quarta-feira, 6 de abril de 2011

Coisas Erradas e Coisas Certas

Por Gil Nunes

Quero aqui, antes de tudo, dizer que não estou fazendo apologia ao erro, se bem que erramos a todo momento, pois se alguma pessoa disser que não erra nesta vida, é sem dúvida uma excelentíssima mentirosa.

Sim, erramos quando fazemos o que é certo, e também erramos quando fazemos o que é errado.

Digo isso porque somos incapazes de centralizarmos em nós, todos os conhecimentos e condições necessárias para, de forma milimétrica, acertarmos todos os alvos exigidos pela nossa ética individual ou coletiva, ou seja, ética desta ou daquela sociedade, ética desta ou daquela família, ética desta ou daquela pessoa.

Quem nunca tentou fazer algo errado, mas que acabou dando tudo certo?

E quem nunca tentou fazer tudo certo, mas o resultado foi completamente errado?

E ainda, quem nunca passou pela experiência de algo que deu um pouco certo e um pouco errado?

As pessoas que cruzam nosso caminho, são pessoas que aparecem de maneira específica para que com elas possamos aprender e ensinar coisas certas ou coisas erradas, coisas boas ou coisas ruins, certo ou errado não importa., não sabemos bem qual seria este ou aquele motivo de terem surgido e de um modo ou de outro, terem cruzado nosso caminho.

Não estou falando de destino, mas de alguma necessidade inexplicável, que uma vez ocorrendo tais encontros entre pessoas, elas poderiam ficar melhores ou piores do que já estavam.

Para quê serve tudo isso?

Não sei.

Não me pergunte.

Em todas as situações e circunstâncias, há sempre um aprendizado., principalmente quando nos deparamos com o pior tipo da espécie humana, quando erramos ao aproximarmos e erramos muito mais, quando queremos ajudar, apesar de nós, essa ou àquela pessoa.

Mas ajudar não é o certo a fazer? Sim, errado seria não ajudar, então ajudamos e com isso erramos, vez que para nós, seria impossível não ajudar, somos seres humanos, querer ajudar e ou auxiliar alguém a passar por uma fase ruim na vida, ou a resolver seus problemas existenciais.. é o certo a fazer, mas pode ser errado quando os envolvidos perdem o controle da situação e os resultados são amargos.

Erramos também quando temos a nítida certeza de que tudo está errado, mas continuamos insistindo por acharmos que deve ter algo de certo em todo aquele erro.

Certo ou errado, quem atingiria todas as respostas de acordo com todas as exigências das éticas das instituições, das éticas das sociedades, das éticas das famílias e das éticas dos indivíduos nas suas individualidades?

Aqueles que souberem as respostas por terem alcançado cem por cento do cumprimento das exigências de todas as éticas já mencionadas acima, que atirem a primeira pedra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Ele é muito importante para que eu possa melhorar ainda mais o meu estilo e aquilo que coloco no ar.

As opiniões expressas neste blog são de responsabilidade dos seus autores. Entretanto, não serão colocados no ar, comentários com palavras de baixo calão ou os que, ainda que sejam anônimos, não tenham um mínimo de identificação como:

Nome, Cidade, Estado, País (se fora do Brasil).

Nota: Para facilitar o envio do seu comentário, retiramos o controle de acesso por meio da inclusão de palavras antes do envio. Agora, basta escrever e enviar.

Atenção! Perguntas específicas, mande-me um e-mail.