terça-feira, 26 de abril de 2011

Censura Faz Parte da Época das Trevas

Por Gil Nunes

Se tem algo que mata o desenvolvimento da humanidade em solo terrestre é a tal da censura.

A censura dá ao seu detentor a idéia de que ele é um deus no meio de pobres mortais.

A Democracia não coaduna com posturas grotescas e desagradáveis provocadas pela censura seja lá de quem for.

É óbvio que existem regras para tudo nesta vida., as pessoas devem respeitar as instituições, e as instituições devem respeitar todo e qualquer cidadão quatro vezes mais.. digo isso, porque as instituições são criadas para atenderem os cidadãos e não para terem um fim em si mesmas., porque se assim fosse, não seriam instituições e sim, ninhos de cobras que desfrutam do bem bom disponibilizado às custas do dinheiro sofrido dos cidadãos que pagam por toda a vida; contribuições, taxas, impostos.. e o retorno, é ínfimo.

A propósito de tudo isso, logo quando tomei conhecimento pelos jornais do que ocorrera em Brasília; de que o senador Roberto Requião teria cerceado a liberdade do jornalista Victor Boyadjian ao tomar das mãos deste sua ferramenta de trabalho, fiquei de boca aberta, não acreditei, e continuo não acreditando que isto tenha acontecido por puro pensamento ditatorial da parte do nobre senador, até mesmo porque ele faz parte de uma família que, além de conhecer a Ciência da Sociologia Aplicada (O Direito), participam, na qualidade de membros da família, excelentes professores desta Ciência..

Vamos entender que, deve ter ocorrido um mal entendido de uma ou de outra parte, ou seja, entre o jornalista e o senador, e que tudo seja devidamente esclarecido., porque, censura, nunca mais!!

O jornalista, tanto quanto, o advogado, o sociólogo, o antropólogo, o filósofo, o teólogo, o professor, o estudante, o escritor, o crítico e ou articulista de políticas nacionais e internacionais, e todos aqueles.. que prezam pela liberdade individual e coletiva das pessoas, e que portanto, detentores de conhecimentos, devem, sempre, terem, a total liberdade no sentido de bem desempenhar o papel que cada um deles ou delas, têm, diante de toda e qualquer sociedade que goza do Estado Democrático de Direito.

Ademais, a época das trevas ficou nas trevas do passado, estamos no Século XXI, graças a Deus., isto posto, todos aqueles ou aquelas que têm a chama ardente da liberdade incondicional da vida em sociedade, devem erguer a voz em alto e bom som, dizendo não a todos aqueles que, de maneira ríspida ou subrreptícia, tentam calar a voz dos vocacionados supramencionados.

É bem verdade que para muitas pessoas, tanto faz como tanto fez. Mas, não é o caso daqueles ou daquelas, que, vendo algo que possa prejudicar não só a si, mas à vida em coletividade de toda uma sociedade, que vive ou não, em um Estado Democrático de Direito, e tivessem a obrigatoriedade de calarem-se, certamente, coerentemente, isto seria por demais impossível.

Os homens precisam percorrer o caminho da legitimidade, e não bradarem no mundo de uma ditadura espiritualizadas por eles; seja na política, na religião ou no futebol.

Dessarte, se os outros ex-governadores têm o direito de continuarem recebendo seus salários de seus mandatos anteriores na condição de governadores dos Estados, não seria o caso do senador Roberto Requião abrir mão ou não dos seus proventos salariais que deixaria o Estado do Paraná um pouco mais rico ou um pouco mais pobre., o que sabemos é que, dinheiro não falta nos cofres públicos, apenas deve ser direcionado para o que lhe é devidamente destinado, e isto, não vem acontecendo há vários séculos, pois a máquina pública até pode ser comparada a um câncer que proporciona grandes malefícios, e os benefícios? Basta darmos uma olhadela na; saúde, na educação, na habitação.. do povo brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Ele é muito importante para que eu possa melhorar ainda mais o meu estilo e aquilo que coloco no ar.

As opiniões expressas neste blog são de responsabilidade dos seus autores. Entretanto, não serão colocados no ar, comentários com palavras de baixo calão ou os que, ainda que sejam anônimos, não tenham um mínimo de identificação como:

Nome, Cidade, Estado, País (se fora do Brasil).

Nota: Para facilitar o envio do seu comentário, retiramos o controle de acesso por meio da inclusão de palavras antes do envio. Agora, basta escrever e enviar.

Atenção! Perguntas específicas, mande-me um e-mail.