Por Gil Nunes
Amar é o que me faz andar, ser, fazer, me aprofundar.. não me vejo sem amar., preciso amar para continuar vivendo.. sem o amor dentro de mim, eu não passaria de um reles pedaço de pau fora do tronco da árvore que lhe formou, sem vida, sem serventia, sem o porquê de ser, e de continuar sendo..
O meu amor é doce, é simples, descomplicado, amável, suave, sincero, centrado, fiel, cheio de vida, de paixão, de harmonia, de certeza, de charme, de sonho, de sintonia..
Nada é mais valoroso do que sentir algo terno dentro do peito por alguém., fico imaginando a tristeza que é para àquelas pessoas que não sentem nada., não gostam, não amam., não vivem.
Não sei, talvez seja o caso de muitas pessoas que estão lendo agora, neste momento, o que aqui escrevi, e sabem que se levantam dia após dia sem um pingo de amor dentro do seu coração., levantam-se, vão para suas escolas, seus colégios, suas faculdades, vão para seus locais de trabalhos, e nada., nem um pingo sequer de amor ou de paixão., estão completamente vazias., secas, esturricadas, exacerbadamente desnutridas do amor e da paixão.
E eu, eu tenho medo de viver sem amar, sem me apaixonar por Deus, pela vida, por pessoas, por aquilo que faço., tenho medo de viver neste mundo sem um pingo de amor, de paixão, de esperança, de fé, de confiança de que o amor é maior e o mais importante.
Eu sei que por eu amar do jeito que amo, de vez em quando, muitos tiram vantagens de mim, da minha paixão, do meu amor, da minha ingenuidade de amar pessoas ou algo insuscetíveis ao meu amor, à minha paixão, ao meu calor de vida e de entrega do meu coração., mas não me abalo por muito tempo, fico abalado sim, posto que o amor, a paixão, a entrega do coração, sejam as cordas vocais da vida e dos sentidos., deixo que a razão seja forte em mim, fale mais alto que o meu amor e a minha paixão., assim, deste jeito, posso lamber minhas feridas até que a dor passe.
Alguns dizem que paixão não é amor., sim é verdade, concordo plenamente., mas amor sem paixão é igual àquele amor platônico, o amor que se sente à distância., vamos imaginar por exemplo, aquele pai que ama seu filho ou a sua filha, mas nunca se declara, nunca diz – Eu Te Amo! Ao contrário, diz – Você sabe que não preciso dizer que te amo, não é? O filho / a filha concordam, mas com um aperto no coração. E, ainda, além do pai não se declarar ao filho ou à filha, não abraça e nem beija seu filho ou sua filha., o que não difere também do amor sem paixão entre um homem e uma mulher., entre um autor e sua obra.
Todavia, amar com paixão, é o mesmo que dizer que os veículos têm suas rodas e por isso se locomovem a 40, 60, 80, 100, 120 Km/h ., amar com paixão é o mesmo que dizer que os aviões têm asas e turbinas, por isso, eles voam livremente e atingem seus destinos., portanto, o amor entre as pessoas deve ser declarado mil vezes mil, sentido, norteado por meio do beijo, do abraço, do toque das mãos ou por um simples olhar.
Não., para mim, viver sem amor, sem paixão, seria o mesmo que dizer que não vivo, não sou ou nunca fui., se bem que constatei que em muitos casos, meu amor e a minha paixão foram insuficientes para algumas pessoas que conheci e serão insuficientes para outras que conhecerei., pois, além do meu amor e da minha paixão, elas quiseram e quererão coisas que eu não tinha e não terei para lhes dar., não fiquei triste por muito tempo, e não ficarei triste por muito tempo, visto que amor e paixão, elas também não tinham e provavelmente as que conhecerei não terão para me dar., exceto aquelas que em mim buscaram e buscarão amor e paixão, sim, em mim encontraram e encontrarão, mas muito cuidado, o amor e a paixão devem ser puros, sem misturas, sem a inclusão de qualquer outro interesse, principalmente se tal interesse for financeiro ou material.
O amor e a paixão não se pode comprar., se forem comprados, certamente serão falsos., e aquilo que é falso não tem valor, pois parece, mas não é., se eu fosse o homem mais bilionário de toda a Terra., ainda assim, viveria aparentemente na condição de um pobre, de um plebeu, só para descobrir o verdadeiro amor e a verdadeira paixão para se juntarem ao meu amor e à minha paixão, para que desta forma, pudéssemos viver verdadeiramente amando-nos e apaixonando-nos todos os dias de nossa existência.
Sabe Gil; a ilustração rápida que me vem a mente, é que esse amor, tem sido meu combustível...
ResponderExcluirPara andar, correr, trabalhar, dedicar, sonhar...
Você deu sentido em várias palavras ao significado do amor, da paixão...
Engraçado, eu leio suas postagens, mas antes, quando leio o título, faço um breve esforço para tentar descobrir do que se trata o assunto. Confesso que o título, dá a entender parte do assunto, mas quando você vem com suas palavras, a forma de se revelar por meio de letras, a maneira com que tudo se conclui no final quando acabo de ler... A única coisa que falo é: "Era exatamente isso que eu queria dizer".
Ou seja, tais sentimentos que eu não consigo expressar, consigo enxergar em seus textos.
Parabéns por ser um grande aliado do papel e da caneta... Vocês trabalham muito bem juntos!
Um abraço, e tenha um bom feriado!
JSN(Minas Gerais)
JSN, obrigado por conseguir enxergar essas qualidades em mim., fico feliz por levar aos meus leitores algo sempre novo., dentre tantos leitores e leitoras que tenho ao redor do mundo, você é um dos especiais., receba de mim, um caloroso abraço na perspectiva de continuarmos juntos compartilhando as coisas boas que estão à nossa disposição. Tenha uma excelente continuidade da semana. Gil Nunes
ResponderExcluirGil, achei lindo. Estou de pleno acordo. Amor e Paixão são verdadeiras essências que dão sentido à razão de viver. Gosto de tudo que escreve!!
ResponderExcluirTereza, São Paulo, SP
Então e vivo muito, pois amo o tempo todo. Também não sei viver sem ama. Amo minha família, amo meu trabalho, amo! amo! amo! Não consigo parar de amar. Só as pessoas que amam sabem ser gente!
ResponderExcluirAdorei!! Amei!! Gostei!! bjs!!
Heleonora, São Paulo, SP
É certo que amor não é paixão. E paixão não é amor. Mas amor sem paixão é o caos! E paixão sem amor é terrível! Prefiro dar e receber os dois. Assim, sempre me sinto completa. Parabéns! Gostei!
ResponderExcluirVivian, São Paulo, SP
Já pensou? Viver uma vida sem amor e sem paixão é um horror. Pena que nem todos conhecem estas duas pedras preciosas que impulsionam a maneira de viver. Você tem razão Gil, sem amor e sem paixão, não dá. Vivo para amar e me apaixonar!!
ResponderExcluirLeila, São Paulo, SP