terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

O Que Tenho Contra Os EUA?

Por Gil Nunes

Recentemente recebi um e-mail de um dos meus leitores, indagando-me do porquê da forma que tenho visto os norte americanos., e acabei respondendo o seguinte:

Gosto de todos os povos de todas as Nações., não gosto e nem aprovo governantes cegos e ambiciosos causadores das desgraças alheias., independentemente deles serem americanos do norte ou não.

Já o povo, sim, o povo pode ter sua parcela de responsabilidade, para o bem ou para o mal., infelizmente, no mundo, existem povos que são por demais pretensiosos, presunçosos e arrogantes., por isso, colocam no topo, governantes que tentam humilhar e privar os outros povos da liberdade e da soberania que lhes são intrínsecas., e isto é inadmissível., principalmente quando tal mentalidade é advinda de Nações que se rotulam de democráticas.

Tenho alguns colegas norte americanos e sei como muitas vezes se comportam., às vezes eles se colocam como se fossem a única razão deste mundo existir., e isto é errado., alguns deles já repreendi pessoalmente, principalmente em relação aos Direitos Humanos., pois vejo que alguns têm dificuldades de entenderem que além deles, as outras pessoas também são seres que pensam, que sentem, que concordam ou discordam disto ou daquilo., e aprender a perder quando se perde, também é ganhar.

Acredito que se os americanos da outra América, aproveitando esse momento de retirada de suas tropas dos outros países que não lhes pertencem, caminharem rumo ao respeito mútuo nas suas relações internacionais com outras soberanias, especialmente no tocante à dignidade da pessoa humana, a forma de como o mundo vê hoje os EUA, poderá mudar., resta saber se os seus governantes têm interesse em tudo isso.

Agora, gente boa e gente ruim, tem em todo lugar do Globo terrestre., exemplo claro ocorreu na 2ª Guerra Mundial, visto que naquele momento, os algozes destruidores da esperança da humanidade eram outros governantes, e por sinal, os mocinhos eram os americanos do norte., mas de lá para cá, muita coisa mudou.

Por fim, não tenho nada contra os americanos do norte, e até anseio poder escrever coisas boas a respeito deles, como por exemplo; dizer que estão se utilizando de todo o potencial que possuem para acabar com a fome no mundo, para ajudar pessoas com enfermidades na África, para negociar com seus parceiros internacionais sem terem que impor seus regimes internos, suas sanções e seus boicotes que para muitas outras Nações, há tempos encontram-se ultrapassados.

Mas fico triste também quando leio algum jornal aqui do Brasil ou de algum outro país ou presencio jornalistas televisivos brasileiros e fora do Brasil bajulando os governantes americanos do norte da América por causa de suas necessárias permanências naquele país, e que por isso, se acovardam e não se esmeram pela verdade do que de fato tem ocorrido nas relações internacionais entre os EUA e os países que com ele têm interagido., pois tentam de forma enganosa pintar o governo americano do norte como se ainda fosse algum mocinho da década de 40., e não é., assim como também há pelo menos uma década, deixaram de ser a primeira potência mundial., pertencendo este lugar agora, a China. 

6 comentários:

  1. Gil, estou com você! Esse caos estabelecido pelo governo dos EUA precisa ter fim. Pra mim, os piores governantes foram o Bush pai e o Bush filho. Já Barack Obama não fez nada até agora que seja digno de toda aquela pompa que houve na sua pré-candidatura. Vamos esperar, quem sabe tudo isso melhore. Bjs!
    Laura, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  2. Gil, o problema não só dos governantes americanos, mas da maior parte daquele povo, é que são gananciosos e por dinheiro fazem qualquer coisa. Veja o que aconteceu com os títulos dos países pertencentes ao bloco europeu, vendidos a preço de banana. E quem os comprou? Adivinha? O governo americano é claro. São oportunistas! Duvido que isso mude. Abraço!
    Carlos, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  3. Gil, gosto dos filmes americanos. Se bem que o pessoal que governa aquele país poderia melhorar sua imagem também fora das telas, não é? Bjs!
    Letícia, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  4. Gil, os americanos são gente boa. Eles só não têm acertado direito na escolha dos seus governantes. Cada um é mais incompetente que o outro. Pelo menos até o momento. Vamos imaginar juntos como você certa vez disse e esperar que milagres aconteçam. Bjs!
    Re, Barueri, SP

    ResponderExcluir
  5. Gil, tenho familiares em New York City, e o que eles dizem é que o povo americano nem se lembra que existe países fora dos EUA. Eles dizem que o povo vive alheio ao que acontece no mundo. Trágico isso! Bjs!
    Madalena, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  6. Gil, você falou certo. Perfeita sua posição. É a minha também. Falar coisas boas de quem só faz coisas ruins é mentira e injustiça. Pelo que vejo, a guerra fria mudou para assassinato de inocentes a olho nu. Eles não respeitam os direitos humanos. Comparo eles a esses países do Oriente Médio que assassinam inocentes como se fossem animais mortos pelo abate. Acho que nada vai mudar. Eles já têm uma cultura de matança há séculos. Abraços!
    Nestor, São Paulo, SP

    ResponderExcluir

Faça seu comentário. Ele é muito importante para que eu possa melhorar ainda mais o meu estilo e aquilo que coloco no ar.

As opiniões expressas neste blog são de responsabilidade dos seus autores. Entretanto, não serão colocados no ar, comentários com palavras de baixo calão ou os que, ainda que sejam anônimos, não tenham um mínimo de identificação como:

Nome, Cidade, Estado, País (se fora do Brasil).

Nota: Para facilitar o envio do seu comentário, retiramos o controle de acesso por meio da inclusão de palavras antes do envio. Agora, basta escrever e enviar.

Atenção! Perguntas específicas, mande-me um e-mail.