quarta-feira, 23 de novembro de 2011

A Habilidade Para Amar..

Por Gil Nunes

Neste exato momento, provavelmente, sei que pessoas em toda parte do mundo, estão se perguntando – Como devo amar? Será que do jeito que amo é certo? Será que o amor ou amar é assim?

Outras, provavelmente, neste momento, devem afirmar – Eu não sei amar. Eu sei que não sei amar por causa dos resultados completamente adversos do próprio jeito do amor.

Mas, eu pergunto – Será que amar é se apegar? Ou Amar é se desapegar? Ou ainda, Amar é tomar posse? Ou se desapossar? Ou mesmo, amar é não amar muito? Amar menos? Ou amar seria não amar para se ter a certeza de que verdadeiramente se ama?

Sim, realmente, falar do amor, do seu significado, dos seus atos, dos seus porquês, é muito difícil, acredito que nenhum de nós neste mundo temos a capacidade para tão árdua tarefa.

Ocorre que, mesmo sem a mínima capacidade de dissertarmos sobre o amor, usamos de ousadia com o firme propósito de torná-lo mais evidente em nós, nas pessoas que um dia fizeram parte da nossa vida, das que fazem parte, e também, daquelas que um dia farão.

Acontece que o amor, está muito acima da possibilidade de discernimento da mente e do coração humano. Ele é nobre, sublime e eterno.

Portanto, ainda que dentro da minha deficiência na escrita, da minha falta de conhecimento e de entendimento, buscarei aqui, demonstrar algumas nuances referentes ao amor e suas realizações ou não na habilidade para amar.

Para mim, o amor não é uma habilidade, mas ter habilidade para amar é necessário a todos os que desejam amar..

A habilidade para amar, entendo que seja, a formação de algo que não existe ou que jamais pensaríamos que viesse existir. Seria o mesmo que, nunca ter sentido algo, passar a sentir por causa de muitos fatores que levaram àquele sentimento.

Sentir e respirar independe da razão, isto quer dizer que amor não é igual a razão, todavia, amar é o resultado do amor.

Sei, entretanto, que, quando a razão é mais forte que o sentimento que se poderia sentir, o amor perderá da razão., ao passo que, se o sentimento de amor for maior e mais forte que a razão, o amor vence.

Por fim, a habilidade para amar é cuidar, não deixar que brote gosto de amargura na vida de quem se ama, é querer que a pessoa amada esteja sempre viva em todos os sentidos e aspectos, é querer que ela mais receba do que aquilo que tenha oferecido, é querer vê-la nutrida de todos os sentimentos e pensamentos bons, aqueles que elevam a alma, os sonhos, dias melhores, principalmente no presente do amanhecer de cada dia, é querer lhe dar a certeza de que esse amor é real, lindo, magnífico, esplendido e tão necessário.

A habilidade para amar é a disponibilidade livre da liberdade de deixar que se vá, se quiser, porque se voltar é prova de que ali não existe somente razão ou falta de amor, mas também, uma habilidade para amar aquele ou aquela que com habilidade para amar, igualmente ama. 

Agora, se era razão ou falta de amor, a razão ou a falta de amor ganham, e o amor perde., vez que, se não havia habilidade para amar, nem amor, mas só razão, melhor mesmo é que se vá devido a imperdoável falta da habilidade para amar.

17 comentários:

  1. Gil, lindo demais!! O amor é para ser vivido!!!
    Precisamos amar todos os dias desesperadamente!!
    Quando amamos sentimos que estamos vivos!
    Adorei! Maravilhoso o que você escreveu!! Bjs!!!
    Cláudia, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  2. Gil, quem nunca amou alguém de verdade, não sabe o que seja viver de verdade a vida. Tudo fica sem sentido. Gostei muito do que escreveu! Bjs!
    Mirtes, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  3. Gil, amei um rapaz, e ainda o amo, e acho que o amarei por toda minha vida. Só que ele foi pela razão, não tinha a habilidade de amar, e tudo acabou, você escreveu tudo o que aconteceu entre mim e ele, foi exatamente assim. Beijos!!
    Bia, Rio de Janeiro, RJ

    ResponderExcluir
  4. Gil, nem habilidade de amar, nem amor, essas coisas não existem meu caro. Trata-se de uma grande bobagem da vida. Se preocupar pra quê?
    Rodrigo, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  5. Rodrigo, é uma pena que você não saiba o significado do amor e da habilidade de amar.
    Gil, tudo a ver! E digo mais, quem ama, mesmo que seja deficiente na habilidade de amar, ainda assim, é muito melhor do que nunca ter conhecido o amor e a ele nunca ter se entregado, mesmo com os prejuízos causados pela razão e pela falta de amor de quem não tem a habilidade de amar. Amei o que escreveu! Bjs
    Camila, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  6. Rodrigo! Tô contigo amigão!! Amor e habilidade de amar não passa de balela!! O negócio é curtir a vida sem se prender a esses esquemas.
    Alfredo, Campinas, SP

    ResponderExcluir
  7. Gil, é verdade, se ficou é porque a razão ou a falta de amor não existem. O amor vence por causa da vasta e plena habilidade de amar. Demais!! Bjs!
    Re, Barueri, SP

    ResponderExcluir
  8. Gil, se eu viver sem amar, morro!!!!
    Meu amor é bom é puro é lindo!!!
    Ni, Barueri, SP

    ResponderExcluir
  9. Gil, só o amor e a habilidade de amar abrem as portas para a verdadeira felicidade. O resto não é nada. Já pensou o simples fato de se compartilhar os mesmo sentimentos, pensamentos, projetos, se dando o tempo todo um ao outro? Não há dinheiro que pague isso! Bjs!
    Nathasha, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  10. Gil, não perco nada do que escreve. Gosto de tudo. Mas agora você se superou. "Agora, se era razão ou falta de amor, a razão ou a falta de amor ganham, e o amor, perde., vez que, se não havia habilidade de amar, nem amor, mas só razão, melhor mesmo é que se vá devido a imperdoável falta da habilidade de amar." Meu Deus! É verdade! Um grande beijo!!!
    Noelly, Barueri, SP

    ResponderExcluir
  11. Gil, temos que ter muito cuidado com aquelas pessoas que dizem que amam a gente, mas só da boca pra fora.
    Depois, quando a gente se apega, amando, sofremos muito, por que? Porque fomos nos entregar às pessoas erradas. Beijoca!
    Norma, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  12. Eu amo as mulheres do mundo inteiro. Não sei viver sem elas. Só que elas não podem saber disso.
    Armando, Rio de Janeiro, RJ

    ResponderExcluir
  13. Habilidade de amar é amar sem se entregar. Quem se entrega dança. Amar não é para sempre. É até que termine. Já ouviu aquela conversa: Não te amo mais? É disso que estou falando. Inté!!
    Gilberto, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  14. Gil, temos que ter liberdade para amar, sem ela o amor será sufocado, mas a liberdade não é para ficar longe de quem a gente ama, ao contrário, será poder ficar muito mais perto, amar sem as restrições impostas pela sociedade que não sabe o que significa amar. Quando alguém diz que precisa de espaço e de um tempo, é porque não possui a habilidade de amar e de se entregar, na verdade ela não ama, quem ama quer ficar perto 100 horas por dia. Quando a gente ama e é amada, não há confusão. O problema é que quem não ama ninguém, sai por aí colecionando relacionamentos, os resultados são brigas e muita confusão. Acho que falei demais (risos), mas é isso. Bjs!
    Renata, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  15. Gil, amo demais meu namorado, quero casar com ele, quero ele só pra mim e eu só pra ele, viver juntos até ficarmos bem velhinhos, mas cheios de amor e de uma imensa habilidade para amar! Amar!! e Amar!
    Kátia, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  16. Faz três anos que sofro por causa de um amor que perdi. Dói muito. Mas vou me recuperar. Gil! Você falou que é imperdoável a falta de habilidade para amar, acho que foi isso que aconteceu com ele, ele não tinha a habilidade para me amar. Obrigada pelo que escreveu, pois me trouxe um grande conforto. Beijos com gratidão por abrir meus olhos em relação a alguns problemas que eu vinha enfrentando, e só pelo que escreveu, me ajudou muito. Aliás, tudo que você já escreveu até agora.
    Sônia Lemos, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  17. Gil, ter a habilidade para amar não é para todos. Muitos fatores também influenciam para impedir essa habilidade, o consumismo e o materialismo das pessoas as afastam e amar, elas nem sabem o que seja isto. O Século XXI está levando as pessoas para um individualismo terrível. Difícil viver nele. Muito bem colocada sua posição! Bjs!
    Walkiria, São Paulo, SP

    ResponderExcluir

Faça seu comentário. Ele é muito importante para que eu possa melhorar ainda mais o meu estilo e aquilo que coloco no ar.

As opiniões expressas neste blog são de responsabilidade dos seus autores. Entretanto, não serão colocados no ar, comentários com palavras de baixo calão ou os que, ainda que sejam anônimos, não tenham um mínimo de identificação como:

Nome, Cidade, Estado, País (se fora do Brasil).

Nota: Para facilitar o envio do seu comentário, retiramos o controle de acesso por meio da inclusão de palavras antes do envio. Agora, basta escrever e enviar.

Atenção! Perguntas específicas, mande-me um e-mail.