segunda-feira, 30 de maio de 2011

Nenhuma Instituição Está Acima da Civilidade

Por Gil Nunes

Uma Organização assassina, entra em combate com seus supostos inimigos, esses supostos inimigos invadem sua casa, lá estão; seu pai, sua mãe, seu marido, sua mulher, seus filhos, suas filhas,  seus irmãos, suas irmãs, seus avós..

O tiroteio começa e não cessa, a Organização assassina lá fora, mesmo sabendo que dentro de sua casa existem dezenas de civis, sem hesitar, atacam sem dó, sem piedade, sem humanidade..

Ela consegue vencer seus adversários porque seu poder de fogo é muito maior., e com isto, vidas que nada tinham a ver com o rolo desses assassinos, acabam pagando sem qualquer meio de defesa, ou seja, por meio de uma execução sumária.

Então, lhe pergunto, o que você sentiria dentro do seu mais profundo sentimento de amor por sua família ao chegar em casa e se deparar com todos os seus entes queridos mortos por um bando de assassinos “institucionalizados”? Sendo que, ainda ali, simplesmente chega o chefe do conluio, e diz – Olha! Queira nos desculpar! É que estávamos para pegar nossos inimigos e acabamos matando toda sua família.

Isto foi o que aconteceu no sábado passado., veja o que disse o chefe do conluio - "Em nome da coalizão ofereço nossas sinceras desculpas aos familiares e amigos dos mortos", diz no texto John Toolan, comandante-em-chefe da missão da Otan no Afeganistão, a Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf).

No comunicado, assinado conjuntamente pelo chefe da Isaf, o general David Petraeus, e seu número dois, o general David Rodríguez, afirma-se que "a coalizão leva muito a sério cada ferido ou morte de civis e tentará prevenir no futuro este tipo de incidentes".

Como você pode observar, para os assassinatos de pessoas inocentes, estão dando o nome de “incidentes”.

Por isso, continuo a lhe perguntar – O que você sentiria dentro do seu coração? Não. Não fique dizendo pra você – É, mas os que morreram não eram inocentes., pena que a família que nada tinha a ver, teve que morrer também. Mais uma vez lhe digo, aquela família, não é aquela família, é sua família! O que você sentiria dentro do seu coração?

O que quero dizer, é que, enquanto toda essa sujeira não acontece dentro do nosso quintal ou da nossa casa, é como se não existisse., mas quando se transpor de lá para cá, então saberemos o poder que têm os assassinos oficializados para matar quem estiver na frente, independentemente de serem inocentes ou não.

Finalizo com as duas últimas perguntas – Será que eles matariam todos os civis inocentes se estes estivessem em suas casas em algum lugar da Europa ou dos EUA? Será que o Tribunal Penal Internacional julgará e punirá os culpados?

Participe! Deixe seus comentários. Este é um assunto que precisa ser discutido no âmbito nacional e internacional.

Saiu no Jornal Folha de S. Paulo
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/922649-otan-pede-desculpas-pela-morte-de-civis-no-afeganistao.shtml

Presidente afegão diz que Otan será "força invasora" caso mate mais civis
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/923137-presidente-afegao-diz-que-otan-sera-forca-invasora-caso-mate-mais-civis.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Ele é muito importante para que eu possa melhorar ainda mais o meu estilo e aquilo que coloco no ar.

As opiniões expressas neste blog são de responsabilidade dos seus autores. Entretanto, não serão colocados no ar, comentários com palavras de baixo calão ou os que, ainda que sejam anônimos, não tenham um mínimo de identificação como:

Nome, Cidade, Estado, País (se fora do Brasil).

Nota: Para facilitar o envio do seu comentário, retiramos o controle de acesso por meio da inclusão de palavras antes do envio. Agora, basta escrever e enviar.

Atenção! Perguntas específicas, mande-me um e-mail.