quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Frases de Gil Nunes, Janeiro de 2012

Por Gil Nunes

O maior de todos os seres humanos é aquele que se doa em ajuda e serviços aos outros.

Pensar que os outros nasceram para nos servir, sem dúvida alguma, trata-se de um grande equívoco. Portanto, medíocre, tolo e mais que mesquinho.

Não se atemorize com as tempestades insurgentes. Lembre-se! As tempestades são passageiras.

Se o seu coração lhe trair, não há o que temer, basta não se guiar por ele.

Levante-se pela manhã e conte até 10, faça isso até você entender que antes de amar os outros, precisa aprender a amar a si mesmo.

Não ame a si mesmo a ponto de se esquecer dos outros.

Tenha paciência também com você, afinal, você é um ser humano, e os seres humanos são complexos.

Não se iluda com as palavras, as palavras se perdem no ar.

As falhas devem ser preenchidas com os acertos.

Ser gentil com as pessoas é o mínimo que se pode esperar de um ser humano, o problema é que os seres humanos são falhos.

Eu não sei escrever, mas vou tentando, até aprender.

Os erros são as curvas na estrada da vida.

A Internet nasceu para ser democrática, mas os ditadores disfarçados de democráticos, tentam impor a ditadura na Internet com ar de defenderem a Democracia.

Não alimente a esperança de alguém por meio de promessas que jamais se cumprirão.

Nunca tenha medo ou receio de dizer que ama., o amor é o porquê de tudo, desde o início de tudo.

Nenhuma religião e/ou regime político são perfeitos se colocam em segundo plano a vida, mesmo que seja de apenas um ser vivente.

Todo e qualquer regime político e/ou religioso totalitários, demonstram pérfida ignorância, atraso e cegueira humana.

O povo não nasceu para servir o governante, mas o governante nasceu para servir o povo.

A palavra de um rei não volta atrás porque ele não conhece o devido processo legal, a ampla e legitima defesa num Estado Democrático de Direito.

Todo Presidente de uma Nação erra., e erra mais, quando ele, errado, pensa que está certo.

Se você errar, tente outra vez, mas de um modo diferente daquele que lhe fez errar.

A mais elevada virtude numa pessoa, é a de ter a capacidade de olhar para as outras com o mesmo grau de indulgência que utiliza para si mesma.

No amor vale tudo, até mesmo amar.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

São Paulo 458

Por Gil Nunes

Para todos nós, metropolitanos de coração, de corpo, de alma e de espírito, é sobremodo impossível não amar, não querer, não abraçar, não se identificar, não se realizar, não se misturar com esta cidade que tem nome de santo, que tanto cresce, que nunca para, que se mostra viva dia e noite para os ricos, para os pobres, para os brancos, para os negros, para os brasileiros, para os estrangeiros, para os simples, para os sofisticados, para os que nem sabem ler e escrever, para os doutores, para os bêbados, para os naturalistas, para os que possuem famílias, para os solitários, para os ignorantes, para os sábios, para os recém-nascidos, para os idosos, para os de cuca fresca, para os complicados, para os paulistanos, para os paulistas, para os sonhadores, para os realistas, para os desesperados, para os calmos e sensatos, para aqueles e aquelas que a amam por ser ela, do jeito que é, SIMPLESMENTE SÃO PAULO.

É em São Paulo que se tem a nítida certeza de que para crescer e se desenvolver, o Céu é o limite., palavras, pensamentos e sentimentos como; não sei, talvez, sei lá, quem sabe, tenho dúvida, pode não dar certo, não vai dar certo.. não coadunam com o ritmo e realidade desta cidade., o que percebemos aqui, é que as pessoas se esmeram, lutam, se preparam, avançam, confiam, se desdobram, se afinam numa orquestra de crescimento e desenvolvimento pessoal, profissional, empresarial, familiar, particular e ao mesmo tempo, coletivo.

Não sei muito bem como explicar, pois me faltam palavras, mas as pessoas aqui nesta grande metrópole, têm uma linguagem que dificilmente encontramos fora dela., trata-se de uma virtude de empreendedorismo e satisfação numa criatividade constante, de forma impactante, que nos surpreende, que nos sacode, que nos inspira, que nos tange para a concretização dos nossos sonhos, dos nossos projetos, das nossas expectativas, dos nossos sentimentos elevados rumo à produtividade, ao gozo das realizações e satisfações mais humildes e/ou mais extravagantes por meio de uma sensibilidade de gratidão emocionante, onde a razão, neste exato momento, fica distante.

A primeira vez que eu ouvi o nome desta cidade, São Paulo, meu coração disparou, não sei como, mas acredito que foi naquele instante que me apaixonei por ela., não parei mais de pensar no tamanho da sua estrutura, nas pessoas que trabalhavam, que estudavam e que viviam nela., foi um momento mágico., íntimo., pessoal., e maravilhoso para mim., certa vez ouvi de alguns dos meus familiares – Sinceramente, não sei o que você viu nessa cidade., minhas respostas foram – Trata-se de paixão à primeira vista., por isso, inexplicável.

São Paulo! Você é assim, inexplicável, mas linda, agradável, movimentada, surtida de opções, de encantamento, de ruas largas e estreitas, de bosques, de parques, de jardins, de casas, de prédios, de escritórios, de empresas, de universidades, de shoppings, de clubes, de rodoviárias, de aeroportos, de áreas verdes e asfaltadas, de praças, de botecos, de igrejas, de cinemas, de restaurantes, de teatros, de tudo.. enfim., sempre no plural., singular mesmo, só você., outra não há igual.

São Paulo! Dentro de você, até os mortos saltam de alegria, de vida, de uma felicidade imensurável., você contagia, enaltece, alivia o desencanto, a desilusão e a dor., bota a preguiça para correr, por isso, você é sinônimo de trabalho, de crescimento e de grandeza. 

São Paulo! Por tudo isso e muito mais, a amo! E deixo aqui, nesta minha imperfeita contribuição escrita, o registro do porquê do meu amor e da minha gratidão que se estende às pessoas que deram e dão suas vidas para que você e todos nós continuemos motivando o Brasil e o mundo num exemplo vivo de compartilhamento e prova de que é possível a convivência entre as pessoas com respeito, com dedicação e com dignidade da pessoa humana., sabendo todos nós que aqui vivemos, que a liberdade de escolha que cada um tem, é o meio pelo qual você continuará crescendo e se desenvolvendo com todo o seu povo gerado de você e o que vem de fora para se tornar um com você, fazendo de você, a melhor, a mais linda, a mais querida, a mais preferida e maior cidade do mundo., São Paulo! Ah! Se todas as cidades fossem iguais a você.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Deixando Coisas Velhas Para Trás

Por Gil Nunes

Palavras, gestos, atos, pessoas, situações, circunstâncias.. um mundo de motivos para que fiquemos contidos somente no passado.

Acredito que ficar olhando com ênfase para o passado é o mesmo que se esquecer de viver., isto porque não é possível ficar revivendo o passado e viver ao mesmo tempo.

Posto que tenhamos vivido momentos e situações nas circunstâncias doces e maravilhosas com outras pessoas., se não é possível vivê-las no presente com elas, sem sombras de dúvidas, tornam-se prejudiciais rebuscá-las nos nossos pensamentos e sentimentos mais inflamados.

Quando uma pessoa vai ao encontro dos seus próprios objetivos, quer sejam egoísticos ou não, deixando, para este fim, outras pessoas pelo caminho, é de direito dela usar desta vontade ou não., mas, se isto ocorrer, as que foram deixadas pelo caminho, precisam também, prosseguir com seus próprios objetivos.

Precisam entender que, algo melhor, com outra pessoa melhor, está para acontecer., o que estou dizendo aqui é realismo puro., e, ainda que seja realismo puro, os sonhos delas também se farão presentes no presente e no futuro., porque com as novas possibilidades, dentro do alto grau de serenidade, as expectativas aumentam e as realizações serão o ápice destas novas descobertas.

Certa vez, eu andava pelos corredores de um dos grandes Shoppings de São Paulo, e de longe ouvi uma voz quase infantil gritando estas palavras – Eu já falei que não quero! Era um menino adolescente nervoso com seus pais por terem comprado novas calças jeans para ele, disseram seus pais - Contanto que você deixe aqui, essa sua calça velha rasgada e surrada pelo tempo., o que o menino prontamente se recusara fazer., não parei para saber qual escolha prevaleceu.

É verdade, na nossa caminhada existencial, em dados momentos, insistimos em nos apegar às coisas velhas, ultrapassadas e sem qualquer serventia para nós., e isto ocorre conosco o tempo todo por causa do nosso capricho pessoal, ingênuo e infantil., não adianta pendurar coisas velhas no varal da nossa mente ou do nosso coração., são coisas, e por serem coisas, não sentem nada. 

Destarte, cada um deve sair em busca dos seus sonhos e realizações pessoais, ou não., porque uns correm o tempo todo e nada encontram, continuam na mesmice., enquanto que outros apenas se preparam melhor, bem como ao seu redor, enquanto coisas incríveis e maravilhosas passam a acontecer, tornando-lhes muito mais felizes a ponto de elevarem a felicidade com a qual foram contemplados às pessoas que os amam.

E, esta é a diferença que faz a diferença., nunca devemos abandonar as pessoas que nos amam., sabe por que? Porque elas estarão sempre ali., perto., sempre perto., cada vez mais perto.

As pessoas que nos amam, são nosso maior, melhor e verdadeiro motivo para tanta felicidade e realizações sem fim., elas são como a brisa da manhã., são todas como o brilho do sol numa praia no tempo do verão., elas são como um chocolate quente no inverno., ou como um café gostoso numa das cafeterias mais requintadas da cidade., elas são muito mais que tudo isso., elas são mais que tudo.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Pinheirinho e os Direitos Humanos

Por Gil Nunes

Muito me envergonho com o descaso da parte do Poder Público em relação aos seus Contribuintes., os impostos, as taxas, as contribuições de melhorias, as contribuições sociais.. não param de bater na caixa dos Correios da nossa casa, empresa.. o Estado não para de cobrar os Tributos., entretanto, não faz seu dever de casa.

Fico observando., quantos prefeitos, governadores, presidentes já passaram pelas prefeituras, pelos estados, por Brasília? Mas, o que eles mudaram em prol da democracia no Brasil? Será que esses que são eleitos estão confundindo Democracia com seus discursos vazios e mentirosos nos plenários? Será que até o momento ainda não entenderam que Democracia é o acesso da população à moradia, à saúde, à educação, ao direito à profissão, ao lazer, à uma vida com dignidade da pessoa humana...?

O que fizeram com os milhões que deveriam chegar à Região Serrana do Rio de Janeiro? O que fizeram com os trilhões que deveriam chegar às favelas do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Minas Gerais, das demais regiões do Brasil? O que fizeram com os trilhões que deveriam chegar às escolas, ao atendimento digno e humano por meio da assistência médica-hospitalar a todo e qualquer cidadão que necessite?

E agora? O que irá acontecer com a população da Zona Sul da cidade de São José dos Campos-SP, do bairro Pinheirinho? Será que a especulação dos corruptos existentes neste País irá sair por cima vencendo a todos por causa da omissão do Estado? Será que os erros processuais que envolveram toda a situação há de predominar? Será que a prefeitura de São José dos Campos irá preferir os 10 Milhões de reais referentes à inadimplência de IPTU da falida Selecta S/A., em detrimento dos gritos de pedidos de socorro das 9.600 pessoas entre mulheres e crianças? Será que prevalecerá a truculência dos 1.800 policiais militares devido a alguma ordem judicial em detrimento da racionalidade, dos direitos humanos e de possível derramamento de sangue de inocentes, inclusive por causa do descaso dos senhores governantes?

A minha posição é que o povo deve ser totalmente assistido em toda e qualquer necessidade. As Prefeituras, os Estados e a União, devem cumprir o dever de destinarem todos os recursos gerados pelos Tributos para o atendimento dessas defasagens ocorridas devido às suas negligências e descasos notórios, visíveis e escandalosos.

Para mim, até o momento, ainda não existiu partido ou político que dê jeito à corrupção no Brasil., os recursos são desviados e o povo sofre com tantos corruptos no poder., as favelas e o sofrimento do povo continuam nos mesmos lugares., enquanto as preocupações dos corruptos são as de como farão para ganharem no pleito das novas eleições.

A sociedade brasileira não deve compactuar com os crimes praticados pelos ditos usuários dos colarinhos brancos., chega de omissão., chega de descaso., chega de negligência., chega dos maus-tratos., chega!

Brasil! Meu Brasil brasileiro! Você está sem opção! Não existe partido e nem político que lhe conduza à uma verdadeira transformação. Os discursos mudam., mas as manobras são as mesmas., e os resultados são o SOFRIMENTO DO POVO! 

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Uma Sinceridade Profunda e Pessoal..

Por Gil Nunes

Meu maior medo de todos os outros que tenho, é o de não poder expressar meus sentimentos e pensamentos, ainda que seja a sós, comigo, mas, sem deixar de ser eu mesmo diante de mim mesmo e diante dos outros.

Sou um péssimo ator no que diz respeito à arte cênica., muitos ganham dinheiro com essa arte, e outros, outros não ganham nada, por qual motivo?, pelo simples, mas tão importante motivo de não terem sido contratados pelos grandes conglomerados empregatícios de atores e atrizes.

Posto que não tenham sido contratados, não hesitam em imitar esse ou aquele ator, essa ou aquela atriz, estes, os quais foram contratados e que, portanto, usufruem de salários invejáveis.

E, na maioria das vezes, pessoas fingem não sentir, quando sentem., em outros momentos, fingem sentir, mas nada sentem., tudo isso para demonstrarem a algumas outras pessoas, seus interesses ou a negação deles.

Contudo, vão se acostumando com a infelicidade., só que, fazer de conta na vida real, fica muito mais caro do que num trabalho que em certo momento, todos nós sabemos, tem começo, meio e fim.

Então, carecemos desta pergunta - Por que se acostumar com aquilo que nos faz infelizes?

Será que o ser humano não tem o direito de se revoltar quando entender que é o momento? Não tem também o direito de encher seu coração de uma esperança que o faça bater forte de maneira que quase saia do peito? Tanto quanto de entender que nem só de esperança se vive neste mundo?

Não tem o homem ou a mulher, o livre arbítrio de poder decidir se vai ou fica?, se quer ou não quer?, bem como, de voltar quando perceber, seja por meio de conhecimento técnico, por meio da fé que possui ou pela falta dela, e digo também, por meio de sua própria intuição norteada pela velocidade do pestanejar das pálpebras dos seus olhos ao verificar que é por demais necessário e menos doloroso a si e aos outros?

Além disso, se tudo começa errado, continua errado e indica que acabará errado, não tem o homem ou a mulher o direito de começar tudo novamente ou de fazer algo completamente diferente, e até de nada começar por entender que o tempo para o começo não se faz presente?

Agora, se tudo estiver dando certo, não tem o direito de prosseguir?

Tudo isso, pelo que vejo, é possível, é de direito, é fato, é ideal, e necessário a todo e qualquer ser humano., mas se em meio às torrentes da vida a saudade bater na porta do coração, deve ser ela contida ou saciada em meio ao estrondoso desespero do coração que pulsa numa necessidade sem fim?

Certa vez, disse Joshua Cooke - "O amor é o sentimento dos seres imperfeitos, posto que a função do amor é levar o ser humano à perfeição. Como são sábios aqueles que se entregam às loucuras do amor!"

Destarte, ainda que o ser humano perca algum bem, seja sentimental ou material, ele nunca, jamais deve se perder.

Porém, se o mesmo ser humano encontrar um bem de um valor inestimável, deve segurá-lo firme em sua vida e não deixá-lo em hipótese alguma., certamente, ele, o ser humano, percorrerá enriquecido por este bem, juntamente com aquelas pessoas que o amam, um caminho jamais visto, a não ser por aqueles que foram contemplados com a real felicidade., felicidade esta, que fará dele, a melhor pessoa do mundo.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

O Vício e o Risco das Cirurgias Plásticas

Por Gil Nunes

O dinheiro pode fazer muito, mesmo que seja por meio de suaves prestações quando se trata da tão requisitada cirurgia plástica, seja por necessidade, seja por curiosidade ou pelo excesso de vício.

Com todas as ocorrências e históricos, algumas pessoas conseguem ter um excelente resultado, mas infelizmente, outras não alcançam o vislumbre tão procurado.

Os casos vão desde um simples erro imperceptível pela própria pessoa, até um trauma complexo e tão perturbador que deixa a pessoa que teve que passar pela tal cirurgia, totalmente desiludida com a própria vida.

Além das infindas demandas envolvendo responsabilidade civil profissional em face dos médicos que se recusam a aceitarem que o ideal requerido por suas clientes-pacientes não tenham sido atingidos.

Resolvi trazer este assunto com o intuito de juntos buscarmos uma maior conscientização, principalmente devido ao risco e ao vício de se utilizarem da maneira mais “fácil” e prática para se tentar chegar numa beleza que muitas vezes existe muito mais na cabeça de quem quer a todo custo passar pelo bisturi.

É óbvio que, pessoas que sofrem de acidentes de veículos entre outros, não têm muita opção, passar por uma cirurgia plástica é um mínimo absoluto necessário.

Conheço algumas pessoas que fizeram várias cirurgias plásticas, principalmente na região do rosto, mas não se preocuparam com o exercício dos neurônios, e por isso, acabaram entendendo que não precisam fazer nada, nem mesmo pensar, elas estão colocando a aparência física como se fosse a resposta para tudo em suas vidas, e, basta alguns minutos de conversa com algumas delas para notarmos que algo ou alguma coisa parou no tempo, ou seja, não houve desenvoltura intelectual.

Existe também, outro agravante que é o do vício de se buscar uma “perfeição” que todos sabem que jamais se concretizará., mas, mesmo assim, as cirurgias não param., haja vista, as Clínicas de Estéticas sempre lotadas.

Outra situação prejudicial que percebo, é a dos retoques que quanto mais se mexe, pior fica., é por isso que se deve impor cautela redobrada para não se enganar pensando que aquilo que está feio ficou bonito., ou de cair na nítida realidade de que realmente ficou feio e tornou-se por demais inconveniente conviver com aquele erro médico.

Quanto ao risco, acredito que a vida é o bem mais valioso para todos os seres., presenciamos com certa dor, pessoas perdendo suas vidas por causa da incompatibilidade do seu corpo com os remédios que devem ser utilizados ou devido aos procedimentos cirúrgicos errôneos exercidos pelos profissionais que não se enquadram nas exigências dos Conselhos de Cirurgias Plásticas em todo o mundo.

Certa vez, alguém me falou que, beleza não é só aquela que é exterior, mas a que existe permanentemente dentro de cada um de nós. Ela é que é fundamental., e agora, comparo uma coisa e outra, e concordo plenamente., sim., é verdade., a beleza interior vale mais., no fim, ela é a que acabará importando., pois as cirurgias plásticas chegarão num dado momento em que não conseguirão mais maquilar o rosto e o corpo das pessoas. 

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

O Que Desejo Escrever Durante Este Ano..

Por Gil Nunes
 
O ano de 2011 se foi. 2012 chegou., quando olhamos retrospectivamente para os últimos doze meses, podemos respirar um pouco mais aliviados dos momentos tristes que causaram-nos desilusões, desmotivações e certos sofrimentos., podemos nos cercar agora, de maiores e melhores perspectivas proporcionadas de maneira intuitiva e, portanto, subjetiva, de que algo bom, feliz e motivador nos eleve a um lugar de uma confiança gerada pelas diversas realizações focadas numa realidade que alimente os nossos sonhos.
 
Eu sei, existem problemas e situações que são extremamente crônicos e que, mudanças que permitam melhoramentos, às vezes, podem sugerir a todos nós, grandes impossibilidades de ocorrências de coisas boas, positivas e que nos tragam condições satisfatórias para uma vida melhor repleta de felicidade que dinheiro nenhum pode comprar.

Mas, espero sinceramente que, durante este ano que já se iniciou, possa eu, escrever coisas lindas e maravilhosas, resultado dos bons momentos usufruídos por todos nós que estamos debaixo desse grande chapéu (Céu) espalhado em todo canto do mundo.

Quero também, dizer a você que perdeu bens materiais e financeiros durante o ano que se passou, que essas coisas perde-se e ganha-se, que o importante é você estar com saúde e vida para continuar conquistando não só esses tipos de bens, mas muitos outros bens além desses.

De maneira um pouco mais condolente, quero dizer a você que perdeu pessoas queridas por causa das situações supervenientes, que Deus, sim. Deus! Ele pode consolar seu coração e lhe dar a certeza de que tanto precisa para entender que a vida não se resume somente neste plano onde vivemos., e que o fim é o começo., e não o fim.

Quero ainda poder contar com sua amizade e carinho recebidos até o momento., dizer-lhe que são recíprocos e que, de certa forma, precisamos mesmos uns dos outros para continuarmos numa motivação que nos eleve a uma maior conscientização, num crescimento que gradue-nos de humanismo misturado com altruísmo, gerando em nós, mente e corpo limpos., e mais, um espírito inabalável.

Então, que o ano de 2012 seja o ano das descobertas, das transformações, das possibilidades, das ajudas mútuas pelo simples prazer de nos doar uns aos outros porque estaremos desprovidos de qualquer interesse escuso., que possamos finalizar este ano sem as sombras do vazio e da incerteza.

Que possamos juntos, adentrarmos num mundo de pura literatura vívida por situações e circunstâncias que criarmos para fins nobres, ricos e enriquecedores em todos os sentidos.

Que você, e todas as pessoas que você ama possam viver muitos e muitos novos anos, e que neles, todos nós possamos contar novas histórias de vidas em toda e qualquer localidade onde você e elas se encontrem., que nossas experiências nos sirvam de fomento para que entendamos que a vida pode ser bela., mas que depende de cada um de nós., isto é tudo o que desejo escrever durante este novo ano.