terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Boas Festas! Feliz Natal Para Nós! E Para Os Outros?

Por Gil Nunes

Depois de tantos séculos após o nascimento do menino Jesus, coisas indescritíveis ainda continuam ocorrendo., para os que são seguidores-discípulos do homem Jesus Cristo, sabem do que estou falando.

A começar pelo próprio nascimento do menino, pois, antes do seu nascimento, posto que, profetizado, sua mãe Maria, grávida, junto com seu pai de criação, José, tiveram que sair às pressas da cidade onde moravam na Galilélia, indo para a cidade de Belém na Judéia em virtude de uma determinação arbitrária de um rei (chefe de estado) sanguinário com o nome de Herodes, vez que não suportava a idéia de que outro rei pudesse nascer e ser muito mais forte do que ele em poder e glória.

Mesmo que Herodes tenha inquirido aos magos sobre o local onde nasceria o Rei dos reis, sendo informado que seria na cidade de Belém da Judéia, não teve outras informações além desta, e por isso, resolveu entrar em ação mandando assassinar todas as crianças de zero a dois anos de idade no entorno da cidade de Belém.

Pois bem, Herodes assassinou tantas crianças possíveis com sua ordem prontamente atendida por soldados que nunca souberam pensar ou refletir., entretanto, não conseguiu interromper a trajetória de vida do menino Jesus que crescia em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.

O menino Jesus nasceu na cidade de Belém da Judéia numa estrebaria, lugar onde ficavam guardados os cavalos e outros animais das pessoas enquanto elas descansavam nos quartos destinados aos clientes das hospedarias., ele nasceu ali porque José e Maria não encontraram vagas (quartos) para que pudessem ficar.

E, tendo ele o local de nascimento mais simples e mais comentado de todos os tempos, ainda assim, fora uma grande festa., e essa festa perdura até os dias de hoje.

Por isso, para os cristãos em todo o mundo, a data do dia 25 de Dezembro de cada ano tem uma importância ímpar., trata-se de um momento de reflexão, a fim de rever os conceitos, preceitos, preconceitos, erros, acertos, tendo como medida, o próprio menino Jesus.

É óbvio que todos os cristãos em toda parte da Terra desejam Boas Festas! Feliz Natal! Próspero Ano Novo! Para todos eles., mas e para os outros?

É aqui que quero chegar., E, lhe pergunto – O que é ser cristão para você? Dizer que é cristão e pronto? Ser totalmente egocêntrico? Egoísta? Intolerante? Acabar com a alegria, com a paz e com a vida dos outros por meio de guerras sujas? Ser o primeiro a matar o peru do natal e se vangloriar com isto? Saber que enquanto você tem uma mesa farta, mais da metade das pessoas no mundo passa fome? Ter a certeza de que suas contas bancárias transbordam de dinheiro e por isso se sente em completa segurança? Dizer que as outras pessoas procurem o caminho da paz enquanto você mata seus semelhantes? Ou o reconhecimento de que você vive na mais pura mediocridade e hipocrisia e que, por tal reconhecimento, quer mudar completamente da água para o vinho?

Destarte, queira Boas Festas! Feliz Natal! Para você e também para os outros!

Se não, deixe de dizer que você é uma pessoa cristã., não vai combinar com você., Jesus como ser humano, não era religioso, não era avarento, não era egoísta, não era cobiçoso, não era invejoso, não era assassino, não era politiqueiro, não era cheio de dolo, não era manipulador, não era intolerante, não era amante do dinheiro e nem daquilo que o dinheiro pode proporcionar, não era mentiroso, não era traiçoeiro, não era dissimulado, não era fingido.

Mas, era, compassivo, ajudador, amigo, meigo, carinhoso, perdoador dos que se arrependiam e procuravam seu perdão, amenizador das cargas pesadas dos ombros dos outros, queria que todos estivessem bem em todos os sentidos e aspectos.

E você! Que se considera uma pessoa cristã! O que quer para a vida dos outros?

23 comentários:

  1. Gil, sou uma pessoa cristã (Católica) e procuro melhorar todo dia. Eu sei que não é fácil porque nossa natureza é mesmo egoísta e mesquinha. É só com Jesus que aprendemos ser uma pessoa melhor. Não estou 100% mas ando melhorando. Gostei do que escreveu. Serviu para a gente refletir sobre tudo. Tudo que você escreve acho maravilhoso. Bjs!
    Laura, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  2. Gil, eu ia sair, quando vi que escreveu um novo post. Achei lindo e inteligente de sua parte. Você abordou a essência do cristianismo e não a futilidade que se vê por aí. É verdade, precisamos de mais reflexão e mudanças para melhor. Tudo que você disse é extremamente importante e necessário para os cristãos e os não-cristãos. As pessoas precisam aprender que nascemos para ajudar-nos uns aos outros e não tirar aquilo que os outros têm. Amei! Beijos!
    Renata, Barueri, SP

    ResponderExcluir
  3. Gil, a boca fala e os dedos escrevem daquilo que o coração está cheio. Tenho certeza que seu coração está cheio de coisas boas. Quem imaginaria que "Boas Festas! Feliz Natal Para Nós! E Para Os Outros?" Fosse tudo isso que você escreveu? O que eu gosto do seu jeito de escrever é que a gente vai lendo pensando que é uma coisa e acaba sendo outra completamente diferente e mais empolgante. Sinceramente fiquei impressionada com suas palavras! Precisamos repensar a questão de sermos cristãos e como temos sido como cristãos. Adorei! Bjs!
    Letícia, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  4. Gil, você sem perceber deu um tapa com luva de pelica na cara de muita gente que se diz cristã e não sabe o que é ser cristã. Eu sei que somos falhos, mas tem gente nesse mundo que é pior que o diabo. Como poderia dizer que é uma pessoa cristã? Demais cara!! Gostei pra valer!
    Oscar, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  5. Gil, o pessoal da outra América precisa ler o que você escreveu. A tal Hillary Clinton, desejou ao novo chefe de estado da Coréia do Norte, que busque o caminho da paz, mas ela e o resto dos americanos é que não têm paz e nem dão paz para as pessoas no mundo diz para que os outros percorram o caminho da paz? Hipocrisia pura!!! Tô fora!! Vai entender esse povo doido e assassino que se dizem cristãos!! As palavras dessa mulher são lixo para mim!!!
    Gonçalves, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  6. Gil, ser cristã é saber que se tem defeitos, mas que se quer melhorar. O mínimo que podemos querer é ajudar uns aos outros na caminhada da vida. Bjs!
    Samara, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  7. Gil, estou fazendo o que posso para ser cada vez melhor na qualidade de uma cristã. Você falou muitas coisas que vejo, preciso melhorar ainda mais. É isso mesmo, ser cristã é principalmente refletir sobre o que fizemos, o que temos feito e o que faremos ou não. Mas infelizmente as pessoas estão correndo nas lojas a procura do melhor presente, mas ela mesma não muda, nem as pessoas que recebem os presentes. Nem lembram que o Natal é por causa do nascimento de Jesus. Suas palavras são lindas e firmes. Gostei! Bjs!
    Heleonora, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  8. Gil, o nascimento do menino Jesus deve motivar a cada um de nós no mundo, pelo menos para os que acreditam que ele é o filho de Deus, vida mais humilde e vivida com mais essência e menos futilidade. Devemos nos entregar a ele e também uns aos outros com amor, respeito e ajuda de uns para com os outros. No fim, nada se leva desta vida. Suas palavras vieram em boa hora. Bjs!
    Madalena, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  9. Gil, só uma pessoa tapada para não entender o que você escreveu! É isso cara! Abraço!
    Márcio, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  10. Gil, não sou cristão, sou budista, achei coerente o que escreveu. Atualmente as pessoas têm sido muito mais máquinas do que seres humanos. Se são menos seres humanos como poderiam se lembrar de Jesus ou de Buda? O caminho da espiritualidade tem sido um caminho que até os que se mostram ativistas religiosos estão muito distante dele. As pessoas vão aos templos religiosos, mas não é para buscar o caminho da espiritualidade, elas querem ficar cada vez mais ricas e poderosas. No fim, verão que isso não valeu a pena. O caminho da simplicidade é o melhor caminho para nele andar.
    Hiroshi, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  11. Gil, suas palavras me deixaram comovida e determinada a mudar muitas coisas em mim. Eu nunca pensei sobre tudo isso. Mas sei o que farei a partir deste momento. Sabe? Parece que tudo ficou muito claro para mim. Faz sentido o que você escreveu. Achei lindo! E porei em prática! Bjs!
    Virginia, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  12. Gil, quando vemos aquela personalidade de Jesus, nada a ver com os homens que se digladiam a todo momento por um lugar ao Sol. Até parece uns ricos condenados que precisam estar no topo. Tenho pena deles, homens e mulheres também. Suas palavras são esplêndidas e motivadoras. Tenho certeza que já está ajudando a muita gente no foco daquilo que realmente importa para a vida. Bjs!
    Nathasha, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  13. Gil, você sempre me ajudando a resolver problemas de ordem existencial em minha vida. Falando do menino Jesus, do seu nascimento, e da pessoa que foi o homem Jesus como exemplo para nós que somos cristãos, e também para os que não são cristãos, enfim, me trouxe uma áurea de alento e tranquilidade. Algumas coisas que eu estava com dúvida, mas com o que escreveu, já não estou mais. Obrigado por suas palavras. Bjs!
    Sônia Lemos, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  14. Gil, viver em consideração e respeito, dando-se uns aos outros no compartilhar do que temos e do que somos, acho que atenderíamos um pouco da vontade do menino Jesus em nós. Gostei do que escreveu e precisamos pensar em tudo com carinho e amor. Receba de mim um beijo com muito mais respeito e consideração pelo que você é como homem e como um ser humano incrível que admiro!!
    Vivian, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  15. Gil, precisamos conversar mais sobre essas questões que envolvem nosso comportamento de forma geral. Em muitos momentos não sabemos muito bem o que fazer ou o que ser. Acho que é conversando sobre tudo que vamos melhorando aqui e ali. Bjs!
    Selma, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  16. Gil, se no mundo tivesse mais caras humanistas e cristãos como você, saiba, o mundo seria muito melhor. O mundo está completamente perdido e as pessoas também. Mas quem se interessa por assuntos assim? Acho que poucos. Eu me interesso e tenho aqui uma turma de amigos comigo. Valeu!! Abraços!
    Roberto, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  17. Gil, fofo tudo isso! é verdade, até hoje os homens chefes de estados continuam do jeito de Herodes. Penso que deva ser por causa do poder que passam a ter nas mãos. O poder corrompe os homens. Aprendi um pouco mais acredite. Acho lindo tudo que escreve! Não perco nada do que escreve!! Bjs!
    Maurea, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  18. Gil, acho que quando você foi feito usaram uma forma especial. Eu acho você uma pessoa iluminada. Um pessoa diferente da maioria como você mesmo já escreveu sobre isso. Você falou tudo que todos nós precisamos ouvir, entender e pôr em prática. Bjs!
    Suzanne, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  19. Gil, as pessoas assim como eu mesma, precisam olhar um pouco mais para Deus e para o que ele espera de cada um de nós. As pessoas pensam que Deus está ali como um Deus vingativo que não conhece o caminho do amor. Vejo que pessoas que dizem ter Deus ou conhecer a Deus, ainda não sabem quem ele é. Basta olhar para Jesus e ele mesmo nós mostra como Deus é. Compreensivo, amoroso, ajudador como você falou, cheio de ternura e ensinamentos de vida, de paz. Bjs!
    Dora, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  20. Gil, vejo que você é um poeta cristão, amo os poetas, e se for cristão, amo mais ainda. Sim, porque eles são mais humanistas, que é o seu caso. Os humanistas nunca devem se envergonhar dos cegos deste mundo que não conhecem nada, mas só a violência e a morte. Já com os humanistas, com os poetas encontramos a vida, porque eles são os que mais sabem falar e interpretar as constâncias e inconstâncias da vida. Meu poeta, beijos calorosos!! Amei!! Adorei o que escreveu!
    Elisa, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  21. Gil, você tem razão ao dizer que cristãos deve seguir os padrões de Cristo. Sim, porque de outra forma não seriam cristãos, poderiam ser judeus, islâmicos ou de alguma outra religião. Sou cristão e acho errado essa intolerância religiosa que há principalmente nos que se dizem cristãos e não são. Não só o povo judeu e islâmicos devem ter a liberdade de cultuar a Deus do jeito que acharem melhor, mas também, todas as outras religiões, desde que elas não matem pessoas. Cada ser humano tem o direito de querer acreditar ou não do jeito que os outros acreditam ou até não acreditar em nada. Abraços.
    Laércio, Uberlândia, MG

    ResponderExcluir
  22. Gil, acho as Festas, o Natal, Ano Novo, momentos importantes para uma boa e sincera reflexão como você bem frisou, mas as pessoas precisam mudar de verdade, iniciar um Novo Ano completamente diferente da pessoa ralé que foi no ano anterior. Acredito que o menino Jesus veio para trazer mudança de vida para nós os que acreditam nele como filho de Deus. Gostei muito do seu post! Bjs!!
    Soráia, Belo Horizonte, MG

    ResponderExcluir
  23. Gil; acho bom que as pessoas comemorem o Natal, se encontrem com seus parentes, participem juntos de uma farta ceia e logo vão dormir para mais um dia 26 de Dezembro... Mas e daí... Depois disto?
    Interessante, postei algo no meu blog e depois vim aqui ler o que escreveu durante a semana... Encontrei um tema, meio parecido com o que escrevi...
    Bem, de toda forma, acredito que o real sentido do Natal, que deveria ser uma forma de refletirmos; está cada vez mais distante do ser humano... Mas ainda existe seres humanos HUMANOS... Como você!
    Um grande abraço, forte, apertado, com afeto de alguém que te admira muito!
    Desejo muita paz a você!
    JSN(Minas Gerais)

    ResponderExcluir

Faça seu comentário. Ele é muito importante para que eu possa melhorar ainda mais o meu estilo e aquilo que coloco no ar.

As opiniões expressas neste blog são de responsabilidade dos seus autores. Entretanto, não serão colocados no ar, comentários com palavras de baixo calão ou os que, ainda que sejam anônimos, não tenham um mínimo de identificação como:

Nome, Cidade, Estado, País (se fora do Brasil).

Nota: Para facilitar o envio do seu comentário, retiramos o controle de acesso por meio da inclusão de palavras antes do envio. Agora, basta escrever e enviar.

Atenção! Perguntas específicas, mande-me um e-mail.