quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Frases de Gil Nunes, A Verdade...

Por Gil Nunes

A verdade é remédio, não importa as circunstâncias, onde ela aparece, a vida chega junto com ela.

A verdade cura e ao tempo que cura, planta o amor próprio e aos outros, enche o coração de uma esperança que não acaba nunca.
A verdade é chuva para nossa vida e igual a um jardim florido, também como raízes profundas dos lírios, assim, iguais às raízes das árvores.
A verdade, por onde passa, deixa um perfume no ar, ela é a mais requerida proteção que precisamos para viver de maneira intensa e sem medo.
A verdade não combina com a dor e nem com a doença porque a verdade alivia e sara.
Quem um dia se alimentou da verdade, terá dificuldade em degustar a mentira.
A verdade é um farol que clareia a mente, que rejuvenesce o espírito, que encanta as expectativas e que refrigera o coração.
Quando a verdade vem deliberadamente, podemos acreditar sem sobra de dúvida, que, além de ser verdade real, ela é pura.
A verdade não pode ser comprada, a mentira compra-se onde, quando e de quem a tem no lugar e na ocasião que acordam para seu agourento proveito.
A verdade é cristalina, pura, não causa enfado, preguiça nem outro tipo de distúrbio que possa provocar o cessar da vida.
Quem compra a mentira, não se preocupa com a necessidade de ser tratado com a verdade.
A verdade está na consciência, já a mentira está no dolo e na recompensa.
Quem não merece compra a mentira, e quem mente, vende o que não quer ser, o que não quer dar, o que não quer receber e o que não quer fazer, oh, vida inútil, da verdade se separou e por isso não vive, vegeta em meio ao caos e ao descontentamento.
Na mentira se tem tudo e ao mesmo tempo não se tem nada, pois sem verdade a mentira cansa.
A verdade é igual à noite clareada pela lua e pelas estrelas, tanto é que a noite parece dia.
Poucos conhecem a verdade, mas quem a conhece está feliz, está satisfeito com ela.
A verdade proporciona vida, motivação, firmeza, norte, certeza, delicadeza e intuição.
A verdade não para, está sempre em movimento, ela é generosa, intensa, confiante e sábia.
Foi na verdade que encontrei o porto seguro que tanto precisava para encostar e descansar a mente da minha desconfiança.
Não sei dizer muito bem como é a verdade, mas posso dizer que a verdade me faz bem demais.
Um dia, triste e sem rumo, encontrei a verdade, ela, de jeito dócil me acolheu, me tomou nos seus braços e hoje sou feliz com ela.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Frases de Gil Nunes, A Mentira...

Por Gil Nunes
 
Você não é perfeito (a), a verdade é perfeita, entretanto, não se utilize da mentira que tenta destruir a perfeição da verdade. 
 
Você não pode ser o (a) dono (a) da verdade, mas pode ser aquele (a) que não ama a mentira.
O pai da mentira é o diabo, mas quem seria a mãe da mentira?
A verdade pode ser temperada com um doce mistério, porém, nunca, jamais com o mel da mentira.
O Bush criou uma doce mentira e destruiu o Iraque, o mundo acreditou e não fez nada para impedi-lo.
A verdade é como um rio que corre; dita uma vez, basta, é suficiente, continuará seu curso para desembocar no mar da convicção.
As pessoas precisam ter cuidado com a mentira que criam e contam o tempo todo sem limite, depois não saberão se elas mesmas são de verdade.
As pessoas conformadas são aquelas que acreditam em tudo que lhes dizem e até colaboram com aquilo que fora dito, verdade ou não.
Para cada pessoa mentirosa no mundo, sempre haverá cem pessoas dispostas a ajudá-la no desenvolvimento dos seus nefastos planos.
As pessoas que acreditam na fala de pessoas que mentem o tempo todo e as defendem de unhas e dentes, são as merecidas vítimas daquelas que mentem.
Todo aquele que é suscetível a aceitar mentiras como se verdades fossem, merecem o engodo do engano na pobre vida que tem para viver.
Dizem que o mundo pertence e é dominado pelas vis pessoas falsas e malandras, infelizmente é exatamente isso que tem acontecido.
Devemos sempre nos refugiar no lugar doce e seguro onde a verdade mora, só assim, em tempos de aflições devido à mentira, toda dor e pesar vão embora.
É mais fácil fazer uma galinha criar dentes do que fazer uma pessoa mentirosa contumaz parar de mentir.
Uma pessoa acintosa na mentira é pior do que cobra-coral, seu veneno mata em 24 horas.
Se você perguntar a uma pessoa que mente se ela está triste ou insatisfeita em mentir, diz ela – Não! É assim que me sustento.
Não devemos ter medo da mentira que tenta destruir a verdade que tanto amamos, mesmo que a terra estremeça e as montanhas não existam mais.
Ainda que a mentira prevaleça por séculos e séculos, a verdade nunca será destruída, e a alegria da sua existência pulsará por toda a eternidade.
Se alguém está satisfeito (a) com a mentira que lhe contaram, que fique satisfeito (a), parabéns! Você merece ficar satisfeito (a), conformado (a).
Melhor o descontentamento por causa da verdade do que a falsa alegria por causa da mentira.
Ninguém é dono (a) da verdade, mas, também, que ninguém queira ser dono (a) da mentira.
Um (a) Jornalista mentiroso (a) é pior do que o diabo, por onde passa deixa seu rastro de destruição.
Dizem que os (as) mentirosos (as) se ajudam o tempo inteiro, por outro lado, vemos que não é o mesmo que acontece com os (as) que são verdadeiros (as).

domingo, 24 de fevereiro de 2013

O Guerreiro Vencido

Por Gil Nunes

Dizem que o Universo conspira a favor ou contra nós, coletivamente ou individualmente. A bem da verdade, durante anos venho pensando sobre esta possibilidade, contudo, ainda não cheguei à uma conclusão definitiva. Mas posso dizer o que penso a respeito de alguma coisa que gira em torno desse assunto. Acredito que estamos no meio do Universo, precisamente no Planeta Terra. Por isso, no meio dessa imensidão, nada sabemos sobre os mistérios da vida, da morte e do Universo. O pouco que conhecemos, conhecemos por meio da Ciência, da Fé e da convivência que temos uns com os outros. Todavia, um grande mistério para todos nós.

E, em meio à certeza e ao caos que vivemos, vamos projetando em nossa mente e em nosso coração, memórias felizes, sentimentos edificantes, aspirações em decorrência dos nossos bons sonhos com vistas a um mundo bom, novo e melhor em todos os aspectos.

Ocorre que nem sempre a plenitude doce da vida e dos sonhos são predominantes, cem por cento na vida individual ou coletiva que possuímos enquanto vivemos.

Se alguém disser que está satisfeito com o que tem, com o que é, com o que conseguiu, com o que construiu, de duas uma; é limitado e nada sabe em demasia ou está mentindo para os outros, jamais para si mesmo.

E é em meio a esses conflitos que surge o Guerreiro, ele observa que tudo isso, de fato acontece, entretanto, ele não quer interferir, não agora, fizera isto antes e não deu certo, ele sabe que cada pessoa tem seu norte para onde seguirá independente da interferência dos outros, ele não tem interesse em ser protagonista e nem figurante, ele atua de maneira transcendente, de um jeito que o deixe fora da possibilidade de qualquer interferência sua; mental, física ou espiritual, ele chegara à conclusão que assim é melhor, sem a intervenção dele a vida abundante ou não seria estabelecida, se bem que, para ele, tudo poderia ser diferente, sim, mas só na sua mente e no seu coração, porque, ele sabe que nada pode fazer para que tudo seja de acordo com o vislumbrado por ele mesmo, ele não pode ter controle sobre o tudo que envolve a força, a grandeza e o ritmo do Universo.

O Guerreiro, jamais olhara para alguém numa condição de rival, ele entendera por meio de forte convicção desde sua infância, que algumas coisas ou pessoas existiriam, mas não para si, para algum outro ou para certa situação dos atos da vida, nos tempos completos, pois a limitação e a falta de conhecimento nos encaminham à essa realidade. Sabe que uns podem ter e outros não. Os que podem ter, não precisam se assenhorar dos que não podem ter, e os que não podem ter, não devem amaldiçoar os que podem ter, trata-se das razões que jamais poderíamos entender ou explicar, elas fogem da nossa humana compreensão.

Ele, o Guerreiro, estava ali, depois de uma grande e terrível batalha, caído, ferido, dilacerado no corpo, exceto na mente e no espírito, vencido, mas não destruído, apenas meditando em tudo isso, mas com um ar de felicidade, com um sorriso nos lábios, sem se importar com aquilo que era, que é, e com o que poderia ser. Apenas ali, quieto, calado, sem dizer uma só palavra, com seus olhos bem abertos, fitos diretamente no Universo, na sua beleza e nos seus mistérios. 

Ele, O Guerreiro Vencido, sabe que para ganhar, deve perder, voltando.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Frases de Gil Nunes, Fevereiro de 2013

Por Gil Nunes

Escreva errado até aprender a escrever certo, mas escreva.

Todo (a) Escritor (a) tem um pouco de sábio (a) e um pouco de tolo (a), pois é preciso.

Aqui, comentando o filme “O Ditador”, trágico e triste, mas engraçado por causa do Chaplin.
Ninguém é mais escravo do que aquele (a) que tenta empurrar a escravidão na mente e no coração do (a) outro (a).
O homem é um burro que sabe ler e escrever.
A simplicidade torna o homem mais puro e também mais perto de Deus.
Abrir mão daquilo que poderia ganhar, mas não ganhou, é sinal de sabedoria viva.
O que há de se fazer então? - Contente-se e acalme seu pobre coração.
Os discursos mudam quando as pessoas são outras na mesma situação.
A aparência pode ser a mesma (humana), mas o interior diferente por demais entre uma e outra.
O ódio danifica a alma, mas o amor enobrece tanto a alma como o corpo e o espírito do homem.
Os alemães ensinaram direitinho aos judeus como tratarem os palestinos.
Lição dada pelos alemães, ensinada aos judeus e executada a rigor na vida dos palestinos até hoje pelos judeus. Eta escola maligna.
 
Não tenho nada contra os alemães desta geração, mas repudio e desaprovo as ações horrendas praticadas pelos judeus contra o povo palestino.
 



Não tenho nada contra os judeus que não estão envolvidos nessa sujeira desumana ofensiva contra o povo palestino, também, merecedores de viverem em paz.

Estou aqui, torcendo para que a paz e a justiça sejam estabelecidas naquela região, sem força e sem violência, mas por meio do apreço e valor da dignidade humana.


Dois homens iguais e ao mesmo tempo diferentes entre si.

Um cheio de ódio e o outro cheio de amor.

Entre o primeiro e último discurso, eu prefiro o último, pois o último é sempre o primeiro.

Ingênuo e engraçado a ponto de fazer a barba de uma mulher sem barba.

As pessoas que sonham têm um brilho nos olhos.
 
Às vezes, quando não se tem caneta, melhor não assinar nada e rasgar o papel.

Quando assinamos algo, nos comprometemos com algo, se não for para cumprir com o que foi assinado, melhor não assinar nada.

 
Com o mundo não se brinca, pois o mundo é bem maior do que qualquer um de nós e não nos conhece.


Seja bom em tudo que você faz, então faça tudo que você gosta para que faça bem e com excelência.

 
Quando prendemos a atenção de uma pessoa, somos humanos, porém, quando prendemos a atenção de multidão, somos apenas uma imagem.
O que me conforta é que somos todos iguais e limitados em tudo na mesma forma humana.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

TEREZA MEU AMOR...

Por Gil Nunes

O doce encanto nasce no canto do canto dos atos do amor de uma mulher. É assim que te vejo Tereza. Tua compreensão me invade a alma, me invade o coração, me invade o corpo e até mesmo meu espírito, e isto ocorre, principalmente no momento em que minha alma se desespera, meu coração me engana, meu corpo mente e meu espírito desfalece;

Ah, Tereza! Eu seria capaz de cantar meu amor por ti, dia e noite, noite e dia. Sabes por quê? Porque o teu amor por mim me constrange. Teu amor por mim é tão forte, mas tão forte, que me envergonho de não te amar, se é que isto pudesse ser possível de assim ocorrer e ser;

Eu sei que não sou o homem acertado para o teu espírito de mulher, de menina, de doce princesa. Pois, quem sou eu sem teu encanto? Sem tua doçura? Sem o toque das tuas mãos? Sem o encostar da tua pele na minha pele? Sem teu olhar fixo ao meu? Sem esse toque especial de menina que tens? O que faria eu sem ti em mim? Por onde andaria eu sem ti? De que jeito estaria eu sem ti? Viu? Tu és parte de mim, assim como sou parte de ti;

- Tereza! Falei tantas vezes - Vou embora! E em tantas quantas tu, com teu amor, não me deixastes partir;

Oh, Tereza! Que amor é esse que não sei explicar? Que amor é esse que enobrece minha alma, que encoraja meu espírito e faz meu coração te amar? E sei que perto de ti, em mim, não existe medo nem fraqueza, sou cada vez mais forte, reagindo de modo quase que sobrenatural, porém, de forma liberal para corresponder a esse teu amor, que, sim, volto a dizer, não sei dizer o porquê, não sei discorrer, incapaz sou de explicar;

Tereza, por que teus olhos se fixam em mim? Afinal, o que vistes em mim? Sou um homem qualquer, em nada sou diferente dos demais, o homem é rude, um ser ignorante que nada sabe e nada faz em comparação ao amor daquela que o escolheu para ser seu lá dentro do seu coração, do ápice do encontro das almas, por meio de um sopro de vida que une as duas vidas, a tua e a minha, de uma maneira que beira a eternidade. A eternidade? Sim, a eternidade;

Tereza, por acaso podes lembrar? Sabes quantas vezes brigastes por mim? Para me defender? Para que contigo pudesse eu permanecer? Para que nosso amor pudesse falar mais alto, acima das preocupações e acima das circunstâncias que te envolveram e a mim? Das vezes que o mundo disse não e tu dissestes sim? Das vezes que te deixei chorar devido ao excesso de irracionalidade em mim? Das vezes que te aconselharam a me deixar, mas teu coração disse não? Das tantas vezes que não te mereci e sei que ainda não a mereço? Ah, de nenhuma delas me esqueço. E foram tantas. E, no entanto, estou eu, cá contigo, estou eu, enamorado por ti, perto de ti, por saber que, por mais que quisesse eu, distante de ti, longe de ti, jamais me acostumaria;

Ademais, Tereza, quem me conhece tão bem quanto tu? Quem sabe mais das minhas fraquezas, além de ti? Quem poderia dizer se sou mais homem ou moleque? Quem saberia agir comigo de jeito tetra; mulher, amiga, amante, amor da minha vida?;

Não, Tereza, outra não há, nem haveria outra que pudesse suportar meus momentos inconstantes inerentes a todo homem como que um bebê desmamado, pois somos assim em relação à mulher, por ser a mulher o ser mais valente e mais forte do que tudo e do que todos que já conheci, e é assim que te vejo; guerreira, firme, forte, mas também, doce e suave como o mel e a pluma;

Tereza, embalo-te nos meus sonhos e nas minhas promessas de continuar vivendo, sonhando enquanto tu não me deixas, enquanto que, com teu amor e com tua paciência seguras-me nas mãos, no teu corpo, no teu coração, na tua alma e no teu sopro de vida que me dá vida para ver e sentir a vida batendo forte dentro de mim por causa de ti.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Os Comentários

Por Gil Nunes

A partir de hoje, já contando com a compreensão das minhas leitoras, só lançarei os comentários delas se houver equilíbrio de mesma quantidade de comentários enviados por leitores (homens), tudo isso para evitar raiva, inveja, cobiça, interpretação errada do porquê de tantas leitoras escreverem mais nos comentários do meu blog do que os meus leitores.

Sei que é um tanto limitador, vez que quem escreve seus comentários, espera que eles sejam lançados a fim de embelezar ainda mais o que o autor do blog postara.

Da minha parte não há nada para esconder ou que temer, trata-se de uma nova experiência minha e de todos que acompanham lendo o que escrevo aqui.

Sei também que, temos nossa liberdade de vida, de expressão, de escolha e de fazer ou não aquilo que não seja proibido por lei.

Porém, desta forma, creio que devo acalmar o ânimo de algumas pessoas que lêem todas as minhas postagens, mas sempre com um olhar crítico difamatório.

Desta maneira, tendo eu a necessidade de me comunicar com as minhas leitoras e com os meus leitores, quero que saibam que meu e-mail para contato direto de vocês comigo, encontra-se disponível a qualquer hora do dia e da noite e prometo responder dentro da medida do possível, todos os que a mim, forem encaminhados.

Sinceramente, pretendo estabelecer a tranquilidade e o prazer no momento da leitura de tudo que escrevo a mim e a vocês.

Jamais tive dúvida que, é conversando que nos entendemos no nosso dia a dia de convivência.

Vale dizer que, um autor, um escritor, um poeta, escreve sim, primeiro para ele, mas também para as outras pessoas, pois ele quer transmitir seus pensamentos, seus sentimentos, sua criação artística a todos sem distinção de pessoas.

Ele não é um ser egoísta que menospreza os anseios das pessoas, antes traz-lhes a melhor forma possível para uma compreensão que as leve a um mundo diferente da realidade de cada uma delas, até mesmo em relação àquelas mais doentias e insanas, quando o assunto é prejudicar aquele que resolveu investir no mundo das letras e divulgar gratuitamente o que conseguira escrever.

Destarte, conto e estou certo disto, com a compreensão das minhas leitoras, que passam a se privarem da possibilidade de verem escritos seus ricos comentários.

Em mim, digo, nada é definitivo, se lá na frente surgir outra necessidade a este respeito, certamente, tudo será devidamente revisto e mudado novamente ou não, para que aquilo que escrevo, de um jeito ou de outro, chegue ao conhecimento do maior número de pessoas e que estejam todas com a mente e o coração disponíveis, livres de qualquer sentimento de amargura e descontentamento.