sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Resolvendo a Vida

Por Gil Nunes

Em dado momento da vida nos deparamos com as perspectivas que tanto nos assediam., como por exemplo – O que serei daqui a 5 ou 10 Anos? Onde estarei e com quem estarei nos momentos mais importantes da minha vida? O que devo fazer agora para que meu amanhã seja sortido de intensidade e verdadeira razão para que eu continue vivendo? Quais são as pessoas que farão parte dos meus momentos de glórias? Afinal, fiz a escolha certa?

Estas são algumas perguntas que rugem pelas respostas., e eu, sinceramente, tenho as mesmas necessidades, tanto das perguntas, quanto das respostas.

Eu sei que ninguém é uma ilha em si mesmo., precisamos das outras pessoas para, de alguma maneira, nos sentir felizes e realizados.

Sim, porque às vezes temos tanto em nós ou dentro de nós, que precisamos dar a alguém., pessoas que precisam daquilo que sobra em nós., que, se isto não for feito, podemos nos sentir incompletos.

Mas, o problema é, quando não estamos completamente resolvidos daquilo que somos ou o daquilo que queremos para a vida, para o resto de nossa vida., tudo atravanca., e não há meio termo.

Por isso, o que há de prevalecer sem sombra de dúvida, será aquilo que sentimos dentro do nosso coração., e o que sentimos dentro de nós é essencial., acredito que seja o que temos de mais verdadeiro e real., é a prova de que, qualquer desajuste das situações e/ou das circunstâncias, não serão páreos para o que sentimos e o que queremos mesmo que, de modo imperceptível e incoerente.

Entendo que as pessoas que se amam por serem ligadas pelos laços sanguíneos, pela amizade ou pelo oposto daquilo são entre elas, nunca deixarão de se cuidar e de se amar por toda a vida., de uma forma ou de outra.

Pode ser que, devido às circunstâncias, elas nunca mais se vejam., mas cuidarão umas das outras em pensamento e em sentimento de amor e de atenção mútua com o desejo de que estejam todas bem e alcançando seus objetivos particulares.

Sabendo que, cruzaram suas vidas, mas não por acaso., pois debaixo do Céu, sempre haverá um devido propósito., não entenderam ontem, nem hoje, e talvez, não entenderão nunca, mas há um propósito debaixo do Céu., debaixo do Sol, debaixo da Lua., pelo menos, eu acredito firmemente nisso. 

Contudo, o mais importante é que estejamos com nossa vida completamente resolvida.

E sendo assim, veremos que mais aprendemos e crescemos do que perdemos., e isto é o que importa.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Frases de Gil Nunes, Fevereiro de 2012

Por Gil Nunes

Em determinado momento de sua vida, você poderá ter dificuldades para alcançar alguns dos seus objetivos, quem sabe, por meio de muita luta e perseverança., isso lhe servirá para saber com quem irá dividir seus grandes momentos de vitórias.

Os grandes homens sempre tiveram pouquíssimos amigos.

As respostas para as grandes e necessárias perguntas, nunca estiveram retidas nas mentes dos que participam da multidão.

Quanto mais vivemos, mais entendemos que não entendemos nada.

Pense! Reflita sobre isso. Entenda, se certa pessoa desrespeitou sua confiança por uma, por duas, por três, por quatro, por cinco, por seis, por sete, por oito, por nove, por dez vezes, afaste-se urgentemente dela., pois para ela, não há remédio.

Se você estuda e depende dos seus estudos para se sair bem nos resultados das provas, não pense que receberá uma revelação divina quando estiver com o caderno de prova, o gabarito e a caneta nas mãos.

Estude e não despreze as ciências., saiba e tenha a mais absoluta certeza que um dia você precisará de algumas delas.

Mais vale uma pessoa bem instruída, do que outra sem conhecimento e tagarela.

Existem muitas pessoas sem instrução neste mundo, mas essa deficiência intelectual, jamais deverá ser motivo de soberba, presunção, honra e orgulho próprio.

Se comportar contra os grandes pensadores deste mundo, é o mesmo que repudiar o próprio bem-estar., porque deles surgem as grandes e maravilhosas idéias que beneficiam a todos.

Se você não sabe de nada, não fique com raiva de quem sabe ou nervoso com alguém por causa disso., tenha paciência e procure aprender um pouco mais.

Não saber das coisas que motivam a grande locomotiva da humanidade, não é vergonhoso., vergonhoso é não se interessar em saber.

Muitas pessoas se afastam umas das outras porque umas têm muito e outras, pouco conhecimento., mas isso nunca deveria ser o ponto de separação, vez que sempre aprendemos uns com os outros.

Na trilha da vida, necessitamos de pelo menos um amigo para que interaja conosco enquanto percorremos esta mesma trilha.

Não duvide de tudo., duvide de algumas coisas, mas duvide com muito cuidado., ser cético, é simplesmente um grande e terrível erro (também, um horror) para todo e qualquer ser humano.

A comunicação e a expressão, não são meios pelos quais alguém venha se reafirmar, mas, formas inteligentes de se dizer – Estamos todos vivos, podemos conversar e interagir uns com os outros. 

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Deus, Além Das Religiões e Denominações

Por Gil Nunes

Quanto mais o tempo passa, mais vou compreendendo o significado de Deus para mim., antes de tudo, peço a você minha leitora e também a você meu leitor que, ainda que eu demonstre aqui minha fé em Deus, respeito sua fé ou a falta dela.

Entendo, portanto, que o motivo das pessoas terem ou não fé em Deus, jamais poderia ser o meio pelo qual elas se digladiem e se matem., porque tenho a mais nítida certeza de que não é isto que ele quer de nós.

Sim, falo numa visão completamente cristocêntrica., por isso, destituída de cunho político-religioso e ético-moral., vez que a política, a religião, a ética e a moral, são relativos de uma cultura tansnacional à outra., persisto entretanto, numa visão de um cristianismo puro., e não puro por ser puritano, mas de entender realmente o que o Cristo nos deixou como meio pelo qual.

É certo que podemos observar que o Mestre não se deteve na política dos homens, nem se preocupou com os religiosos da época, também não se debruçou na ética e na moral deles., e aí, podemos indagar – Por que? Seria porque a política, a religião, a ética e a moral dos homens do seu tempo não se enquadravam com a mensagem e com os novos ensinamentos que ele mesmo trouxe para que pudéssem aprender a reaprender aquilo que nunca tiveram conhecimento? Talvez seja esta uma das respostas.

Em contrapartida daquilo que ele ensinou, presenciamos pessoas correndo, correndo e correndo com vistas a multiplicarem seus milhões, seus conchavos, suas políticas.., mas para quê? O tempo de uma vida humana é de 70, 80 Anos., falo de vida com qualidade e exercício pleno de todos os sentidos que possuímos.

É sabido de todos nós que, muitas pessoas têm medo do sincretismo, mas às vezes elas não conhecem o significado desta palavra e nem mesmo a prática dela., mas são contra o sincretismo., querem ser contra., acho que é isso.

Mas então, o que ele queria dizer com ame o Senhor vosso Deus de todas as suas forças, de todo o seu sentimento, de todo o seu coração e ao seu próximo como a si mesmo?

Sei, é difícil., muito difícil., não é fácil., mas é algo novo para quem quer que seja., em qualquer tempo., em qualquer situação., em qualquer circunstância.

Há momentos que ficamos com muita raiva de pessoas por causa de algum acontecimento, ou porque não conseguimos aquilo que queríamos., ou ainda por causa daquilo que nos deram e não queríamos, ou quem sabe, até com raiva de nós mesmos, devido às escolhas erradas que insistimos em fazer., e assim, nos tornamos pessoas que não somos., pois nossa essência é boa., temos tudo de bom dentro de nós., e, infelizmente, enaltecemos os pensamentos e sentimentos ruins., quando na verdade precisamos exagerar em nós os pensamentos mais nobres, e os sentimentos mais doces., nos dando por completo uns aos outros., porque com os milhões ou sem eles, com as religiões ou sem elas, com as políticas ou sem elas, com os conchavos ou sem eles, multiplicando-os ou não, nosso tempo com qualidade de vida aqui, é pequeníssimo., 70 ou 80 Anos de idade.

Por tais razões, não vale a pena matar nossos semelhantes ou tirar a própria vida por causa da política, da religião, da ética, da moral ou por qualquer outro motivo que sirva de subterfúgio com o fim de justifica essa deficiência mental, espiritual e humana.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Reino Unido, Malvinas e a Incoerência

Por Gil Nunes

Ao ler os jornais fico sem acreditar naquilo que vejo em pleno século XXI., vejo o descaso, a incoerência, a ganância, a cobiça, a insensatez, a soberba e a falta de crescimento de civilidade em todo o Reino Unido.

A minha pergunta na data de hoje, dia 08 de Fevereiro de 2012, século XXI, e não século XIX., é – Até quando continuaremos assistindo de camarote bárbaros se apoderando das coisas alheias pela força e pela violência?

Será que esse Reino Unido ainda não entendeu que pela força e pela violência os homens roubavam, matavam e se apropriavam dos pertences dos seus adversários exatamente pela falta de uma legislação internacional advinda de pactos internacionais e que tais resultados de suas ofensivas e injustas guerras só se davam pela deficiência de civilidade, untados todos tão somente pela violência bárbara e ineficaz?

Ressalto ainda, será que o Reino Unido nunca ouviu falar de Luis Maria Vernet, o então governador da ilha de Puerto Soledad, que desde 1820, pertencia à Argentina? Será que é falta de lembrança dos anais da história ou pura e simples ignorância do fato que gerou o direito em favor dos Argentinos? Será que o mundo todo ficará num comodismo aceitando que a violência de John James Onslow, capitão da fragata britânica HMS Clio, prevaleça desde 02 de Janeiro de 1833 até estes novos tempos?

Por outro lado, será que o Reino Unido ainda não entendeu que aonde ele passou colonizando ali e acolá deixou um mar de sangue, injustiça e falta de respeito à dignidade da pessoa humana? Não entendeu esse Reino Unido que somente depois que ele deixou os lugares salteados por ele é que a paz, a justiça e a verdade passaram a reinar?

E mais, qual a distância aproximada entre as Ilhas Malvinas e a Grã-Bretanha? A resposta é: 12.800 Km. Agora, qual a distância aproximada entre as Ilhas Malvinas e a Argentina? Resposta simples: 550 Km.

Portanto, descabida a postura violenta, prepotente e atrasada do Reino Unido.

Aproveito este momento para parabenizar a Presidente da Argentina Cristina Kirchner, pela sua coragem e lealdade ao seu país e à justiça., não se acovardando como muitos têm feito em todo o mundo, visto que por causa dos bajuladores interdependentes, a injustiça se prolifera em algumas regiões do mundo., mas ela não. Ela tem a coragem de lembrar ao Conselho da ONU aquilo que esse Conselho está cansado de saber, mas que providências plausíveis jamais foram tomadas com o firme propósito de se respeitar os costumes de civilidade, pactos e convenções entre as Nações.

Por tais razões, deixo aqui o meu repúdio e a minha indignação em face da postura desordenada, errada e cega do Reino Unido devido à sua obsessão em se apoderar de algo que não lhe pertence há pelo menos desde 1820 (séc. XIX)., e dizer que um Reino Unido para disseminar a violência e o horror na Terra não deve ser visto e aceito pela Comunidade Internacional como se Reino de Justiça e Paz fosse.

Argentina, as Ilhas Malvinas são suas por direito., recebam todos os mis hermanos, inclusive a Presidente Cristina Kirchner, o meu apoio e minha solidariedade repletos de um carinho imensurável em todos os sentidos e aspectos. 

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

O Que Tenho Contra Os EUA?

Por Gil Nunes

Recentemente recebi um e-mail de um dos meus leitores, indagando-me do porquê da forma que tenho visto os norte americanos., e acabei respondendo o seguinte:

Gosto de todos os povos de todas as Nações., não gosto e nem aprovo governantes cegos e ambiciosos causadores das desgraças alheias., independentemente deles serem americanos do norte ou não.

Já o povo, sim, o povo pode ter sua parcela de responsabilidade, para o bem ou para o mal., infelizmente, no mundo, existem povos que são por demais pretensiosos, presunçosos e arrogantes., por isso, colocam no topo, governantes que tentam humilhar e privar os outros povos da liberdade e da soberania que lhes são intrínsecas., e isto é inadmissível., principalmente quando tal mentalidade é advinda de Nações que se rotulam de democráticas.

Tenho alguns colegas norte americanos e sei como muitas vezes se comportam., às vezes eles se colocam como se fossem a única razão deste mundo existir., e isto é errado., alguns deles já repreendi pessoalmente, principalmente em relação aos Direitos Humanos., pois vejo que alguns têm dificuldades de entenderem que além deles, as outras pessoas também são seres que pensam, que sentem, que concordam ou discordam disto ou daquilo., e aprender a perder quando se perde, também é ganhar.

Acredito que se os americanos da outra América, aproveitando esse momento de retirada de suas tropas dos outros países que não lhes pertencem, caminharem rumo ao respeito mútuo nas suas relações internacionais com outras soberanias, especialmente no tocante à dignidade da pessoa humana, a forma de como o mundo vê hoje os EUA, poderá mudar., resta saber se os seus governantes têm interesse em tudo isso.

Agora, gente boa e gente ruim, tem em todo lugar do Globo terrestre., exemplo claro ocorreu na 2ª Guerra Mundial, visto que naquele momento, os algozes destruidores da esperança da humanidade eram outros governantes, e por sinal, os mocinhos eram os americanos do norte., mas de lá para cá, muita coisa mudou.

Por fim, não tenho nada contra os americanos do norte, e até anseio poder escrever coisas boas a respeito deles, como por exemplo; dizer que estão se utilizando de todo o potencial que possuem para acabar com a fome no mundo, para ajudar pessoas com enfermidades na África, para negociar com seus parceiros internacionais sem terem que impor seus regimes internos, suas sanções e seus boicotes que para muitas outras Nações, há tempos encontram-se ultrapassados.

Mas fico triste também quando leio algum jornal aqui do Brasil ou de algum outro país ou presencio jornalistas televisivos brasileiros e fora do Brasil bajulando os governantes americanos do norte da América por causa de suas necessárias permanências naquele país, e que por isso, se acovardam e não se esmeram pela verdade do que de fato tem ocorrido nas relações internacionais entre os EUA e os países que com ele têm interagido., pois tentam de forma enganosa pintar o governo americano do norte como se ainda fosse algum mocinho da década de 40., e não é., assim como também há pelo menos uma década, deixaram de ser a primeira potência mundial., pertencendo este lugar agora, a China.