quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Alcoolizado ao Volante, Morte é Certa

Por Gil Nunes

Em dado momento, há alguns anos, eu conversava com uma pessoa, e ela dizia-me que só se sentia bem ao volante, depois de ingerir uma ou duas cervejas., naquele momento tentei fazê-la mudar de opinião, mas sem qualquer sucesso.

Depois de algum tempo, ela se envolveu com várias infrações de trânsito, perdeu a autorização para dirigir e teve que fazer um curso de reciclagem.. após os trâmites normais com o fim de reaver sua Carteira Nacional de Habilitação, refletiu bastante, segundo ela, informou-me que assistira aos vídeos que demonstravam os momentos trágicos envolvendo desastres de automóveis; caminhão, ônibus, veículos menores.. falou que nunca imaginou que tudo aquilo poderia acontecer com ela, com sua família e também com outras pessoas e suas famílias.

Deixou claro, que por meio de uma reeducação, pôde entender bem o significado da perda de um ente querido., além dos gastos que o Estado e as famílias têm que suportar.

Hoje, cerca-se desta convicção: beber e dirigir é morte certa., pena que nem todos tiveram este privilégio., pois amargam perdas de membros dos próprios corpos, e em outros casos, perdas irreparáveis das vidas das pessoas que amam.

Vale lembrar, que o Superior Tribunal de Justiça decidiu que dirigir bêbado é crime., e dirigir a mais de 165 Km., também é crime., pois o motorista assume o risco de matar alguém.

Sabemos que não é só a bebida que faz estragos terríveis, o excesso de confiança dos motoristas nas cidades e principalmente nas estradas, é motivo de muito choro e desconsolo familiar.

Os veículos também, devem passar por manutenção periódica., é muito comum algumas pessoas se importarem de trocar esta ou outra peça em seus veículos, somente quando elas se quebram., o duro é quando elas se quebram numa ultrapassagem ou numa frenagem.

Acredito que o governo brasileiro, deve direcionar a maior parte dos impostos que ele recebe dos produtos alcoólicos vendidos e dos resultados de suas publicidades com educação no trânsito por meio das redes televisivas de canais abertos.

Somente por meio de uma excelente educação é que o povo se conscientizará., o que vemos é o governo Federal, Estadual e Municipal enchendo seus bolsos de dinheiro referente as multas de trânsito, só que esse dinheiro escoa como se caísse dentro de um saco furado., ninguém vê o que fazem com esse dinheiro., e enquanto isso, vidas e vidas se perdem morrendo ali e acolá.

E mais, outro problema que se nota, é que pessoas quando estão muito infelizes, saem em disparada com seus veículos, quem sabe para se vingar de alguém devido àquele sentimento ruim nutrido em face da pessoa odiada, ocorre que os outros motoristas, os ciclistas e os pedestres não têm a mínima de culpa em relação à desventura daquele ou daquela que se joga no trânsito como se fossem motoristas camicases.

O importante é que todos nós paremos e reflitamos sobre tudo isso., principalmente os senhores governantes que só pensam em punir o infratores ao invés de criarem verdadeiros cidadãos., a civilidade começa pela coerência dos governantes de uma Nação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Ele é muito importante para que eu possa melhorar ainda mais o meu estilo e aquilo que coloco no ar.

As opiniões expressas neste blog são de responsabilidade dos seus autores. Entretanto, não serão colocados no ar, comentários com palavras de baixo calão ou os que, ainda que sejam anônimos, não tenham um mínimo de identificação como:

Nome, Cidade, Estado, País (se fora do Brasil).

Nota: Para facilitar o envio do seu comentário, retiramos o controle de acesso por meio da inclusão de palavras antes do envio. Agora, basta escrever e enviar.

Atenção! Perguntas específicas, mande-me um e-mail.