sábado, 5 de julho de 2014

A FIXAÇÃO

Por Gil Nunes


Por mais que queiramos, não podemos impedir a ocorrência dos fenômenos na coexistência com a nossa vida e com a vida dos outros... os de perto... e os de longe.

Não podemos impedir o nascimento do Sol e nem podemos, também, impedir que ele se ponha no fim do dia. 


Quando chove... chove. – Não há como impedir o cair da chuva e que ela regue toda a Terra... molhando onde queira molhar.

Quando o Sol nasce, ele traz junto com seu brilho, vitalidade, força, energia... no seu brilho... há vitaminas... e precisamos delas.

Quando a chuva cai... junto com ela... cai também, vida. – Nos lugares onde não há chuva, há escassez... sequidão... tristeza... fome... morte.

Contudo, quando há chuva... a Terra fica boa para o plantio... pode-se plantar de tudo... e o interessante... é que, tem gente que realmente gosta de cultivar a Terra... gosta de prepara-la para que receba as sementes... gosta de observar o nascimento dos primeiros brotinhos que vão surgindo... um após o outro... esse tipo de gente... é o tipo que se identifica com a natureza na sua forma mais crua... mais original... ocorre que, para uma pessoa assim... tudo isso... transforma-se numa verdadeira terapia envolvida numa tricotomia; física... mental... e espiritual... esse tipo de pessoa... tem em sua preocupação... tão-somente no que lhe é necessário para o desenvolvimento diário dos seus afazeres... que envolvem o plantio das sementes... o cultivo... e o resultado..., quer seja, o fruto.

Outro fenômeno da natureza é o frio... ninguém pode impedir a ocorrência do frio. – O que se pode fazer... é adquirir Ar-Condicionado para evita-lo, mas impedir que ele em si... seja... isso não é possível.

O calor... fenômeno antagônico ao frio... de igual modo... jamais pode ser impedido de ser na sua essência... por outro lado..., da mesma maneira... pode-se, por meio de um Ar-Condicionado... controlar o meio ambiente que se queira controlar... mas, impedir a atuação do calor... não. - Porque ele estará ali... e é por meio do Ar-Condicionado que se controla o meio ambiente... não o calor, pois, saindo daquele ambiente, o calor... logo se torna muito mais forte... e real à natureza humana.

O fogo queima em qualquer parte do Universo... ele é outro fenômeno que não pode ser impedido. – Mas alguém poderá dizer que apaga-lo é fácil e possível. – Bem, a experiência do cotidiano... diz que não. – Tente apagar o fogo de um vulcão.

A Terra... é outro fenômeno que todos, dela, se utilizam... mas ninguém pode impedi-la de girar em torno do seu próprio eixo.

O dia nasce..., a noite vem..., um dia... e outro dia... e mais um dia... com isso... surgem as estações; Inverno... Verão... Primavera... Outono... as chamadas quatro estações... e ninguém pode impedir que tudo isso aconteça... bem como, janeiro a dezembro... e janeiro a dezembro... e janeiro a dezembro... quem é que pode impedir esses acontecimentos?

Também... não se pode impedir o passado... nem o presente... e nem o futuro... esses... e aqueles... são fenômenos... com os quais... de um jeito ou de outro... interagimos... numa dependência... e interdependência... constantes.

O que quero dizer com tudo isso... é que, por mais que se queira ou não, os fenômenos são existenciais... e precisamos entender isso... conviver com eles... entendendo... que dependemos mais deles... do que eles de nós... vez que, conseguem existir sem a nossa interferência... mas nós não podemos sobreviver sem a interferência deles.

Nessa compreensão..., volto-me um pouco para o entendimento dos fenômenos que habitam dentro de nós... na nossa mente... no nosso corpo... no nosso espírito. – Na verdade..., somos um Universo dentro do Universo... e somos complexos também... e simples... ricos por natureza... e pobres por causa das nossas incertezas.

Ora, Deus nos fez assim... Deus criou todos os fenômenos assim... para quem acredita no criacionismo... sabe que Deus criou todas as coisas... e sem ele, nada seria criado. – Respeito pessoas que discordam de mim... do meu entendimento. – É por isso que sou apaixonado pela Filosofia. – Na Filosofia... cada um tem seu ponto de vista científico ou não e ninguém precisa se matar ou matar alguém para provar que tem razão.

Na verdade, cheguei até aqui, pura e simplesmente... para dizer que... não há motivo para preocupações além daquelas que o agora nos proporciona... porque se preocupar com o passado é tortura... voltar-se para o futuro é loucura... não a loucura boa... mas um tipo de loucura... sem a hesitação do fragor do tempero do presente. – Em toda minha vida... fui... e continuo sendo... por demais criticado... por parentes... conhecidos... colegas de classes... mas não me importo... aliás, nunca me importei. – Acredito que, viver no agora, trazendo nossos sonhos... para o momento presente... podemos sim, a cada dia que nasce... sentir o gosto que ele tem. – Há em mim, três motivações que não me deixam em momento algum; Deus com tudo que ele é nos seus Atributos... as pessoas no mundo todo... e eu. – Com isso, facilmente chego à conclusão de que, há coisas que posso mudar... e há coisas que não posso mudar. – Para as que posso mudar..., dou minha contribuição e para as que não posso mudar, recorro à minha modesta compreensão e sossego do meu corpo, da minha alma e do meu espírito.

É por isso também, que precisamos nos aquietar nas nossas pretensões..., porque, tudo passa nessa vida... passamos por aqui... de um modo supersônico... num abrir... e fechar... de olhos... então, cada fascículo de segundo... torna-se importante... e tudo isso... certamente... terá mais significado... se botarmos mais qualidade de vida em nós e na vida das pessoas... tornando nosso meio ambiente... muito mais vigoroso... muito mais saudável... muito mais emocionante do que racional. – Precisamos aprender a valorizar cada palavra que falamos... cada olhar para onde norteamos as meninas dos nossos olhos... cada tempo da nossa respiração... cada movimento do nosso corpo... cada sorriso que gratuitamente entregamos às pessoas... ou a nós... quando estamos em frente ao espelho... cada macaquice que fazemos... para alegrar alguém que precisa... ou não... cada gosto do nosso paladar... quando comemos os alimentos que nutrem nossa existência humana... cada pensamento... cada som que ouvimos... cada toque que damos com as pontas dos nossos dedos... cada sentimento que selecionamos para sentir... ser... e viver... cada momento de descanso que encontramos em meio ao aglomerado de pessoas... e de coisas... cada palavra que falamos ou escrevemos... cada toque dos nossos pés na areia do Mar... na Terra... na Água... na Grama... cada abraço... cada beijo... cada Eu Te Amo... cada você não está só, pois estou aqui... cada confia em Deus e em você também... cada obrigado... cada tudo bem... cada motivo que temos para viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Ele é muito importante para que eu possa melhorar ainda mais o meu estilo e aquilo que coloco no ar.

As opiniões expressas neste blog são de responsabilidade dos seus autores. Entretanto, não serão colocados no ar, comentários com palavras de baixo calão ou os que, ainda que sejam anônimos, não tenham um mínimo de identificação como:

Nome, Cidade, Estado, País (se fora do Brasil).

Nota: Para facilitar o envio do seu comentário, retiramos o controle de acesso por meio da inclusão de palavras antes do envio. Agora, basta escrever e enviar.

Atenção! Perguntas específicas, mande-me um e-mail.