um beijo!!!
    Letícia, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  4. Gil, fico comovida e feliz ao ler o que você escreve. Achei lindo o que você escreveu. E que sorrindo maravilhoso cheio de vida desse menino lindo, fofo!!! Estou maravilhada!!! Bjs!!!
    Marta, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  5. Gil, se todo mundo fosse preocupado com tudo que acontece na vida das pessoas, dos animais e da natureza, tudo seria bem diferente do que é hoje. Achei divino o que escreveu!! E esse garotinho lindo? Uma gracinha!!! Bjs!!!
    Walkiria, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  6. Gil, meu caro, as crianças de hoje são os adultos de amanhã. É necessário nos preocupar desde cedo com as situações que nos cercam. As pessoas melhores preparadas começam cedo com suas preocupações e ajuda mútua no que lhe couber. Gostei amigo! Abraços!
    Moreira, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  7. Gil, me emocionei e chorei até não ter mais lágrimas. Você é uma pessoa especial mesmo!!! Tudo que você escreve mexe comigo. Me ensina. Me conforta. Me emociona. Me traz uma paz e uma alegria contagiante meu querido e amado Escritor!!! Em todos esses anos que leio o que você escreve me faz crescer avivando meu coração entendimento e sentimento!!! Adorei!!!! Um beijo com carinho e amor desta sua fã!!!!
    Laura, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  8. Gil, pena que a maior parte das pessoas não pensam e nem sentem do jeito que você pensa e sente meu amigo. Pra mim ficou a lição. Grande abraço!!!
    Rodolfo, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  9. Gil, faz falta olharmos para a vida e agirmos desse jeito uns com os outros. Oportunidade não falta para mudar o hoje e os amanhãs de nossa vida meu querido. Parabéns!!! Bjs!!!
    Fátima, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  10. Gil, fico vendo na televisão as atrocidades provocadas pelos seres “humanos” por causa justamente do dinheiro, do poder e da fama como você claramente exemplificou no seu novo texto. Você falou tudo! Vejo as pessoas perdendo tempo com coisas que não levam a nada. Seu novo post nos faz refletir sobre como precisamos agir nas situações com o objetivo de ajudar as pessoas. Pra mim, só as pessoas iluminadas conseguem enxergar dentro do ponto de vista de ajuda mútua. Você é um anjo lindo!!! Parabéns!!! Bjs!!!!
    Norma, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  11. Gil, com essa reflexão eu duvido que ninguém aprenda a viver um pouquinho melhor ajudando seu próximo. A gente vê as pessoas cuidando do seu próprio umbigo esquecendo que outras sofrem no mundo todo. É fácil dizer que não se importa e que é assim mesmo. Eu me importo sim. Você se importa. Por isso precisamos fazer uma corrente do bem nos preocupando uns com os outros incondicionalmente como você frisou. Fiquei apaixonada pelo seu texto e pela foto desse menino lindo e terno!!! Um beijo da sua fãzoca!!!
    Philomena, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  12. Gil, resumidamente você nos mostrou o essencial pra vida. Seu texto me cativou meu querido menino adolescente Escritor favorito!!! Bjs!!!!
    Maitê, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  13. Gil, o mundo está cheio de ratos e ratas que roubam e matam as pessoas. Fico horrorizada com a maldade no mundo. A falta de amor das pessoas me deixa doente. Seu post mostrou uma realidade que devemos acordar pra ela. Ajudar, servir e se contentar com o ganho honesto na simplicidade da vida como você vem escrevendo durante todos esses anos. Meu querido seu post é sensacional!!! Parabéns!!! Parabéns com todo meu carinho e amor!!! Bjs!!!
    Carla, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  14. Gil, como não devemos nos apaixonar pelo nosso Escritor do coração? Pra mim é impossível!!! O texto a foto sorridente desse docinho maravilhoso!!! Você coloca as palavras encaixadas nos seus devidos lugares!!! Parabéns pelo dom de escrever!!! Beijos!!!!
    Virginia, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  15. Gil, você invadiu meu coração, meu corpo, minha alma e tudo o mais que possa entender como invasão de coisas boas. Seu texto está perfeito! A mensagem que ele passa é de uma alegria impressionante. Gostei!!! Bjs!!!
    Samara, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  16. Gil, os corruptos e corruptores não vão mudar. Quando um morre nasce centenas. O dinheiro, a fama e o poder são fascinantes. O mundo está completamente perdido. Arruinado!!! Não creio que haja mudança. Mas sua visão de mundo é esplêndida!!! No mínimo eu aprendi e preciso por em prática algumas coisas aqui. Parabéns!!! Bjs!!!
    Lise, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  17. Gil, esses caras que ganham com as desgraças alheias tenho certeza que se já morreram estão queimando no inferno e quem não morreu ainda vai queimar. Abraços!!! Fui!!!
    Gilberto, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  18. Gil, a injustiça é coisa que estraga, acaba com as pessoas. Legal seu post amigo! Abraço!
    Fábio, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  19. Gil, a natureza humana é de maldade e não de bondade. Você eu e os outros nos decepcionamos e continuaremos nos decepcionando. Esse mundão tá ferrado! Abração!
    Nogueira, São Bernardo do Campo, SP

    ResponderExcluir
  20. Gil, você consegue extrair a pureza de dentro da gente. Lindo, maravilhoso, tudo de bom seu novo post meu querido e amado Escritor!!! Bjs!!!
    Paola, Barueri, SP

    ResponderExcluir
  21. Gil, só quem conhece você sabe do que você é feito jovem sério Escritor adolescente maduro e consciente. Amo tudo que você escreve meu adorável homem das letras!!! Bjs!!!
    Letícia, Barueri, SP

    ResponderExcluir
  22. Gil, meu caro! Só você consegue passar uma visão sorridente e pura do mundo com relação às pessoas e seus atos umas com as outras. Me apaixonei pelo seu texto!!! Você é um homem brilhante e incentivador da humanidade no mundo!!! Bjs!!!
    Amanda, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  23. Gil, tamo junto meu amor! “A comida chegará aos famintos, a educação será deliberadamente concedida e ministrada por meio de aulas magnas aos acadêmicos que têm sede do conhecimento, o remédio chegará aos doentes para curar suas enfermidades, um lugar digno para morar será dado a quem não tem teto, os recursos dos tributos não encherão mais os bolsos dos corruptos e corruptores, a maldade não terá as forças que sempre teve para frear o bem que proporciona a mais doce felicidade a qual; dinheiro, poder e fama não podem comprar.” Adorei tudo!!! Bjs!!!!!
    Vera, São Paulo, SP

    ResponderExcluir

Faça seu comentário. Ele é muito importante para que eu possa melhorar ainda mais o meu estilo e aquilo que coloco no ar.

As opiniões expressas neste blog são de responsabilidade dos seus autores. Entretanto, não serão colocados no ar, comentários com palavras de baixo calão ou os que, ainda que sejam anônimos, não tenham um mínimo de identificação como:

Nome, Cidade, Estado, País (se fora do Brasil).

Nota: Para facilitar o envio do seu comentário, retiramos o controle de acesso por meio da inclusão de palavras antes do envio. Agora, basta escrever e enviar.

Atenção! Perguntas específicas, mande-me um e-mail.