domingo, 14 de agosto de 2011

Pai

Por Gil Nunes

Pai, meu querido, meu amigo, meu melhor amigo., eu nunca irei, em momento algum, esquecer-me do quanto eu o amo., e do orgulho que sinto por você ser meu pai.

Pai, como eu poderia esquecer-me desse homem lindo, forte, vistoso, de voz grave, firme, seguro, correto, amante do bem, das boas escolhas, das decisões acertadas, da preservação da prole, do lutador em todos os sentidos, do grande exemplo, sagaz, exuberante, conhecedor das ciências, meu melhor professor?

Pai, jamais esquecerei que ainda que você seja dotado de tantas qualidades e virtudes, ocorreram alguns erros de sua parte, e em outros momentos você errou feio., mas em toda minha vida, nunca conheci um homem que reconhecesse seus próprios erros a ponto de se humilhar de um jeito jamais visto., gosto do seu olhar, do seu modo de se expressar, da sua vontade de querer melhorar.. dia após dia..

Pai, se os filhos e filhas soubessem que quando honramos nosso pai, as portas para uma vida melhor se abrem dentro de nós, e também diante de nós., existem filhos e filhas que estão muito bem neste mundo porque sabem que se não fossem pelos seus pais, jamais existiriam., por isso, vivem uma vida toda cheios de gratidão, e mesmo que seus pais partam deste mundo, eles nunca são esquecidos, vivem dentro do coração deles e delas.

Pai, eu acredito que os filhos e filhas que não amam e desprezam seus pais, independentemente dos problemas que eles causaram ou não na vida deles e delas, é porque eles e elas ainda não entenderam que a vida é breve, e que eles e elas hoje, são filhos e filhas, posto que amanhã, serão pais e mães, cheios de erros e de defeitos até mesmo piores e maiores que tiveram seus pais.

Pai, eu fico imaginando aqueles filhos e filhas que neste momento não têm seus pais para abraçá-los, para dizer-lhes que os amam, para pedirem perdão hoje, visto que no passado demoraram muito para deixarem que o arrependimento pulsasse dentro dos seus corações para alcançar seus sentimentos mais  egoístas e portanto, perversos, e que só agora podem entender., tarde demais. 

Pai, quantos filhos e filhas abandonam seus pais hoje por causa do materialismo e do individualismo, por causa dos bens deste mundo que logo enferrujam, quebram ou amassam.., e quando se dão por conta, já não há mais tempo, a vida se foi?

Pai, ah! Se os filhos e filhas soubessem, sairiam correndo agora mesmo para irem ao encontro dos seus pais, para dizer-lhes o quanto os amam e o quanto eles são importantes para suas vidas.

Pai, abrace-me, beije-me, quero sentir-me seguro em seus braços em meio aos seus afetos, envolver-me no seu carinho, ser fitado pelos seus olhos de amor e de lealdade, quero que o mundo pare enquanto eu estiver perto de você, que este encanto nunca termine, pois meu amor para com você, este amor, levarei dentro do meu coração, não importa para aonde eu for, não importa para aonde você for, ele será sempre eterno.

Pai.

6 comentários:

  1. Desculpe por não lhe parabenizar no dia, mas depois de ler este post, não tive como me conter, fui correndo para os braços do meu papai querido. Agora com um pouco de tempo, te desejo também os parabéns, por ser também um pai tão amoroso, se percebe em seus textos cheios de compaixão, respeito e afeto por todos os leitores. Sendo honesto e sincero em suas palavras. Agradeço a Deus por sua vida, e peço sempre a Ele que continue te fortalecendo e te instruindo na graça e no conhecimento. Uma ótima semana pra você Gil, te admiro muito...

    Geraldo Filho - Uberaba-MG

    ResponderExcluir
  2. Gil, recentemente perdi meu pai. Estou muito triste. Só de lembrar que ele era meu melhor amigo. Meu amigo de todas as horas. E neste momento, estou aqui escrevendo para você lamentando a falta que faz o meu velho. Não sei, mas pelo que o Geraldo falou, você deve ser um ótimo pai. Parabéns para você também. Continue escrevendo, você sabe como externar os sentimentos dos seus leitores. Um forte abraço!!
    Carlos Manddi, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  3. Gil, em mim, tristeza. Nem queira saber o quanto sinto falta do melhor homem que já conheci. Sei que tive meu marido, hoje não tenho mais, nos divorciamos, tenho meus filhos, mas nenhum deles ou qualquer outro se iguala ao que meu pai era e continua sendo dentro de mim. O levarei para sempre dentro de mim nos meus sentimentos e nas minhas lembranças. Ele era muito carinhoso. Inteligente. Nunca vi um ser humano mais inteligente do que o meu pai. Vivia sempre alegre. Amava as pessoas. Amava os animais. Amava cuidar de plantas. Resolvi criar um jardim só para vê-lo ali pertinho de mim. Ele sempre me ajudava com as plantas me dando dicas e mais dicas. Quando eu não me sentia bem, telefonava para ele e só de ouvir a voz dele já me sentia completamente curada. A voz dele nos meus ouvidos ao telefone era um verdadeiro remédio para meus dilemas e problemas. Sabe que as vezes eu chego a imaginar que ele não se foi? Acho que seja porque a presença dele ainda é muito forte dentro de mim. Ele era um homem de aparência marcante. Sinto tanta falta dele. Quando chega esta época fico tão carente, mas tão carente que penso que vou morrer de tanta saudade. Gil, obrigada, obrigada mesmo, bjs.
    Ivana, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  4. Gil, meu pai é uma graça, lindo, carinhoso, amigo, se importa comigo e com meus irmãos, nós é que sempre ficamos devendo a ele em ouvi-lo, ele quer a todo instante o melhor para todos nós, e sei que precisamos dar ouvidos a ele, devemos aproveitar cada minutinho que podemos ter com ele porque sei que não será para sempre. Seu texto foi mais que oportuno, me fez pensar e refletir sobre muitas coisas no meu relacionamento com o meu pai. Sei que ele merece mais e o melhor de mim. Valeu pelas dicas, bjs!!!
    Kelli, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  5. Geraldo, fez muito bem. Seu pai é um dos seus maiores tesouros, senão, um dos mais valiosos. Sim, escrevo aquilo que acredito e que faz parte do meu cerne de vida. Obrigado! Realmente, meus leitores vêm ensinando-me coisas extraordinárias, e a troca que tenho com cada um deles é singularmente gratificante. Sim, as vezes a sinceridade não ajuda muito a priori, mas no final, sempre há algo a ser colhido, por isso procuro ser sincero, apesar de mim. Uma excelente semana para você também e obrigado por ler o que escrevo. Continue fazendo seus comentários.

    Carlos, eu sinto muito e coloco-me junto com você nessa sua dor. Espero sinceramente que você seja amenizado nessa sua tristeza. Quanto a eu ser um ótimo pai, como foi dito pelo Geraldo, ele é que é muito educado e amigo colocando-me num patamar acima daquilo que mereço. Sim, mas na medida do possível procuro ser único na vida dos meus filhos. Obrigado! Sim, espero poder continuar. Fico feliz por você ter essa visão de tudo que escrevo. Um outro grande abraço!

    Ivana, posso sentir sua tristeza. E também o seu grande amor pelo seu pai. É como eu já havia dito em um dos meus textos anteriores, existem pessoas diferentes da maioria. São pessoas extremamente iluminadas. Pessoas que passam por este mundo e são sem sombras de dúvidas, notadas, queridas, amadas, e requisitadas a todo tempo pelas outras pessoas ao redor delas. Espero que essa dor passe sem passar o amor, o carinho e o respeito que você sempre teve e tem pelo seu pai. Mas acredite! Seu pai não morreu. Ele continua vivo dentro de você. Você é parte dele. É, a saudade dói., outros beijos com carinho e meus sentimentos de dias melhores para você.

    Kelli, é mais que importante você ouvir e cuidar do homem mais importante de sua vida. Fico feliz por saber que naquilo que escrevi você pôde extrair dicas importantes para usá-las no relacionamento com o seu pai., bjs.

    Nota do Autor: Prezados leitores, ao responder aos comentários, faço aqui, um plano piloto. Se der certo, na medida do possível darei resposta aos comentários que surgirem. Aproveito aqui, para agradecer a todos vocês, pelos comentários, pelos e-mails que recebo, pelas dicas que também recebo, pelos incentivos desde o início até o presente momento. Um carinhoso abraço fraterno, certo de que todos nós ganharemos com esta nossa interatividade.

    ResponderExcluir
  6. :D - Eu acho disso tudo uma ótima ideia! Fantástica sua iniciativa, vou me sentir muito honrado de ser esclarecido, corrigido e congratulado na medida do possível, é claro!

    Então, vamos lá!!!

    Geraldo Filho - Uberaba-MG

    ResponderExcluir

Faça seu comentário. Ele é muito importante para que eu possa melhorar ainda mais o meu estilo e aquilo que coloco no ar.

As opiniões expressas neste blog são de responsabilidade dos seus autores. Entretanto, não serão colocados no ar, comentários com palavras de baixo calão ou os que, ainda que sejam anônimos, não tenham um mínimo de identificação como:

Nome, Cidade, Estado, País (se fora do Brasil).

Nota: Para facilitar o envio do seu comentário, retiramos o controle de acesso por meio da inclusão de palavras antes do envio. Agora, basta escrever e enviar.

Atenção! Perguntas específicas, mande-me um e-mail.