sábado, 26 de novembro de 2011

Notícias Diferentes Nos Jornais

Por Gil Nunes

Eu sei que existem muitas perspectivas individualmente em cada um de nós, os que anseiam por dias melhores para todos, principalmente em relação à paz mundial.

E hoje, Sábado, fiquei até tarde na cama, e ali, demorei, pensando e dizendo para mim mesmo - Como seria maravilhoso, se ao levantar-nos, após uma boa e gostosa noite de descanso, despreguiçar-nos, tomarmos um banho melhor de todos os banhos já tomados em toda a vida, depois, participarmos de uma mesa farta de um café da manhã dos sonhos, na companhia das pessoas que mais amamos nessa vida, e em seguida, ao lermos os jornais, constatarmos que:

Já não existem mais guerras em todo o Planeta, e que os chefes de Estados resolveram criar um mutirão para salvar vidas em qualquer lugar do mundo, caso algumas delas encontrem-se em algum perigo, vez que, uns resolveram passar seus conhecimentos para outros, no sentido de maior sobrevivência de todos, no caso de alguma necessidade em virtude de algum distúrbio da natureza.

As doenças, também, já não existem mais, visto que todas elas, foram erradicadas pelas autoridades de todos os países por todo o mundo, devido àquele mutirão que juntos, criaram para o bem de todos.

Houve também, um grande arrependimento nas pessoas, de maneira tal, que umas procuraram as outras, com o fim de pedirem perdão pelos seus erros e por suas maldades, dantes praticados e que tanto haviam prejudicado seus semelhantes..., e que, além de pedirem perdão, resolveram reparar todos os danos; sentimentais, psicológicos, físicos, materiais, financeiros...

Em toda parte do mundo, todos passaram a ter água, comida, lugar para morar dignamente, educação, meio pelo qual, todos puderam crescer no entendimento das coisas mais simples, até às ciências mais complexas.

Os pais passaram a respeitar e cuidar melhor dos seus filhos, e os filhos, tanto quanto, fixaram em honrar seus pais em todos os princípios que regem a vida familiar e social.

Já não há mais idosos nos asilos, nem crianças nos orfanatos, nem pobres nas ruas, nem pessoas perdidas e abandonadas nos vícios...

Os políticos e governantes, tornaram-se todos honestos na medida de cem por cento, e, foi exatamente por este motivo, que sobraram todos os recursos advindos dos tributos pagos por todos, e assim, além de todos terem acesso a tudo de bom, necessário e muito mais, os caixas das máquinas públicas em toda parte do mundo, ficaram abarrotados de dinheiro.

As pessoas não morreram mais por causa das brigas, dos assaltos, das drogas, dos acidentes de veículos ou das quedas de aeronaves, e muito menos, por causa do desleixo das entidades públicas nos seus três poderes.

Esporte, lazer, lugares devidamente adequados para excelente convivência entre as pessoas no intuito de desenvolverem suas vidas de maneira que de fato as beneficiem para maior desenvolvimento da pessoa humana... na sua dignidade.

E, depois de ter pensado em tudo isso, levantei-me... e fui tomar banho...

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

A Habilidade Para Amar..

Por Gil Nunes

Neste exato momento, provavelmente, sei que pessoas em toda parte do mundo, estão se perguntando – Como devo amar? Será que do jeito que amo é certo? Será que o amor ou amar é assim?

Outras, provavelmente, neste momento, devem afirmar – Eu não sei amar. Eu sei que não sei amar por causa dos resultados completamente adversos do próprio jeito do amor.

Mas, eu pergunto – Será que amar é se apegar? Ou Amar é se desapegar? Ou ainda, Amar é tomar posse? Ou se desapossar? Ou mesmo, amar é não amar muito? Amar menos? Ou amar seria não amar para se ter a certeza de que verdadeiramente se ama?

Sim, realmente, falar do amor, do seu significado, dos seus atos, dos seus porquês, é muito difícil, acredito que nenhum de nós neste mundo temos a capacidade para tão árdua tarefa.

Ocorre que, mesmo sem a mínima capacidade de dissertarmos sobre o amor, usamos de ousadia com o firme propósito de torná-lo mais evidente em nós, nas pessoas que um dia fizeram parte da nossa vida, das que fazem parte, e também, daquelas que um dia farão.

Acontece que o amor, está muito acima da possibilidade de discernimento da mente e do coração humano. Ele é nobre, sublime e eterno.

Portanto, ainda que dentro da minha deficiência na escrita, da minha falta de conhecimento e de entendimento, buscarei aqui, demonstrar algumas nuances referentes ao amor e suas realizações ou não na habilidade para amar.

Para mim, o amor não é uma habilidade, mas ter habilidade para amar é necessário a todos os que desejam amar..

A habilidade para amar, entendo que seja, a formação de algo que não existe ou que jamais pensaríamos que viesse existir. Seria o mesmo que, nunca ter sentido algo, passar a sentir por causa de muitos fatores que levaram àquele sentimento.

Sentir e respirar independe da razão, isto quer dizer que amor não é igual a razão, todavia, amar é o resultado do amor.

Sei, entretanto, que, quando a razão é mais forte que o sentimento que se poderia sentir, o amor perderá da razão., ao passo que, se o sentimento de amor for maior e mais forte que a razão, o amor vence.

Por fim, a habilidade para amar é cuidar, não deixar que brote gosto de amargura na vida de quem se ama, é querer que a pessoa amada esteja sempre viva em todos os sentidos e aspectos, é querer que ela mais receba do que aquilo que tenha oferecido, é querer vê-la nutrida de todos os sentimentos e pensamentos bons, aqueles que elevam a alma, os sonhos, dias melhores, principalmente no presente do amanhecer de cada dia, é querer lhe dar a certeza de que esse amor é real, lindo, magnífico, esplendido e tão necessário.

A habilidade para amar é a disponibilidade livre da liberdade de deixar que se vá, se quiser, porque se voltar é prova de que ali não existe somente razão ou falta de amor, mas também, uma habilidade para amar aquele ou aquela que com habilidade para amar, igualmente ama. 

Agora, se era razão ou falta de amor, a razão ou a falta de amor ganham, e o amor perde., vez que, se não havia habilidade para amar, nem amor, mas só razão, melhor mesmo é que se vá devido a imperdoável falta da habilidade para amar.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Míseros Minutos de Fama Mundial

Por Gil Nunes

O que os seres humanos não fazem por alguns míseros minutos de fama mundial.

Sim, foi o que aconteceu com alguns policiais americanos na UC Davis - Universidade da Califórnia.

Quando um deles, de forma aparentemente calma, mansa e pacífica, lançou spray de pimenta nos olhos dos alunos universitários (e estes, dentro da minha ótica, os verdadeiramente conscientes daquela nação), também americanos, que, após tal barbárie, são defendidos pelos demais civis que estão ali no campus.

Após a "façanha", os policiais ficaram de um jeito que até se pareciam com pássaros selvagens, que, após atacar suas presas, observam a reação do pós ataque., a cena se torna até mesmo ridícula., visto que deveriam caçar bandidos nas ruas da cidade., mas não, por ordem de uma incompetente reitora (Linda Katehi), preferiram vergonhosamente usar de extrema covardia com jovens que se preparam, para, quem sabe, melhor dirigir aquele país.

Em seguida, os civis, (que antes estavam quietos), revoltados, começaram a gritar – Vergonha! Vergonha! Vergonha! – Botando os desavisados policiais para fora do local.

Agora, como você se sentiria se estivesse ali, no lugar daqueles jovens, um dos seus filhos, ou até mesmo você?

Estamos em pleno Século XXI, e o governo americano ainda não aprendeu a resolver seus conflitos de maneira democrática.

Se o governo americano trata os seus compatriotas desse jeito, imaginemos então como deve tratar aqueles que ele tem por inimigos.


Assista ao vídeo e diga o que sente ao ver isto


Senhores governantes americanos, nem tudo neste mundo deve ser por meio da força e da violência., principalmente quando ela ocorre de forma gratuita.

Pergunto-lhes - Onde está o senso cristão tão largamente divulgado entre as Nações por vocês mesmos?

Acredito que esses policiais teriam muito mais sucesso em Hollywood, Los Angeles., também na Califórnia.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Repertório da Vida..

Por Gil Nunes

Comparo a vida com o repertório de várias músicas com seus sons diferentes, mas ao mesmo tempo, harmônicos entre si.

Sim, as músicas, mesmo sendo diferentes umas das outras, podem trazer um motivo, um pensamento, uma lembrança, um sentimento, um norte, uma necessidade, uma satisfação, uma consequência, uma maneira diferente de ver as coisas, as pessoas, o mundo, o universo..

Em tudo que fazemos, tendo uma música de fundo, fica muito mais bonito, mais vivo, mais sentimental, mais irracional, mais motivador, mais colorido, mais singelo.. e com mais amor.

Vamos imaginar uma história contada com e sem uma música de fundo, ou um filme que assistimos com e sem uma trilha sonora., a música faz a diferença nas nossas vidas.

A própria vida, comparada com os sons das músicas, bom que siga um roteiro, mesmo que não seja dentro de um padrão, portanto, livre, dentro das suas diversidades imensuráveis, percorra os mais altos patamares de interação na convivência, numa sintonia que eleve a vida na vida.

Observemos por exemplo, o coração, ele bate quatro por quatro, sem nenhuma lógica, sem qualquer razão, pois o coração não pensa, ele apenas bate, bate fazendo parte do repertório da vida que dele necessita para ser vida e manter-se em perfeita harmonia com o todo que a envolve, proporcionando um mundo de benefícios e vantagens para que a vida seja rica e enriquecedora em muitos outros sentidos.

Nessa mesma sintonia, sabemos que os olhos nunca se cansam de olhar, o nariz de respirar, as mãos de tocar, os pés de andar, o coração de sentir e de amar, a mente de pensar, o corpo de querer o sono ou o exercício físico.

Na verdade, somos necessitados da presença das outras pessoas em nossas vidas, fazemos parte de um propósito de enfeitar as vidas uns dos outros com o que somos, pensamos, falamos, sentimos, fazemos, criamos..

Por isso, o repertório da vida é belo, na verdade, incomparável, aqui, o comparei com a música, pois, é a que mais se parece e se aproxima do repertório da vida., se quisermos criar músicas, o infinito é o limite, a vida também, o infinito é o seu limite.

Finalmente, se temos momentos bons ou ruins na vida, não importa, o que importa mesmo é entendermos a dinâmica do repertório da vida., precisamos, com a emoção e um toque de razão, usufruir de tudo aquilo que nos é dado ou daquilo que conseguirmos com os nossos esforços pessoais, dividindo sempre com os que estão à nossa volta., acredito que viver o repertório da vida de modo tacanho, seja uma contrariedade para com a essência deste repertório lindo, que é o repertório da vida.

sábado, 12 de novembro de 2011

Nas Próximas Eleições..

Por Gil Nunes

Há algum tempo venho observando as cidades do nosso lindo País., infelizmente tenho visto coisas ruins, desagradáveis, nutridas pelo excesso de covardia por parte desses incompetentes governantes cujos quais foram escolhidos por nós mesmos.

O que tem ocorrido é que, após serem empossados, aparentemente recebem um espírito de irresponsabilidade e de um disfarçado autoritarismo por meio da falta de zelo e dos cuidados em prol do povo, mesmo recebendo do bolso de cada um de nós, bilhões em dinheiro vivo.. usam de prepotência.. quando deveriam se colocar na condição de servidores púbicos..


 Vivemos Papéis Invertidos

As ocorrências em todos os Estados e Cidades do Brasil, têm sido simplesmente uma vergonha e um horrendo descaso para com a vida da população votante.


Existem Corruptos em Todos os Lugares.. 

É por isso que, quando você vir um mendigo na rua de sua cidade, do jeito que você puder, ajude-o a sair da infeliz situação em que ele se encontra, mas não se esqueça de anotar os nomes do Prefeito de sua Cidade, do Governador de seu Estado, do Presidente da República, pois são eles os responsáveis pelo infortúnio daquele pobre mendigo.


Cadê o Dinheiro dos Tributos; Impostos, Contribuições Social, de Melhoria..?

Por isso, nas próximas eleições, NÃO VOTE NELES., esclareça aos seus parentes e amigos quanto a esta conscientização.


Os Partidos Políticos Não Estão Imunes Quanto a Terem Corruptos No Rol de Filiados 
Governando Com Irresponsabilidade e Corrupção..

Não sei se você já observou, são bilhões e mais bilhões pagos em tributos aos Governos, mas OS GOVERNANTES NÃO FAZEM NADA PARA TIRAR O POVO DA MISÉRIA. SÃO MILHARES DE PESSOAS ABANDONADAS NAS RUAS DAS CIDADES E ELES NÃO FAZEM ABSOLUTAMENTE NADA., o dinheiro está sendo destinado para asfaltos, viadutos, aeroportos, estádios, ENQUANTO A POPULAÇÃO ESTÁ MORRENDO FORA E NOS CORREDORES DOS HOSPITAIS SUCATAS EM TODO PAÍS.


Onde Mora o Prefeito de Sua Cidade? Onde Mora o Governador do Seu Estado? 
Onde Mora Nossa Presidente ou Nosso Presidente da República Federativa do Brasil?

SE VOCÊ É UM EMPRESÁRIO, ou EMPRESÁRIA, que honestamente cumpre com seu dever de pagar seus impostos em dia como tenho feito, SEJA CONSCIENTE E FAÇA COMO ESTOU FAZENDO AQUI., COBRE JUNTAMENTE COMIGO DAQUELES QUE FORAM ELEITOS E QUE NADA TÊM FEITO EM PROL DE UM BRASIL MAIS DÍGNO, MAIS JUSTO,  MENOS CORRUPTO E MENOS CORRUPTOR PARA QUE O NOSSO POVO QUE TANTO SOFRE PELO DESCASO DOS QUE DEVEM ESTAR FORA DA MÁQUINA PÚBLICA NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES POSSA RESPIRAR AO INVÉS DE SE AFOGAR EM TODA ESSA SUJEIRA CRIADA PELOS QUE TÊM EXCELENTES DISCURSOS, MAS COMPOSTO POR MENTIRA E PELO AMOR DOENTIO AO PODER, AO DINHEIRO E À BOA VIDA PARA ELE E SEUS FAMILIARES.


 O Prefeito, o Governador, o Presidente ou Presidenta.., 
Têm Obrigação de Cuidar de Verdade dos Doentes Viciados nas Drogas.
Não adianta jogar esta responsabilidade para a sociedade ou para as instituições religiosas.

É MELHOR QUE VOTEMOS NUM DESCONHECIDO. NÃO DO MESMO PARTIDO DOS DE SEMPRE. PRECISAMOS TIRAR NOSSO LINDO PAÍS, BRASIL DAS AMARRAS DA CORRUPÇÃO EM TODAS AS CIDADES, ESTADOS E DISTRITO FEDERAL BRASILEIROS.

Não se Venda. Não Venda Seu Voto.

VAMOS DEIXAR DE OBSERVAR MERAMENTE OS PARTIDOS, VAMOS NOS FIXAR NA PESSOA, NO CANDIDATO E NÃO NO PARTIDO., EXCETO SE ELE JÁ FAZ PARTE DE UM PARTIDO QUE NADA TEM FEITO PELO POVO QUE SOFRE. 


 Veja a Situação do Nosso Povo Votante

Não se esqueça, É NO VOTO QUE FAREMOS UMA VARREÇÃO EM TODOS OS CANTOS DA CASA; Município, Estado, Distrito Federal e União.


Veja em Meio a Este Caos Se Tem Algum Eleito Pelo Povo

Fique tranquilo! Fique tranquila! NÃO SEREI CANDIDATO NAS PRÓXIMAS E EM QUALQUER OUTRA ELEIÇÃO. SOU MUITO MAIS ÚTIL FORA DELA.


 Para Aonde Vai Tanto Dinheiro?

Estou aqui, DEMONSTRANDO MINHA INDIGNAÇÃO COM TODOS ESSES CORRUPTOS NO PODER DANDO AS CARTAS ENQUANTO NOSSO POVO SOFRE E MORRE TODOS OS DIAS POR FALTA DE ATENDIMENTO-DEVER DO ESTADO.


 Cada Vez Aumenta Mais e Nada é Feito em Prol da População

Pare de ficar somente reclamando, COBRE PROVIDÊNCIAS DOS ATUAIS GOVERNANTES INCOMPETENTES, SE MOBILIZE COM OUTROS QUE ESTÃO CANSADOS DESSA BARBÁRIE QUE FAZEM CONTRA NOSSO POVO, TENDO O AGRAVANTE DE SE  UTILIZAREM DOS NOSSOS PRÓPRIOS RECURSOS (BILHÕES..) PAGOS POR CADA UM DE NÓS E DE NOSSAS EMPRESAS POR MEIO DOS TRIBUTOS..


 O Brasil é Um País de Todos Nós.

VAMOS NOS UNIR NESTE MESMO PENSAMENTO E SENTIMENTO. PEÇO QUE DIVULGUEM ESTA MINHA INDIGNAÇÃO NAS REDES SOCIAIS, QUE CREIO SER A SUA, E TAMBÉM DE TANTOS OUTROS QUE ANELAM DIAS MELHORES PARA O NOSSO LINDO BRASIL.   

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Quando Sonhamos..

Por Gil Nunes

Sempre que dormimos, desejamos acordar no dia seguinte para darmos continuidade ao nosso cotidiano., exceto quando estamos num sono profundo.. sonhando coisas boas.. vivenciando algo maravilhoso.. e incompreensível aos que estão fora do sonho..

Quando sonhamos coisas boas, fazemos de tudo para não querermos acordar., nos viramos de um lado para o outro na cama ao mesmo tempo em que perseguimos os mínimos detalhes daquele lindo sonho..

Fazemos isto porque ele nos faz bem, nos faz sentir que vivenciamos de maneira real aquele mundo de sonhos e fantasias.. e quem não gosta de sonhar e fantasiar a própria vida?

Sem sombras de dúvidas, todos nós fantasiamos aquilo que gostaríamos de ser, de não ter sido, de fazer, de não ter feito, de ter, de não ter aquilo que atrapalha e atrasa nossa existência, de ir, de nunca ter ido, de vir, de jamais ter vindo, de procurar, de não querer procurar, de achar, de não ter achado, de se encontrar, de não ter se encontrado, de saber, de não saber, de ouvir, de fechar os ouvidos para certas coisas, de ver, de fechar os olhos para situação desagradáveis, de tocar, de se distanciar, de receber, de não ter recebido, de dar, de não dar.. e assim, interagir nem que seja com os próprios pensamentos e sentimentos..

Estas são umas das poucas liberdades que temos e que nos são disponíveis.. e ninguém deste mundo poderá tirá-las de nós..

Difícil mesmo é quando vivenciamos um sonho em nossa realidade de vida.. sonho que não queremos dele acordar, e às vezes, por causa de um sonho vivido em meio à nossa realidade, perdemos muitos outros privilégios institucionais, rol de amigos, parentes, profissões, estudos, crescimento pessoal; psíquico, filosófico, espiritual, material, financeiro..

E, todo mundo diz – Acorde desse seu sonho! Ele já lhe tem causado infindos prejuízos!

E nós? Certamente; surdos, sentimentos e pensamentos no mundo da lua, numa outra sintonia de entendimento e de compartilhamento..

E quando isso acaba? Quando acordamos do nosso sono. E, quando acordamos, paramos de sonhar. Então, retornamos à nossa realidade. 

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Quando Alguém Tentar..

Por Gil Nunes

Quando alguém tentar destruir sua alegria, lembre-se! Sempre existirá pelo menos um único e grande motivo para você continuar na mais doce realidade de poder sonhar, se alegrar e realizar.

Se por algum motivo, alguém tentar destruir sua moral com pretexto de falsa moralidade, entenda, as pessoas são assim mesmo, a maioria delas inclusive., o importante é que você saiba que todos os seres humanos são falhos, e se houver força de entendimento, de vontade, amor próprio, você, nunca se esquecendo de sua essência, depois de um certo tempo verá que você é o que é, e nada e ninguém vai tirar isso de você, ou seja, seu ser, sua essência, seu conhecimento, sua plenitude de vida.

Ainda num ato de pura vaidade, se alguém tentar provar para quem quer que seja que você não presta, que você não tem valor, que você não é uma pessoa merecedora de confiança, que você é uma pessoa com todos os defeitos do mundo, sinta-se sem a mínima preocupação, pois somente as pessoas que não lhe conhece e que portanto, iguais a quem tenta lhe prejudicar, concordarão com aquilo que fora dito a seu respeito., por outro lado, as pessoas que convivem com você e que realmente sabem quem você é, além de não aceitar qualquer dolo contra sua pessoa, lhe defenderá e lhe dirá tudo o que estiver acontecendo, pois sabem que se trata de pura injustiça, inveja, ciúme.. e que motivos para estas coisas, não faltam, o mundo anda infectado dessas deficiências lotadas nos corações daqueles e daquelas que não conseguem viver suas próprias vidas e que por isso, cuidam da vida dos outros.

Quando você se sentir triste, sem motivação para viver, sem entender os acontecimentos, sem força de expressão, saiba que tudo começa com um sorriso., deixe que seus lábios se expressem por você., e logo você verá que para o começo de um estado melhor de espírito lhe faltou o que? Um sorriso nos lábios? Sim, um sorriso.

Quando alguém, por não ter conseguido aquilo tudo que queria com você, tentar destruir você e tudo o que você representa, acredite! Trata-se de alguém que não sente um mínimo de afeição por você, e o melhor é que você se proteja contra os ataques, use de cautela mas não deixe de viver sua vida, tentar anular o que você é será o propósito de quem teve a intenção de lhe prejudicar., e dentro deste ínterim, não deixe de ser uma pessoa meiga, carinhosa.. você é o que é. Lembre-se!

No demais, se não sabe, aprenda a cantar lindas canções, cantar é um excelente remédio para o corpo, para a alma e também para o espírito do ser humano., se puder, procure aprender tocar algum instrumento, os sons dos instrumentos nos proporcionam intensidades elevadas de uma maior sintonia com o universo da cura, da harmonia, da alegria e do amor nos seus três tipos.  

domingo, 6 de novembro de 2011

Faça Hoje Algo de Bom Por Alguém

Por Gil Nunes


Atualizando-nos com os acontecimentos do nosso dia a dia, é tão comum ouvirmos ou lermos nos jornais que o mundo encontra-se em guerra., as guerras ocorrem por diversos motivos, um tenta se explicar dizendo que a razão lhe favorece e que por isso deve atacar ou se defender., já outro,  fixa-se em seu pensamento obsessivo e se firma na convicção de que mesmo estando errado continuará atacando ou se defendendo.

Em linhas gerais, não se vê quem pare para pensar, refletir e assim, ao invés de fazer guerra, ir em busca da paz com maneiras e modos educados pela civilidade com vistas a fazer o bem.

Por sua vez, fica difícil mudar de conduta, de pensamento, de sentimento em meio a tantas ações do mal em tudo que vemos, ouvimos, falamos, bem como no modo que agimos., somos a todo momento conclamados à guerra, e não à paz, ao amor, à felicidade, à ajuda mútua, ao compartilhar dos bons sentimentos de carinho, de meiguice, de singularidade virtuosa de uma plenitude que nos eleve às veredas das coisas boas, maravilhosas e satisfatórias para todos dentro desse grande sítio Planeta Terra.

Antes de qualquer análise, sim, é bom não se ressentir, não se lamuriar, não se praguejar, não se indignar, não se embravecer a ponto de se desiludir completamente, até por entender que se vive num mundo cão onde quem sobrevive é quem for mais esperto., e isto não é verdade.

Não obstante isso, melhor é o desarmamento das armas literalmente falando, dos sentimentos que fomentam o rancor, o ódio, a aversão, a instabilidade da mente, do corpo e do bom espírito voluntário norteado por um humanismo complacente altruísta e generoso em todos os sentidos.

Mas é necessário que se deixe a cobiça, a inveja e o dolo, pois estes foram o motivo da queda de muita gente que acabou se perdendo e se desviando do verdadeiro sentido da vida., afinal, por que é que nascemos? Por que é que crescemos? Por que é que nos desenvolvemos? Por que é que vivemos? O que é que estamos fazendo aqui? Qual nossa razão maior de ser o que somos?

Estas são todas aquelas perguntas que passamos uma vida inteira nos desviando para que as respostas não sejam dadas, principalmente por nós mesmos.

No entanto, elas devem ser respondidas, não por meio de meras palavras, mas por atos, ações e meio pelo qual não se vislumbre apenas uma maneira platônica de um realismo que jamais se realizou por causa da inércia e de um conformismo de que, melhor é deixar do jeito que está.

Precisaremos ir muito mais além, precisamos agir de verdade, ir contra tudo aquilo que impediu que fôssemos reais e verdadeiros, vez que nossa essência é composta do que é ruim e também do que é bom., e se soubermos, poderemos fazer crescer aquilo que é bom que está dentro de nós, de modo que aquilo que é ruim vá aos poucos se anulando, dando lugar a uma nova história de vida pessoal e de igual modo em relação às vidas dos outros, dos que estão; pertos, próximos ou distantes.

Depreende-se, portanto, que precisaremos iniciar algo bom, verdadeiro, que dure muito, quem sabe, por pelo menos por toda a existência de um ser humano, com o propósito de ajudarmos alguém que precisa muito, falar algo que levante o ânimo de quem estiver desanimado, gastar um pouco do nosso tempo tão precioso com alguém que necessita da nossa presença, da nossa imagem física, pessoal, a ponto de sentir nossa respiração, numa demonstração de que a vida é real., e se este jeito de vida inflamar os corações, os pensamentos e os sentimentos de cada um de nós, quem irá maquinar a guerra ou disseminar o mal ou as perdas e os danos irreparáveis?

Em síntese, faça hoje algo de bom por alguém, se levante, saia dessa cadeira, desse sofá, dessa mesa de trabalho, dessa sua casa, do seu estado de comodismo, de individualismo, de egocentrismo, de introspecção., deixe alguém feliz hoje; uma pessoa, um gato, um cachorro, um peixinho.. faça uma pessoa, uma vila, um bairro, uma cidade, um estado, um país inteiro feliz., se desarme, se ilumine de coisas boas, de uma vontade louca de ser feliz e de fazer os outros se encherem de uma imensa felicidade.      

sábado, 5 de novembro de 2011

Desde a CF de 1988, o Que Mudou no Brasil?

Por Gil Nunes

O que estes três têm em comum?

De 1988 para cá, vem ocorrendo tantas catástrofes envolvendo os três poderes; Legislativo, Executivo e Judiciário, que acredito plenamente que os Doutores Rui Barbosa e Ulisses Guimarães estão a ponto de se revirarem nos seus sagrados túmulos. - (Gil Nunes).

Infelizmente temos que engolir as sujeiras e os desrespeitos sem precedentes por motivos políticos e não de direito, não de real fim social, não de concreto atendimento às necessidades democráticas em prol da devida assistência ao povo brasileiro. - (Gil Nunes).

Acredito que, de 1988, até o presente momento, diferentemente do que vislumbrou o Presidente da Câmara dos Deputados Federais do Brasil, patriarca do Estado Democrático de Direito, Doutor Ulisses Guimarães, vive-se uma abrupta ditadura, não militar, mas, ao invés da separação entre os três poderes, a junção, a indevida união entre eles, fulminando todo e qualquer direito do povo, para quem, todos os servidores públicos devem se voltar, mas ao contrário disto, eles mais se apresentam como se reis e rainhas fossem, principalmente por trazerem moldes de outros países com o firme propósito de impor por meio de leis criadas, aceitas e ratificadas pelos três poderes, gerando com tais atos danosos e irresponsáveis, grandes perdas a toda população brasileira., população esta que se comporta como se ovelha fosse, muda, não diz nada, mas apenas aceita e se conforma com essas injustiças que dão o nome de decisões acertadas, com esses disparates nefastos e portanto, cruéis. - (Gil Nunes).

Hoje, a falta de controle dos três poderes está estabelecida, não existe nada e ninguém que freie os atos individuais de cada um deles., eles fazem o que querem individualmente e em outros momentos conjuntamente, desrespeitando Princípios Constitucionais impondo que suas decisões erradas estariam certas. Até quando o povo brasileiro irá se preocupar somente com cerveja, samba, futebol e novela? - (Gil Nunes). 

Observemos o que falou Ulisses Guimarães, e comparemos com o que ocorre atualmente no Brasil:

Vamos tomar essa Bastilha nojenta e repugnante que é o Colégio Eleitoral, um câncer que está apodrecendo a política e matando a nação. Obs.: No comício de Curitiba, o primeiro do ano pelas eleições diretas para presidente, em 12 de janeiro de 1984. - (Ulisses Guimarães).

Pergunto-lhe, o que mudou de 1988, até o presente momento? - (Gil Nunes).

Está havendo uma aritmética fascista na qual 5 é igual a 0, pois um único erro anula todo o voto. Obs.: Sobre o modelo de cédula que qualificou como 'um assalto às eleições' em 1982. - (Ulisses Guimarães).

Afirmo aqui com todas as letras - Num Estado onde os três poderes andam de mãos dadas, o perigo é para o povo que vivencia perdas irreparáveis. - (Gil Nunes).

Eu tenho ódio e nojo à ditadura. Obs.: No discurso da promulgação da Constituição, em 5 de outubro de 1988. - (Ulisses Guimarães).

Tenho a nítida convicção de que a ditadura não existe somente por meio do militarismo, existem muitas outras ditaduras, como por exemplo: a da falsa democracia, a do falso estado democrático de direito, e a do falso devido processo legal. - (Gil Nunes).

Enquanto houver cachaça, samba, carnaval, mulata e campeonato de futebol, não haverá rebelião no Brasil. O coríntians segura mais o povo do que a Lei de Segurança Nacional. - (Ulisses Guimarães).

A grande força da democracia é confessar-se falível de imperfeição e impureza, o que não acontece com os sistemas totalitários, que se autopromovem em perfeitos e oniscientes para que sejam irresponsáveis e onipotentes. - (Ulisses Guimarães).

Há fidelidade e finalidade, como há cadeia e cadeia. Há a cadeia do opróbrio que é a cadeia do ladrão, do assassino, do proxeneta. Há a cadeia que é honra e glória, a cadeia de Tiradentes, de Mangabeira, de Siqueira Campos, de Juscelino Kubitschek, de Armando Sales Oliveira, de Júlio de Mesquita, de Sobral Pinto, dos jornalistas Castelo Branco e Wladimir Herzog. - (Ulisses Guimarães).

Adoro as campanhas políticas. Dão-me transporte, de comer e de beber, o melhor quarto da casa, aplausos, votos, e ainda me chamam de estadista. - (Ulisses Guimarães).

O poder não corrompe o homem; é o homem que corrompe o poder. O homem é o grande poluidor, da natureza, do próprio homem, do poder. Se o poder fosse corruptor, seria maldito e proscrito, o que acarretaria a anarquia. - (Ulisses Guimarães).

Os partidos políticos existem para alcançar o poder. Obs.: Em entrevista à Revista veja, em junho de 1971. - (Ulisses Guimarães).

Será que você consegue enxergar alguma mudança real em favor do povo votante, a contar da promulgação da Constituição de 1988, até o presente momento? - (Gil Nunes).

A Democracia se faz com o acesso do povo aos recursos disponíveis. E isto, não vem ocorrendo. - (Gil Nunes).

Entretanto, uma minoria vem tirando proveito, que, conforme a Constituição Federal Brasileira, pertence ao povo. - ( Gil Nunes).

A base da verdadeira Democracia, se dá na separação dos três poderes nas suas convicções, atos e decisões, também de fato, e não só no pepel e nos discursos. - (Gil Nunes).

O Brasil é um País que pertence a todos nós brasileiros. - (Gil Nunes).

Certa vez perguntaram-me - Por que você não ingressa na vida política? - Respondi - Porque tenho certeza que não serei um bom político. Por isso, me limito a observá-la ao mesmo tempo que levo conhecimento, informação crítica e consciente ao povo. - (Gil Nunes).

Agora, as frases de Rui Barbosa:

Amigos e inimigos estão em posições trocadas. Uns nos querem mal, fazem-nos bem. Outros almejam o bem e nos fazem mal. - (Rui Barbosa). 

No culto dos grandes homens não pode entrar a adulação. - (Rui Barbosa). 

Criaturas que nasceram para ser devoradas, não aprendem a deixar-se devorar. - (Rui Barbosa). 

A mesma natureza humana, propensa sempre a cativar os subservientes, nos ensina a defender-nos contra os ambiciosos. - (Rui Barbosa). 

Toda a capacidade dos nossos estadistas se esvai na intriga, na astúcia, na cabala, na vingança, na inveja, na condescendência com o abuso, na salvação das aparências, no desleixo do futuro. - (Rui Barbosa). 

Se os fracos não tem a força das armas, que se armem com a força do seu direito, com a afirmação do seu direito, entregando-se por ele a todos os sacrifícios necessários para que o mundo não lhes desconheça o caráter de entidades dignas de existência na comunhão internacional. - (Rui Barbosa). 

O escritor curto em idéias e fatos será, naturalmente, um autor de idéias curtas, assim como de um sujeito de escasso miolo na cachola, de uma cabeça de coco velado, não se poderá esperar senão breves análises e chochas tolices. - (Rui Barbosa). 

Maior que a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não ter lutado ! - (Rui Barbosa). 

A esperança é o mais tenaz dos sentimentos humanos: o náufrago, o condenado, o moribundo aferram-se-lhe convulsivamente aos últimos rebentos ressequidos. Obs.: A Ditadura de 1893. - (Rui Barbosa). 

Eu não troco a justiça pela soberba. Eu não deixo o direito pela força. Eu não esqueço a fraternidade pela tolerância. Eu não substituo a fé pela superstição, a realidade pelo ídolo. - (Rui Barbosa). 

Dilatai a fraternidade cristã, e chegareis das afeições individuais às solidariedades coletivas, da família à nação, da nação à humanidade. - (Rui Barbosa). 

O governo da demagogia não passa disso: o governo do medo. - (Rui Barbosa). 

A justiça atrasada não é justiça, senão injustiça qualificada e manifesta. - (Rui Barbosa). 

A escravidão do negro é a mutilação da liberdade do branco. - (Rui Barbosa). 

A verdadeira igualdade consiste em aquinhoar desigualmente seres desiguais. - (Rui Barbosa). 

De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto. - (Rui Barbosa). 

Medo, venalidade, paixão partidária, respeito pessoal, subserviência, espírito conservador, interpretação restritiva, razão de estado, interesse supremo, como quer te chames, prevaricação judiciária, não escaparás ao ferrete de Pilatos! O bom ladrão salvou-se. Mas não há salvação para o juiz covarde. - (Rui Barbosa). 

A miopia intelectual é a mais constante geradora do egoísmo. - (Rui Barbosa). 

A força não constrói, não une, não pacifica. Os grandes exércitos e os armamentos são o infortúnio e o desassossego dos países militarizados. - (Rui Barbosa). 

A imprensa é a vista da nação. Por ela é que a nação acompanha o que lhe passa ao perto e ao longe, enxerga o que lhe malfazem, devassa o que lhe ocultam e tramam, colhe o que lhe sonegam, ou roubam, percebe onde lhe alvejam, ou nodoam, mede o que lhe cerceiam, ou destroem, vela pelo que lhe interessa, e se acautela do que ameaça. - (Rui Barbosa). 

As leis que não protegem nossos adversários não podem proteger-nos. - (Rui Barbosa). 

Uma raça, cujo espírito não defende o seu solo e o seu idioma, entrega a alma ao estrangeiro, antes de ser por ele absorvida. - (Rui Barbosa). 

A vida parlamentar, a administração e o jornalismo têm sido, em toda parte, os mais poderosos corruptores da língua e do bom gosto. - (Rui Barbosa). 

Não há nada mais relevante para a vida social que a formação do sentimento da justiça. - (Rui Barbosa). 

A justiça pode irritar-se porque é precária. A verdade não se impacienta, porque é eterna. - (Rui Barbosa). 

Muito há que alguém disse: 'O sábio sabe que não sabe'. - (Rui Barbosa). 

Quem não luta pelos seus direitos não é digno deles. - (Rui Barbosa). 

Observadas todas estas frases, pergunto-lhe – O que mudou hoje? - (Gil Nunes).

Hoje, estou muito preocupado com a segurança jurídica no Brasil., as decisões judiciárias se dão muito mais devido às preferências políticas do que pelos reais e necessários cumprimentos da Constituição, da ordem, do progresso e dos anseios com vistas a suprirem as necessidades do povo que sofre por falta da devida separação entre os três poderes. - (Gil Nunes).

Volto a fazer minha primeira pergunta - O que Gil Nunes, Rui Barbosa e Ulisses Guimarães têm em comum? - Revolta, repúdio, indignação? - (Gil Nunes).

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Provar a Existência de Deus?

Por Gil Nunes

Antes que eu comece a dissertar sobre este assunto, quero deixar claro que respeito a crença ou a falta dela em toda e qualquer pessoa.

Acredito que somos livres para acreditar ou não naquilo que queremos e que não queremos.

Isto porque, ninguém neste mundo cheio de tanta imperfeição, e quando digo mundo, digo pessoas imperfeitas nas suas relações humanas e/ou espirituais, (das quais, eu sou a principal)., é dono da verdade.

Muito bem, eu conversava com um amigo, e ele indagou-me – Já que você é um Cristão, quero que me prove que Deus existe., confesso que fiquei surpreendido com a postura dele sobre este assunto., neste momento, estávamos num lugar arborizado, havia um vento refrescante e um lindo dia de Sol., olhei para as árvores, observei suas folhas e galhos balançando, vez que enquanto os galhos balançavam entre si, frestas de raios de Sol surgiam por entre aquelas folhas verdes, tão cheias de vida., olhei para os lados, e vi pessoas de todos os tipos andando, umas apressadas, outras mais tranquilas, pássaros voando de um lado para o outro, veículos com seus passageiros se movimentavam para lá e para cá., tudo isso, percebi em poucos segundos.

Então, contestei – Você é louco? Como eu poderia provar que Deus existe? Somente Ele mesmo prova a Sua própria existência. Continuei – Esta é uma tremenda responsabilidade! E nenhum ser humano está provido de qualquer capacidade para provar a existência de Deus. Sim, é certo que existem legiões de pessoas dizendo isto ou aquilo sobre Deus. E alguns até se aventuram a dizerem que são a encarnação do próprio Deus Criador de todas as coisas, ali falando., por outro lado, fica muito mais difícil ainda, para qualquer um de nós tentar provar a existência de Deus, em virtude dos muitos descasos que os seres humanos fazem uns com os outros por causa da ganância, da cobiça, da inveja e de tantas outras formas prejudiciais aos semelhantes por causa da afirmativa dos que massacram os mais fracos com a soberba pretensão de que os tais seriam os representantes de Deus aqui na Terra.

Por isso, prefero limitar-me em dizer-lhe – Olhe o Céu, a Terra, o Mar, o Ar que respiramos produzido pelo movimento da Terra que gira em seu próprio eixo, veja a cor daqueles pássaros que voam de uma maneira plena, inocente e feliz., observe a escuridão da noite que nos é dada para que sejamos forçados ao descanso dos nossos corpos triturados pelos nossos objetivos diários., sinta o vento que bate em nós com cheiro das flores daquelas árvores., veja essas pessoas, cada uma delas têm seus sentimentos intrínsecos, paladares diferentes, cérebros que armazenam mais informações do que todos os computadores do mundo inteiro., uma vez você me telefonou e naquele momento ficou surpreendido com a Lua cheia., veja cada um de nós, que por mais que lutemos e usemos de tantas extravagâncias com o intuito de sermos cada vez mais imperfeitos, continuamos fazendo parte de um molde de criação das mais perfeitas de todas elas, porque não há nada e ninguém igual ao ser humano., em algum lugar está escrito que somos a imagem e semelhança de Deus., creio que em relação aos seus atributos; amor, alegria, poder, bondade, sabedoria.. óbvio, de maneira limitada, mas que há um pouco dele em cada um de nós, deliberadamente por meio de Sua infinita vontade., mas eu não posso provar a existência de Deus, você deverá fazer sua busca pessoal e depois dizer-me se alcançou a resposta que tanto precisa motivada pela sua indagação inicial.

Posso apenas arriscar-me em dizer-lhe - Ele não está ali e nem acolá, Ele precisa estar dentro de você.

Destarte, se houver dentro de você, nem que seja um pingo de fé, posso lhe afirmar que você está muito mais perto de conhecer a existência de Deus do imagina.  

Alguns tentam provar a existência de Deus por meio de um aglutinar de pessoas., e isto é impossível., até mesmo porque rumos diferentes são tomados, a vaidade das pessoas não deixa que um pouco da presença de Deus sensibilize suas existências, pois há lugares que mais se parecem com Empresa Privada ou Pública, Clube de Sociabilidade, Máquina de Manobra das Massas, Centro de Gestão do Poder dos que gostam de manipular vidas, Confusão entre Religião e Estado., é, sim, realmente eu não posso provar a existência de Deus., faça sua busca pessoal, depois, se quiser, volte a conversar comigo e fale o que encontrou.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Alcoolizado ao Volante, Morte é Certa

Por Gil Nunes

Em dado momento, há alguns anos, eu conversava com uma pessoa, e ela dizia-me que só se sentia bem ao volante, depois de ingerir uma ou duas cervejas., naquele momento tentei fazê-la mudar de opinião, mas sem qualquer sucesso.

Depois de algum tempo, ela se envolveu com várias infrações de trânsito, perdeu a autorização para dirigir e teve que fazer um curso de reciclagem.. após os trâmites normais com o fim de reaver sua Carteira Nacional de Habilitação, refletiu bastante, segundo ela, informou-me que assistira aos vídeos que demonstravam os momentos trágicos envolvendo desastres de automóveis; caminhão, ônibus, veículos menores.. falou que nunca imaginou que tudo aquilo poderia acontecer com ela, com sua família e também com outras pessoas e suas famílias.

Deixou claro, que por meio de uma reeducação, pôde entender bem o significado da perda de um ente querido., além dos gastos que o Estado e as famílias têm que suportar.

Hoje, cerca-se desta convicção: beber e dirigir é morte certa., pena que nem todos tiveram este privilégio., pois amargam perdas de membros dos próprios corpos, e em outros casos, perdas irreparáveis das vidas das pessoas que amam.

Vale lembrar, que o Superior Tribunal de Justiça decidiu que dirigir bêbado é crime., e dirigir a mais de 165 Km., também é crime., pois o motorista assume o risco de matar alguém.

Sabemos que não é só a bebida que faz estragos terríveis, o excesso de confiança dos motoristas nas cidades e principalmente nas estradas, é motivo de muito choro e desconsolo familiar.

Os veículos também, devem passar por manutenção periódica., é muito comum algumas pessoas se importarem de trocar esta ou outra peça em seus veículos, somente quando elas se quebram., o duro é quando elas se quebram numa ultrapassagem ou numa frenagem.

Acredito que o governo brasileiro, deve direcionar a maior parte dos impostos que ele recebe dos produtos alcoólicos vendidos e dos resultados de suas publicidades com educação no trânsito por meio das redes televisivas de canais abertos.

Somente por meio de uma excelente educação é que o povo se conscientizará., o que vemos é o governo Federal, Estadual e Municipal enchendo seus bolsos de dinheiro referente as multas de trânsito, só que esse dinheiro escoa como se caísse dentro de um saco furado., ninguém vê o que fazem com esse dinheiro., e enquanto isso, vidas e vidas se perdem morrendo ali e acolá.

E mais, outro problema que se nota, é que pessoas quando estão muito infelizes, saem em disparada com seus veículos, quem sabe para se vingar de alguém devido àquele sentimento ruim nutrido em face da pessoa odiada, ocorre que os outros motoristas, os ciclistas e os pedestres não têm a mínima de culpa em relação à desventura daquele ou daquela que se joga no trânsito como se fossem motoristas camicases.

O importante é que todos nós paremos e reflitamos sobre tudo isso., principalmente os senhores governantes que só pensam em punir o infratores ao invés de criarem verdadeiros cidadãos., a civilidade começa pela coerência dos governantes de uma Nação.


terça-feira, 1 de novembro de 2011

Vá Tomar Banho!


Por Gil Nunes

As pessoas podem não acreditar, mas é a pura verdade., e é bom, que, para quem não acredita, experimentar.

Mas, experimentar o quê? Daqui a pouco você fica sabendo, se é que você já não sabe., duvido que não saiba.

Sabemos que é muito comum pessoas se destratarem umas com as outras, e logo em seguida, uma delas ouve - VÁ TOMAR BANHO!

Bom mesmo é ouvir este vá tomar banho., muito melhor do que Vá.. bem, o resto, pode-se prever.

É certo que Vá Tomar Banho! Não é algo positivo, mas como se fosse um meio pelo qual, um pudesse bater no outro, não fisicamente, mas por meio de palavras.

É como se o outro estivesse sujo por falta de higiene, ou por não ter virtude alguma, ser uma pessoa extremamente pecadora, sem direito, sem ter o que reivindicar.

Seria o mesmo de ter parte com o diabo, vez que ele também recebe o nome de sujo, em muitos momentos, as pessoas ligam a desonestidade, erros, mentiras.. com a sujeira, e mandar aquele que está sujo tomar banho, seria uma forma de, quem sabe, seu caráter ficar limpo.

Ao bem da comodidade, é certo que ninguém vai imediatamente tomar banho., e sei que é até possível que a pessoa que recebera essa ordem, só de birra, passe quem sabe, 1, 2, 3 dias sem tomar banho., sim, isto pode acontecer., afinal, mexeram com seu brio, ou seja, com o sentimento da sua própria dignidade, com seu amor próprio, e a coisa fica pior, quando a pessoa recebe esta ordem de quem ela mais ama.

Agora, se pensarmos bem. Isto é, se pararmos para pensar. Independentemente de alguém nos mandar tomar banho, tomar banho é simplesmente delicioso.

Tomar banho refresca e traz uma nova áurea para a alma., tomar banho é terapêutico, trata-se de um momento em que estamos cuidando do próprio corpo., principalmente se usamos sabonete e shampoo cheirosos.

Tomar banho, é um momento em que precisamos esquecer o mundo lá fora, apenas sentir a água caindo sobre o corpo.. cabeça.. sobre o rosto.. é um momento ímpar.

Portanto, da próxima vez que alguém lhe mandar tomar banho, quem sabe não seja realmente a hora, sim., pode ser um ideal momento para você relaxar e se despreocupar de tudo aquilo que esteja lhe inquietando. O banho ajuda no metabolismo, a pele fica muito mais bonita, aumenta a imunidade do corpo, revigora o organismo eliminando as toxinas, alivia dores musculares.

Por estas e tantas outras razões – Vá Tomar Banho!