sexta-feira, 1 de junho de 2012

Perfil Falso na Rede é Coisa de Extraterrestres

Por Gil Nunes

Se passar por outra pessoa com informações pessoais pertencentes a ela e não a(o) infrator(a) em perfis falsos na internet (twitter, facebook, blog,..), é crime por analogia no Código Penal Brasileiro, além de se ter que arcar com responsabilidade civil, danos morais, dentre outros.

E, com intuito de esclarecer ainda mais esse assunto no meio Jurídico, existe uma Comissão de Juristas do Senado Federal, discutindo a melhor forma de inserir o Novo Código Penal Brasileiro, ela aprovou no mês passado, inclusive, a inserção de um Capítulo Inteiro somente para Crimes Cibernéticos.

No nosso Ordenamento Jurídico, ainda não existem conceitos legais dentro da linguagem nova dos computadores e seus periféricos, por isso, atualmente usa-se por analogia delitos comuns do Código Penal.
Ocorre que, essa analogia está com seu tempo contado, vez que, logo, todos os crimes na Internet envolvendo principalmente o dolo (intenção de prejudicar alguém), serão tipificados dentro do Novo Código Penal., se bem que, por analogia, pessoas já vêm respondendo na Justiça pelos seus atos.
Vale salientar que, a Comissão já aprovou agravante para quem criar e usar perfil falso de uma pessoa ou empresa na Rede de Internet., com isso, a pena poderá aumentar em um terço, podendo chegar até a metade.
Portanto, quem gosta de liberdade, precisa se precaver e evitar problemas desnecessários para si e para as pessoas do seu convívio.
Cidadania, respeito ao outro, são ingredientes que despertam em nós, real motivação para que vivamos nossa vida, deixando a vida das outras pessoas, para que elas vivam em paz.
Acredito que, quando se perde a noção de tempo e de espaço, o direito do outro é atingido e cerceado, e assim, as reparações dos danos são inevitáveis.
Mas, é muito comum, o(a) infrator(a) dizer que estava brincando e que não tinha a intenção de prejudicar quem quer que seja., só que quando se busca autoria, materialidade e nexo causal, fica difícil dispor de alguma refutação plausível merecedora de alguma credibilidade.
O melhor mesmo é deixar as pessoas viverem sua vida em paz, e longe de qualquer agressão ou intrusão provocadas por pessoas descuidadas quanto à preservação do bem-estar dos outros.
Dar felicidade às pessoas e depender também da felicidade delas para que vivam uma vida completa, trata-se de um segredo rico em todos os sentidos, posto que, aparentemente desprezado por algumas pessoas que insistem caminhar na contramão da felicidade, tendo tudo, e ao mesmo tempo, não tendo nada., por isso, precisam imiscuir-se na vida dos outros que buscam viver a vida em paz, bem longe daquelas que, aonde chegam, transtornam tudo e todos no seu entorno, prejudicando vidas sem qualquer pingo de arrependimento ou de remorso., parecem-se mais com E.T.s (extraterrestres);  sem entendimento, sem sentimento, sem norte, sem vida, querendo tomar a vida dos outros para usufruírem do pior jeito possível., para mim, tais pessoas precisam urgentemente de tratamento psiquiátrico., bem antes do Poder Judiciário determinar alguma prisão, reparação ou tratamento médico.
Destarte, vale lembrar, que, a família e familiares dessas pessoas portadoras desses distúrbios do comportamento, podem ajudar muito., quem sabe, levando-as para participarem de algum grupo de reabilitação, para que assim, consigam viver e deixar os outros em paz.

16 comentários:

  1. Gil, engraçado e sério ao mesmo tempo. São extraterrestres mesmos. Essas pessoas são doentes. Precisam de tratamento. Na cadeia elas vão piorar. O governo não cuida nem dele, dirá dos presos no Brasil. Os ETs são assim por causa da educação que recebem em casa. Gostei, você misturou coisa séria com humor. Gosto disso em você. Bjs!
    Heleonora, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  2. Gil, normalmente sou contra a intervenção do Estado na liberdade oferecida pela Internet, mas nesse ponto, sem dúvida, mais que necessário e que essa tipicidade aconteça logo com o novo código penal. Amei o que escreveu com criatividade, humor e seriedade, rsr.. fiquei apaixonada mais uma vez pelo que escreve!! Só você consegue fazer isso!! Não conheço ninguém!!! Amei meu querido Escritor predileto!!! Não paro de fazer publicidade do seu Blog!!! Bjs!!!
    Renata, Barueri, SP

    ResponderExcluir
  3. Gil, esses caras e essas caras devem ser presos!! Cadeia neles!!!
    Rogério, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  4. Gil, fico horrorizada com essa falta de controle das pessoas, tanta gente doente por causa do vício na internet. Há pessoas que não fazem absolutamente nada na vida, vivem para a internet. Absurdo!! Bjs!!!
    Madalena, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  5. Gil, a lei existe porque ninguém respeita. Elas continuarão invadindo o espaço alheio e acabarão presas. Quanto não respeitam acabam presas! Inté!!
    Ambrósio, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  6. Gil, acho que essas pessoas não gostam de serem elas, daí precisam inventar que são outras que elas gostariam de ser. Isso é tão triste e exótico. Seu post ensina direitinho como devemos respeitar o espaço das outras pessoas sem invadir o direito delas. Ficou um pouco engraçado também (risos). Bjs!
    Laura, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  7. Gil, a lei está pegando muita gente desavisada. Interessante é que não aprendem nunca!!! Ah! Minha amiga não conseguia ver os comentários dela no seu Blog, então expliquei para ela que deve informar pelo menos o NOME, CIDADE, ESTADO, PAÍS. Senão, não entra no ar não é? Ensinei certinho? Eu sei disso porque tive alguns que não foram publicados, mas isso aconteceu lá no início quando não nos conhecíamos direito. Fiz certinho não fiz? Bjs!!
    Marta, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  8. Gil, falei com meu amigo Rocha (Bombeiro), ele tem um amigo que sempre anda com ele, e os dois disseram que todos terão que respeitar a Lei. Faz tempo que os vi, mas há sentido nisso, não faz? Bom, o cara é Bombeiro e deve saber o que diz. O amigo dele, não sei o que faz na vida. Mas é um sujeito sorridente. Eles são bem informados e educados. Vamos ficar de olho nesses invasores da privacidade alheia. Não há nada que não seja descoberto. O que você escreveu foi um alerta para todos! Principalmente para os que não respeitam a vida dos outros. Grande abraço amigão!
    Moreira, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  9. Gil, cadeia é pouco para essas pestes que vivem brincando com a vida alheia. Bjs!
    Walkiria, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  10. Gil, viver a vida em paz é tão bom não é? Por que as pessoas nunca aprendem isso? Bjs!
    Samara, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  11. Gil, sempre acertando no tema e na medida certa. Vivo aprendendo com você meu anjo. Bjs!
    Sônia Lemos, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  12. Gil, eu e centenas de pessoas fazemos o maior Marketing do seu lindo e maravilhoso Blog., aqui em Alphaville você domina o interesse das pessoas que gostam de ler coisas boas, interessantes e intrigantes também (risos), e as músicas? Muiiiiooootoooo leeeeeegaaaal!!! Bjs!!!!!!!!!!!!!!
    Paola, Barueri, SP

    ResponderExcluir
  13. Gil, tenho pena dessas pessoas que não respeitam a privacidade das outras. Será que elas conseguem viver? Tenho minhas dúvidas! Bjs!
    Kátia, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  14. Gil, tenho a resposta!! Trata-se de falta de competência!!! Não existe outra!!! Bjs!
    Carla, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  15. Paola!!! Estou com você amiga!!! Esse Blog é lindo, bem feito e diferente dos outros!!! Gil!!! Parabéns!!! Bjs!!!
    Vanessa, Barueri, SP

    ResponderExcluir
  16. Alphaville e Região, LEIAM: GIL NUNES BLOG!!!!! MELHOR BLOG!!!! NÃO É CANSATIVO!!!! A GENTE ENTRA NELE E NÃO QUER MAIS SAIR!!!! EXPERIMENTEM!!!!! Paola!!! Vanessa!!! Eu também estou com vocês amiiiiiiigaaaaasssss!!!!! Gil, meu querido!!! Continue escrevendo!!! NÃO PAAAAARRRREEEEEEE!!!!! Ajude a melhorar nosso dia, todo dia!!!! Bjs!!!!!!!!
    Mel, Barueri, SP

    ResponderExcluir

Faça seu comentário. Ele é muito importante para que eu possa melhorar ainda mais o meu estilo e aquilo que coloco no ar.

As opiniões expressas neste blog são de responsabilidade dos seus autores. Entretanto, não serão colocados no ar, comentários com palavras de baixo calão ou os que, ainda que sejam anônimos, não tenham um mínimo de identificação como:

Nome, Cidade, Estado, País (se fora do Brasil).

Nota: Para facilitar o envio do seu comentário, retiramos o controle de acesso por meio da inclusão de palavras antes do envio. Agora, basta escrever e enviar.

Atenção! Perguntas específicas, mande-me um e-mail.