terça-feira, 28 de junho de 2011

Hoje, Lembrei-me de Algumas Pessoas

Por Gil Nunes

Agora há pouco, pela manhã, de uma maneira extraordinária, lembrei-me de algumas pessoas.

Veio em minha mente, lembrança daquelas pessoas que um dia deram-me um pouco de consideração, um pouco de respeito, um pouco de lealdade, um pouco de fidedignidade, um pouco de carinho, um pouco de amor.

Passei a pensar naquelas pessoas que não hesitaram em dar-me um caloroso e gostoso abraço cheio de um sentimento terno de carinho e de um profundo amor.

Veio na tela da minha mente, e também, lá dentro dos meus mais íntimos sentimentos, aquelas pessoas que em dados momentos, fitaram-me com seus olhos de verdadeiro interesse por tudo que sou e por tudo que lhes represento no interesse mútuo e que, portanto, despido de qualquer interesse escuso e ou que não tenha real fundamento na troca dos seres que simplesmente são.

Pautei-me, em lembrar-me, daquelas pessoas que um dia se embriagaram com o cheiro do meu perfume; cheio de amor, felicidade, harmonia e paz., por saberem que em outro lugar, ou em outro ser, o exalar do meu perfume, lá não poderão encontrar.

Por teimosia e recreação, meus pensamentos foram até àquelas pessoas que um dia admiraram-se dos meus conhecimentos e das riquezas dos meus pensamentos, de forma que, afirmaram a capacidade da minha destreza de subordinar, sem muita dificuldade, o nortear das minhas palavras, e também, das minhas idéias com relação ao meu desenvolvimento acadêmico e profissional.

Não pude deixar de lembrar-me, daquelas pessoas que por delicadeza, e por necessidade de sentirem o toque das minhas mãos, as apertaram, ao mesmo tempo em que olhavam dentro dos meus olhos, e a partir deste gesto, puderam enxergar o mais profundo do meu ser, e sem que soubessem, alcançaram com isto, a compreensão da nobreza do encanto da minha alma.

Ao Percorrerem, ainda, ao acaso, meus pensamentos levaram-me, às pessoas que nunca deixaram de acreditar em mim, porque são, as que realmente me conhecem, e que por isso, são as que trocariam tudo o que possuem, só para dividirem comigo, momentos de alegria, de satisfação e do simples prazer de querer viver e compartilhar a própria vida.

Lembrei-me ainda, daquelas pessoas que numa demonstração de imenso cuidado para comigo, aconselharam-me, depreende-se portanto, que se preocupam comigo e que me amam.

Não poderia, nunca, jamais, deixar de lembrar-me, dos meus amados professores e professoras, vez que, com veemência e ousadia, ensinaram-me todas as ciências cujas quais tenho pleno domínio e destreza.

Lembrei-me daquelas pessoas que sempre estão comigo porque me amam e não conseguem ficar um só momento longe de mim, por saberem, que o mesmo acontece comigo em relação a elas.

Insistiu minha mente, em transportar-me, àquelas pessoas com as quais tive momentos de imensa alegria, por isso, não parávamos de rir o tempo todo, seja porque havia um grande contentamento em nós, seja por eu ter sido engraçado ou elas muito mais engraçadas do que eu, posto que estivessem zangadas, ou ainda, por ter sido contada alguma piada que tenha arrancado de nós, sinceras, puras e divinas gargalhadas.

Nesse sentido, lembrei-me das pessoas, com as quais pude e continuo podendo ter condições e liberdade para prospectar, planejar, projetar e executar planos para a vida em todos os sentidos e aspectos.

Eu não furtaria a necessidade de lembrar-me, daquelas pessoas que me ofereceram mundos e fundos financeiros e materiais com o intuito de me verem bem, momento em que deixei claro que, o que mais importa não são os mundos, os fundos financeiros e materiais, mas, elas em si mesmas. E que com esta minha postura e vivência, muito mais honra, respeito, carinho e amor, em nós, aumentaram de maneira incrível e ao mesmo tempo, gratificante e reconfortante.

Lembrei-me, por fim, daquelas pessoas que souberam agradecer-me, por algum ato heróico que desempenhei, em prol delas, ou dos entes queridos seus, por saberem que, o fiz com carinho, dedicação e amor., numa compreensão de que, todos nós precisamos uns dos outros.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Eu Espero Que Um Dia..

Por Gil Nunes

Todo ser humano tem sua maneira própria de pensar, de sentir, de enxergar, de entender as complexidades de sua existência e de todos os outros que viveram, que vivem e que ainda, há de viver nesta nave Planeta Terra.

Sabemos que, é de fundamental importância que cada um de nós tenhamos nossas particularidades e que elas sejam exercidas com toda liberdade necessária intrínseca a cada um de nós, visto que é da natureza humana, ser livre para que, por meio de uma liberdade individual, possamos nos desenvolver, também, coletivamente., meios pelos quais seremos úteis aos outros.

Havemos de entender que, sendo o indivíduo proibido de pensar, de sentir, de enxergar, de expressar.. o que ele é.. toda coletividade fica penalizada com a falta do grande potencial individual existente em cada um de nós.

Ora, se assim for, os resultados serão devastadores, a história está aí para nos lembrar disto; perseguições políticas e religiosas, brigas pelo poder, fome, doenças epidêmicas, falta de paciência de uns para com os outros, homicídios e genocídios em nome da “boa ordem” e dos “bons costumes” ou do “regime de governo” ou do “amor a Deus”.

E tudo não passa de pura barbaridade contra o próximo que desafia o querer viver em liberdade para crescer, se desenvolver e ser útil aos seus semelhantes.

O grande problema, é que quem está no topo do poder, nem sempre entende de assuntos desta natureza. Aliás, entender, entende, mas não aceita. Portanto, fica muito mais fácil usar os meios nefastos e agressivos contra seus semelhantes, porque senão, como poderá se perpetuar no poder?

Eu espero que um dia, todos nós estejamos sujeitos a um grande diálogo, não o diálogo das instituições políticas e ou religiosas, mas o diálogo entre as pessoas, meio pelo qual, todos tenhamos a liberdade de expressão, sem que para isso, venha em seguida qualquer tipo de punição pelos meios diversos que hoje conhecemos; bullying, preconceito, boicote, sanção, destruição em massa.., além de todos os outros tipos de impedir que o ser humano seja ele próprio..

Eu espero que um dia, os homens esqueçam-se da guerra e busquem o caminho da paz, exercitando a paz; ajudando-se mutuamente na demonstração de que ninguém neste mundo é uma ilha., mas que precisamos uns dos outros com o firme propósito de vivermos não só para nós mesmos, mas também para aquele ou aquela que são diferentes de nós., e que, por mais que sejam diferentes de nós, ainda são seres humanos, e por isso, merecedores dos cuidados, do respeito, da consideração, da dignidade, do carinho, do amor, e da manutenção da vida proporcionados por cada um de nós seres humanos para os seres humanos.

Eu espero que um dia, possamos nos amar e nos dedicar uns aos outros, mesmo quando nossas idéias não são idênticas., porque, quando nos ajudamos mutuamente por sermos iguais naquilo que pensamos, sentimos, enxergamos, expressamos.. que fazemos demais? O nosso desafio é estendermos as mãos uns para os outros mesmos com as nossas diferenças pessoais, individuais e coletivas.. como seriam feios os nossos dedos das mãos e os dos pés se fossem todos iguais.. como seria triste existir somente a cor branca ou verde.. como seria triste se não pudéssemos aprender com aquele ou com aquela que sabem mais que nós.. igualmente seria terrível se só existisse o inverno.. o inverno é lindo e maravilhoso. Mas, e a primavera?.. E o verão?.. E o outono?.. e o que seria do quente se não existisse o frio?.. será que já pensamos em tomar um sorvete fervendo de quente?.. ou quem se aventuraria a chupar uma sopa gelada no inverno?..

Eu espero que um dia, deixemos nossas desculpas de lado, paremos de maltratar o nosso semelhante diferente, e passemos a usufruir de dias melhores...

Já está provado que nenhum tipo de governo.. ou regime de governo.. ou religião.. ou ainda, qualquer outra estrutura institucional.., está acima da manutenção da vida.. da dignidade da pessoa humana.. do bem estar dos seres humanos. E são eles mesmos, os inventores de tipos de governos.. seus regimes e suas religiões para presidirem eles, controlando, maltratando e destruindo seus semelhantes.

Eu espero que um dia, cheguemos à conclusão de que precisamos uns dos outros.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Bombeiros, e a Segurança Pública no Brasil

As Vidas dos Nossos Bombeiros e de Suas Famílias, São o Nosso Maior Patrimônio.

Nenhuma Instituição Está Acima das Pessoas. Nem Mesmo o Estado.

O Estado Tem Obrigação de Pagar Salários Dignos aos Nossos Heróis. 

Por Gil Nunes

Somente num país onde a verdadeira Democracia não existe é que nos sujeitamos a ouvir de um governador a seguinte expressão em relação aos Bombeiros, nossos Heróis de todo dia – “Eles são uns Vândalos e Irresponsáveis!”

Então, vamos para um dos mais simples dicionários do nosso vernáculo para que possamos descobrir o significado das palavras acima:

Significado de Vândalo

s.m. Indivíduo dos vândalos, tribo germânica de bárbaros que invadiu o Império Romano no início do séc. V d.C. Junto com outros bárbaros, os vândalos contribuíram para o declínio do império. Os vândalos provavelmente não eram mais destruidores que os outros bárbaros, mas a palavra vândalo passou a designar aquele que destrói ou arruina coisas valiosas.

Significado de Irresponsável

adj. Que não é responsável por seus atos: menino irresponsável.

A Palavra Irresponsável, nem vou comentar por não ser necessário.

Pois bem, não só o Sr. Governador do Estado do Rio de Janeiro, mas todos os outros que foram eleitos pelo voto da maioria do povo brasileiro, têm a obrigação de cuidar bem dos recursos que são dirigidos para suprirem as necessidades do próprio povo. E ainda, gerenciar situações e crises com respeito e dignidade da pessoa humana. Além de medir as palavras limitando-as ao que prescreve a Constituição Federativa do Brasil. Pois nehnum Governador ou qualquer outro político ou autoridade, podem agir com abuso de autoridade, daí o porquê da nossa Constituição Brasileira de 1988.

E, está dentro da necessidade do povo, o bom e prestativo atendimento disponibilizado pelo Corpo de Bombeiros de nossa Nação que está cansada de presenciar aqueles que foram eleitos pelo povo, criar leis arbitrárias para aumentarem seus próprios salários, e enquanto isso, nossos Heróis, os Bombeiros, se sujeitam a receber a esmola de R$ 950,00 por mês, e no entanto, alguns ousam dizer que isto é soldo ou salário.



Vandalismo Sr. Governador do Estado do Rio de Janeiro, é o dinheiro que deveria chegar nas nossas escolas e universidades públicas de todo o Brasil, e não chega, é o dinheiro que deveria chegar nos hospitais públicos e não chega, é o dinheiro que deveria chegar na melhor distribuição de renda, e não chega, é o dinheiro que deveria chegar na merenda escolar, e não chega, é o dinheiro que deveria chegar no saneamento básico, e não chega, é o dinheiro que deveria chegar na distribuição de casas próprias, e não chega, é o dinheiro que deveria chegar no bolso do trabalhador para sustentar sua família, e não chega..

Vandalismo Sr. Governador do Estado do Rio de Janeiro, é o descaso que o Estado faz em relação à segurança pública, vez que as facções tomaram o poder e o Estado nada tem feito para de fato resolver todos os problemas já citados.

Vandalismo Sr. Governador do Estado do Rio de Janeiro, são políticos pensarem que são reis e rainhas, posto que depois que são empossados se esquecem do povo e pensam que tudo gira em torno deles, quando toda honra deve se voltar para o povo que os elegeu.

Vandalismo Sr. Governador do Estado do Rio de Janeiro, são os políticos pensarem que são atores e atrizes em desfiles públicos na frente das redes televisivas discutindo isto e aquilo outro que nada tem a ver com o interesse do povo que os elegeu sim, para reverterem toda a arrecadação de Tributos, Taxas, Contribuições de Melhorias, Impostos.. em prol do bem estar da população a qual deve ser legitimamente representada, e isto não tem ocorrido.

Vandalismo Sr. Governador do Estado do Rio de Janeiro, é o desrespeito que se tem com o nosso querido Corpo de Bombeiros que merece o melhor, R$ 2.000,00 na condição de piso salarial não é muito e também não é pouco, é simplesmente uma outra miséria. Senão, vejamos, eu desafio o Sr. Governador do Estado do Rio de Janeiro, todos os outros Governadores e demais políticos desta nossa Nação a se contentarem com R$ 2.000,00 por mês de salário, e nem vou pedir para que vivam com os R$ 950,00 com os quais, esses pais de famílias se sujeitam a receber só porque amam a profissão.



Sr. Governador do Estado do Rio de Janeiro, o Estado deve ter cuidado para que os Bombeiros não passem a amar mais a política como os senhores políticos amam, sim, porque os salários são muito melhores, e assim deixarem o Corpo de Bombeiros como tem ocorrido com algumas outras profissões, fazendo com isto, concorrência com os senhores, e no momento em que incêndios ou explosões surgirem, há de se apelar para quem na incumbência dessa dolorosa tarefa de apagar fogo aqui e ali?

Ademais, o tempo dos coronéis acabou. Vivemos num Estado Democrático de Direito, se as leis do nosso País são velhas e ultrapassadas, devem ser revogadas por outras que atendam às necessidades da realidade dos novos tempos em que vive o Brasil, não criam leis arbitrárias para aumentar os salários dos políticos? Então, por que não criam novas leis que assegurem também aos Bomeiros o Direito à Greve ou a reivindicar / reclamar seus Direitos e de suas famílias no momento em que são preteridos pelos que deveriam administrar bem a máquina pública?

Os que são eleitos pelo povo, devem zelar pelo Patrimônio do Povo, e o Patrimônio do Povo, sobretudo, são as pessoas que participam da Instituição, ou seja, o Corpo de Bombeiros é formado por gente que pensa, que tem necessidade, que tem fome, que mora em algum lugar, que tem filhos, que tem famílias... ao contrário disto, cadeira, mesa, caminhão, sede e filial de alvenaria, nem algum registro em algum Cartório pensa, tem necessidade, tem fome, tem filhos ou famílias para sustentar.. portanto, nenhuma “dita instituição” é mais importante do que a INSTITUIÇÃO HUMANA - O POVO, porque se assim fosse, não seríamos humanos, e sim, máquinas. E máquinas é o que não somos mesmos.



Para mim, é trágico e triste ao mesmo tempo, quando me deparo com líderes de qualquer “instituição”, dizendo que a “instituição;” invisível, ou a que é representada por meio de pau, madeira, ferro, cimento, tijolo, registro em cartório.. é mais importante que a INSTITUIÇÃO HUMANA, A QUAL É VISÍVEL, E A MAIS VALIOSA, pois não entendem, que aquela, só será importante, se esta for importante primeiro.

Por tudo aqui exposto, entendo que o Sr. Governador do Estado do Rio de Janeiro, deve desculpas a todos nós povo brasileiro, pela ofensa gratuita contra nossos Heróis que se submeteram a lutar para que não tivessem que passar fome com suas famílias, aquelas famílias que acredito terem dado seus votos de confiança nas últimas eleições para o Sr. Governador do Estado do Rio de Janeiro.

E não se esqueça dos professores, dos médicos, dos lixeiros, dos carteiros, dos demais policiais civis e militares, visto que igualmente, são homens e mulheres que de fato dão suas vidas por todos nós.

Por outro lado, se porventura, permanecer a inércia por parte do Estado que tem o dever de servir o povo criando novas leis que atendam às reais necessidades deste, não queira chamar de "Vândalos e Irresponsáveis", homens e mulheres trabalhadores, quando eles e elas, forçosamente, tiverem que correr em busca dos seus Direitos e dos Direitos ao devido e digno sustento de suas famílias. 



Além disso, os servidores públicos que estão em evidência, devem ter cuidado com os holofotes da mídia. Os senhores não são deuses e nem artistas, mas servidores do povo, e este, exige postura digna de todo e qualquer servidor público. O Sr. Governador do Estado do Rio de Janeiro, não é, e nem deve ser, uma exceção.

Dessarte, eu, os meus leitores, e todo o povo votante de nossa Nação, ficaremos no aguardo de um pronunciamento de sua parte em respeito ao Estado Democrático de Direito.

Veja Mais o Que Fazem Aqueles Que São Chamados de Vândalos
http://deisebatista.blogspot.com/2011/06/vergonha-alheiaeu-sinto.html

OAB diz que prisão dos 439 bombeiros rebelados é irregular

http://www.jusbrasil.com.br/noticias/2723860/oab-diz-que-prisao-dos-439-bombeiros-rebelados-e-irregular

segunda-feira, 6 de junho de 2011

O Amor

Por Gil Nunes

Eu poderia falar todas as línguas que são faladas na terra e até no céu, mas se não tivesse amor, as minhas palavras seriam como o som de um gongo ou como o barulho de um sino.

Poderia ter o dom de anunciar mensagens de Deus, ter todo o conhecimento, entender todos os segredos e ter tanta fé, que até poderia tirar as montanhas do seu lugar, mas se não tivesse amor, eu não seria nada.

Poderia dar tudo o que tenho e até mesmo entregar o meu corpo para ser queimado, mas se eu não tivesse amor, isso não me adiantaria nada.

Quem ama é paciente e bondoso.

Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso.

Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas.

Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo.

Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência.

O amor é eterno.

Existem mensagens espirituais, porém elas durarão pouco.

Existe o dom de falar em línguas, mas acabará logo.

Existe o conhecimento, mas também terminará.

Pois os nossos dons de conhecimento e as nossas mensagens espirituais são imperfeitos.

Mas, quando vier o que é perfeito, então o que é imperfeito desaparecerá.

Quando eu era criança, falava como criança, sentia como criança e pensava como criança.

Agora que sou adulto, parei de agir como criança.

O que agora vemos é como uma imagem imperfeita num espelho embaçado, mas depois veremos face a face.

Agora o meu conhecimento é imperfeito, mas depois conhecerei perfeitamente, assim como sou conhecido por Deus.

Portanto, agora existem estas três coisas:

A fé, a esperança e o amor.

Porém a maior delas é o amor.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

A Fé, A Religião, E Deus

Por Gil Nunes

Engana-se quem pensa que fazer parte de uma religião, a qual está constituída por meio de um Estatuto, Regimento Interno e Registro em Cartório, seja sinônimo de garantia de vida eterna. Posto que, o próprio Deus falou – Meu Reino não é deste mundo!

A verdadeira religião é acudir as pessoas que sofrem, e que, portanto, esperam que os que podem, façam isto.

No mundo há muita pobreza e miséria porque só nos preocupamos com o nosso próprio quintal.

Se quiséssemos, há muito já teríamos erradicado a fome e a miséria no mundo, mas ao invés disto, preferimos gastar milhões para matar os que têm fome e os que sofrem na miséria.

Não devemos confundir a fé em Deus com associações de homens que maquinam o mal.

Não se engane! Em nenhum momento o Cristo lhe autorizou a matar.

A fé que temos em Deus, não pode ser a fé do conforme for.

Não julgue seu semelhante, você sabe que você vive e faz coisas piores que ele.

Se dependêssemos de cartas de recomendações de quem quer que seja, há muito que, os que esperam em Deus, desde há época de Cristo, já estaríamos todos no inferno.

Nós, os que cremos no Cristo, somos as próprias cartas dEle, escritas, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração.

Para os que gostam de se vangloriar na fé cristã que professam ter, não se esqueçam do que afirmou João Batista – “Que Ele cresça, e que eu diminua!”

Para os que afirmam serem cristãos, seguidores de Cristo, e que lideram alguma coisa neste mundo, lembrem-se! O próprio Cristo deu-nos o exemplo de humildade, visto que sendo Ele O Messias, O Rei dos reis, e Senhor dos senhores, lavou os pés dos seus discípulos.

A fé em Deus não pode se basear em mera sociabilidade.

Para as pessoas que se consideram certinhas neste mundo, não se esqueçam, que se esperam no Cristo, foi Ele quem disse – Não vim buscar os perfeitos, mas os pecadores.

Você notou que com a mesma medida com que você mede, você também é medido(a)?

Para os que estão cansados, oprimidos, depressivos e sobrecarregados, disse o Cristo – Vinde a mim, e eu vos aliviarei.

O Cristo, não está ali, e nem acolá, Ele deve estar dentro de você.

Os seus dízimos, as suas ofertas, os seus sacrifícios físicos e pessoais, não compram sua felicidade e salvação. Esta é de graça, mas uma graça diferente, ou seja, sem merecimento.

Mentir é pecado. Mas por que todos nós mentimos? Aquele que disser que não mente, é mentiroso. E a verdade não está com ele.

Não confie no seu dinheiro, não confie na sua miséria, não confie na sua saúde, não confie na sua força e inteligência, não confie no seu plano de saúde, não confie na sua instituição, não confie na quantidade de pessoas que estão à sua volta, não confie na força dos seres humanos nem na força dos animais, confie em Deus.

Se você chorar hoje, não fique triste, amanhã será um dia melhor. Acredite!

Essa coisa de se arrogar é antiga, assim faziam os incautos homens do passado.

O problema dos arrogantes é que eles não têm tempo para Deus.

Acredito que um dos piores pecados, é quando vários homens entram em conluio para destruírem a vida de um só homem.

Os homens se perdem em suas vãs pretensões, e acham que Deus aprova tudo.

Melhor é estar só do que no meio de um bando de lobos.

Se você estiver em algum lugar, e lá, alguém disser que você tem que pagar em dinheiro por sua fé, saia correndo de lá.

Religião sem fé, sem misericórdia, sem esperança, sem amor.. sem Deus, não é digna de que dela participemos.

Aqueles que prejudicam e maltratam seus semelhantes, nunca viram Deus, jamais o conheceram.

Deus não está dentro dos suntuosos templos feitos pelas mãos dos homens. Contudo, habita dentro dos corações quebrantados e que necessitam dEle.

Deus não é monopólio de quem quer que seja. Deus não pertence a ninguém. Nós é que pertencemos a Ele.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Argentina e Brasil. Dá Licença!!

Por Gil Nunes

Fico pensando, quem ganha com os impedimentos por falta da licença automática de importação e exportação entre Brasil e Argentina ou qualquer outro país do Mercosul? Acredito que ninguém.

A Argentina inventou, sabe-se lá o motivo, e cortou a licença automática para importação e exportação com o Brasil. O Brasil, por óbvio, sentindo-se preterido, fez o mesmo. E agora, mais de seis mil veículos advindos da indústria Argentina, estão atolando o Porto do Rio Grande, no Sul do Brasil.

Será que a desunião comercial entre os países do Mercosul fomentará o fortalecimento e crescimento deles?

E mais, será que as duas mulheres presidentes dos dois países envolvidos no impasse, não são mais inflexíveis do que os dois últimos homens presidentes em seus países?

Destarte, onde estariam escondidas a beleza, a sensibilidade e a capacidade de melhor controlar as situações que só as mulheres têm?

Brasil e Argentina não são vizinhos, são mais que irmãos. Não são? São!! Ou não?

É o que veremos no desenrolar dessa situação desnecessária.