quinta-feira, 4 de setembro de 2014

O Diário

Por Gil Nunes

Dia – 1: - Em algum lugar, dentro de nós, há uma paz tão esperada por todos nós. - Em Vida.

Dia - 2: - Vivendo um dia de cada vez.

Dia - 3: - No mundo dos sonhos a realidade não existe. - Isso porque os sonhos sempre serão sonhos e a realidade sempre será realidade. - Quando você não puder concretizar seus sonhos, não se preocupe com isso, siga em frente rumando à sua pura / limpa realidade. - Hoje o dia é de sol com um pouco de frio. - Tomei café como todo dia. - Nunca espere nada de ninguém para que não fique frustrado seu coração. - Se a religião é tão boa, por que nem todo mundo está inserido nela? - A sogra é boazinha, a mãe é honesta e o sogro é bravo. - O gato pulou a janela, a vizinha ficou feliz, o trem parou na estação e a mulher ficou curada do câncer do qual fora acometida, o médico ficou feliz, ela não precisará mais tomar seus remédios. - Hoje o dia está movimentado. - Ame as pessoas e não as prejudique para levar vantagem nisso ou naquilo. - Entenda que todo mundo tem o direito de ser feliz do jeito que é para si e para quem quiser. - Verdade - > Os pobres e os ricos nunca se misturam. - > Seja por isso... por aquilo... ou por aquilo outro.

Dia - 4: - Por vezes, pensamos que o que somos ou o que temos é porque merecemos ou porque somos bons demais naquilo que fazemos, todavia, nos enganamos. - somos o que somos e temos o que temos porque recebemos por meio de uma dádiva divina sem saber como e o porquê. - dádiva, trata-se de um presente que não merecemos. - sabemos que, para ser o que somos e ter o que temos, depende de diversos fatores, vez que, se faltar um ou outro, deixamos de ser e de ter. - então, por isso, trata-se de um presente que não merecemos ser, receber e ou ter. - pensamos errado, quando falamos que tudo o que somos e temos não dependeu de ninguém além de nós mesmos com nossos esforços. - pois, se nos faltar a saúde, por exemplo, como poderíamos dizer que seríamos capazes de usufruir todo o alcance da nossa capacidade física, mental e espiritual? - Às vezes, por causa das boas condições, a soberba pode ser intrínseca e elevada, porém, sem legitimidade, pois, o que é o homem diante daquele que criou todas as coisas, quer ele acredite no criacionismo ou não?

Dia - 5: - Encarando o dia como o melhor dia da semana. - posto que seja segunda-feira.

Dia - 6: - Uma vida simples não nos impulsiona a olharmos uns para os outros com um olhar de cobiça. - contudo, nem todo mundo entende dessa maneira. - é por isso que sou a favor da emancipação da Escócia em relação ao Reino Unido.

Dia - 7: - Em todo dia que nasce para eu viver... insisto em dizer à morte... aos seus amigos... e amigas... (doenças... e vírus...) que sou imprestável... que ela... elas e eles... merecem coisa melhor... que minha casca é dura e que sou indigesto ao paladar dela... delas... e deles... o problema é que ela... elas... e eles... são insistentes tanto quanto.

Dia - 8: - Se o coração é enganoso... o que acontece com a mente nesse sentido?

- Lembrei-me agora do codicilo e do seu significado de ter a ver mais com algo sem importância para as outras pessoas para quem ele não fora deixado, porém, de grandiosa importância para quem o deixou, e também, para quem o recebeu, e o porquê de ter recebido.

Assim, há de se ter certa intimidade para que a transmissão aconteça, vez que ela depende, por vezes, de condições específicas intrínsecas entre as pessoas envolvidas.

Pode ser um conhecimento, um sentimento, um pensamento, um entendimento sobre algum ou alguns aspectos da vida; corpo, alma, espírito.

Pode ser ainda, um objeto sem valor para outros e de grande valor entre as pessoas envolvidas; um anel, uma coleção de livros, um jardim a ser cuidado, um carro antigo, uma coleção de manuscritos, uma coleção de poemas,  uma coleção de letras de músicas, uma ideia sobre algum ou diversos assuntos, uma maneira / estilo de viver, pode ser tudo isso e muito mais.


Legado é assim, ninguém rouba de você, você dá a quem você quer, a quem quer receber, porque sabe que vale a pena tomar a decisão que leva a esse fim; de se dar, de passar o que você mais valoriza na vida, a alguém que você mais valoriza na vida.

E sabe o que mais faz sentido em tudo isso? É que você não quer dividir isso com o mundo. Quer dividir sim, com aquela pessoa ou com aquelas pessoas que escolhera para este propósito que acaba tendo sentido somente para você, para ela ou para elas.



Dia – 9: - Não posso me dar ao luxo de ser um homem intelectual.

- O homem não consegue competir com a mulher em se tratando de amor e vingança... principalmente quando ela quer muito uma coisa... e não lhe dada. – li isso em algum lugar, só não lembro onde. 

Dia - 10: - A pessoa vale pelo que ela é e pelos seus muitos acertos, não por apenas um pequeno ou grande erro de sua vida.

Dia - 11: - Eu seria pobre demais para fazer somente a minha vontade e a vontade dos meus conhecidos sectários.

Dia - 12: - Hoje eu acordei vazio de mim mesmo.

Dia - 13: - Hoje eu acordei com uma sensação boa... com uma cara boa... como dizia a minha avó.

- A verdadeira religião é ajudar uns aos outros sem sermos pesados a ninguém, trazendo conosco na nossa essência, a vida para nós, e também para os outros.

Dia - 14: - Se lutamos em prol de uma vida melhor para a vida de uma pessoa e se dela dependemos para que ela possa continuar bem onde estiver, com as pessoas que estão ao seu lado, para uma vida plena em todos os sentidos e aspectos, contudo, caso ela não se esforce para ficar bem e para que continue sendo bem sucedida juntamente com os que estão ao seu lado, de nada adianta nossa luta em prol dela, principalmente se nossa luta trata-se de, em nada querer em troca, exceto o esforço dela para que, em prol dela, se desenvolva, se ajude, pois, assim, caso não se esforce em prol de si mesma para aproveitar a ajuda que recebera, além dela não se desenvolver para melhor, roubará as forças de quem luta por ela. - isso acontece muito, em relação aos amigos, pais e filhos, marido e mulher, entre irmãos e irmãs, na vida dos sócios de uma empresa, nas relações produtivas entre profissionais liberais, num convívio em pequeno ou grande grupo, numa entidade religiosa, política e ou filantrópica, nas relações de emprego. - e é por isso que há pessoas que estragam a própria vida para ajudar os outros e há pessoas que estragam a vida dos outros e ainda assim, não se ajudam, posto que tenham consumido todos os recursos ricos e disponíveis naquele momento em que receberam todas as forças e condições possíveis e imagináveis.  

Dia - 15: - Nada nessa vida é redundante, pois tudo se transforma, porque, também, tudo é necessário.

Dia - 16: - O melhor amigo é aquele que deixa o outro em paz.

Dia - 17: - Os dedos das mãos são todos diferentes entre eles, contudo, estão sempre na mesma sintonia para atenderem às necessidades inerentes a eles e ao resto do corpo, e, assim, atingem, também, as necessidades da alma e do espírito dos quais fazem parte. - ainda que seja essa a realidade individual de cada um de nós e coletivista nas relações intrínsecas e extrínsecas dos nossos dedos, na vida real não agimos com toda essa motivação nas nossas relações uns com os outros, posto que nascemos para cuidar uns dos outros numa sintonia incondicional, para tornar com isso, um mundo melhor e habitável a todos.

Dia - 18: - O que mais me chama a atenção num filme é a fotografia.

Dia - 19: - A capacidade que temos de oferecer alguma coisa boa em nós às pessoas sem pedir preço por isso, creio / acredito ser essencialmente a grande potência reveladora em nós de algo / alguém existente muito acima daquilo que fomos, somos e seremos. - contudo, sem explicação, pois não se trata de racionalidade e sim, de um conjunto de condições extrínsecas que fogem à nossa efêmera compreensão.

Dia - 20: - Nesse momento tão especial para nós brasileiros, o das eleições, independente de quem seja eleito / eleita, o que desejamos é que possamos evoluir no conjunto de condições que aumentem a dignidade do nosso povo, que haja crescimento na produtividade exercida por cada um de nós, que possamos ter prazer em pagar os tributos por constatar que os recursos não foram desviados pela corrupção, que de fato e de direito, haja respeito / amor para com o nosso povo no coração das pessoas que foram investidas de poder do Estado, que estas não queiram criar novas leis prejudiciais ao povo para justificarem a própria incompetência.

Dia - 21: - Um (a) candidato (a) a um cargo público não pode nem deve ter opiniões de acordo com o assopro do vento, se para o Norte ou Sul, é necessário que ele (a) tenha suas próprias convicções, para que, eleito (a), possa atender às reais necessidades não só dos seus eleitores, mas, também, das pessoas que não votaram nele (a), pois, se eleito (a), contará com o reconhecimento e respeito não só dos seus eleitores, mas, de todos. - vez que, é dessa forma que se desenvolve um estado democrático de direito. - e, ainda, se eleito (a), deve ser aquele (a) que serve mais. - a quem? - > a todos!

Dia - 22: -  Uma perspectiva melhor é sempre bem vista a partir do ponto de arranque de cada um que observa de maneira empírica a perspectiva. – que por fim, é tida como a melhor.

Dia - 23: - Melhor dar vazão aos sonhos das pessoas ao invés de sufoca-los. - então, continue sonhando.

Dia - 24: - A solidariedade é a demonstração da nossa humanidade na sua mais profunda essência e a moeda de troca é a própria solidariedade. - se não, não vale. - nem haverá demonstração de essência alguma.

Dia - 25: - Ninguém sabe o que se passa no coração das pessoas.

Dia - 26: - Todo dia é dia de brincar e alegrar o coração dos nossos amigos e inimigos. - para dividir o que é essencial em nós, jamais devemos ser mesquinhos, vez que, quanto mais damos / distribuímos / dividimos o que é essencial em nós, mais aumenta aquilo que é essencial em nós. - dar o que tem é melhor do que pedir o que não tem. 

Dia - 27: - Gosto da chuva porque chuva pressupõe vida.

Dia - 28: - Frase para ser lida num só fôlego. - Veja se você consegue: - > A Lua cheia fica bonita por ser cheia na tela da noite que se transforma num quadro inigualável aos olhos que contemplam a claridade da Lua cheia dentro da escuridão da noite que se tornou clara pela força da claridade da Lua cheia.
- Conseguiu? - Parabéns!

Dia - 29: - O melhor tipo de País para viver é aquele que não impõe essa ou aquela religião.

A liberdade não tem preço, viva bem com você e com os outros.

Tenha sempre a capacidade de levar divertimento à vida das pessoas e junto com ele, um pouco de pedagogia, mas que seja ela, destilada como o orvalho.

Há alma que possui encantamento que transcende toda e qualquer compreensão.

Uma pessoa iluminada é aquela que todos percebem sua presença.

Os muros que nos separam, são menores do que aquilo que realmente somos.

Dia - 30: - A solidão é um meio de adentrarmos ao interior da nossa alma em busca de entender o que se passa com ela e conosco.

O homem que não pensa é um verdadeiro animal.

Bicho é tudo aquilo que desfaz das vidas mais humildes em qualquer época e ou século da existência humana.

O meu poder intelectual, não deve jamais empobrecer e ou desfazer daqueles que são mais intelectuais e ou ignorantes em relação a mim.

Por vezes, as forças que precisamos, são as mesmas forças que por nós, são recusadas.

Amar o dinheiro mais que tudo, pode ser perigoso, e o contrário também.

Por que os intelectuais são os que mais falam e escrevem?

A desventura é meio pelo qual desconstruímos a imaginação improdutiva.

Precisamos caminhar junto com as pessoas que pensam e agem diferentes em relação ao que pensamos e agimos, exceto quando pensam e agem em detrimento das pessoas mais humildes.

No mundo civilizado, alguém que possui autoridade, tem autoridade não só pelo título, pois pelo título pode ser respeitado, mas, muito mais, pela legitimidade daquilo que consegue transmitir para o crescimento da vida dos outros.

No campo da filosofia, ninguém é obrigado a caminhar junto com quem não se deixa entender e vice-versa.

Quando se está no topo, se torna muito mais difícil enxergar quem ali não está.

Respeite e trate bem as pessoas, mas não se sujeite a ninguém injustamente.

O mundo não está preparado para o direito à individualidade na vida das pessoas.

Se você tiver a capacidade de levar divertimento às pessoas a troco de nada, certamente, também, deva ter encontrado a real capacidade de ser pessoalmente feliz com você e com os outros.